São Paulo espera US$ 60 milhões de impacto econômico com a NFL, diz CEO da SPTuris


Neo Química Arena recebe nesta semana inédito duelo da liga de futebol americano entre Green Bay Packers e Philadelphia Eagles

Por Gustavo Faldon
Atualização:

São Paulo será palco de um evento histórico na sexta-feira, dia 6 de setembro, onde Philadelphia Eagles e Green Bay Packers abrem suas respectivas temporadas de 2024 da NFL. Essa será a primeira vez que a liga esportiva mais rica do mundo vem ao hemisfério sul. E o confronto acontecerá na Neo Química Arena, às 21h15, onde os mais de 45 mil ingressos disponíveis foram esgotados minutos depois de começarem a ser comercializados.

Além do jogo em si, a NFL faz outras ações em sua primeira visita na capital paulista, como ter lojas oficiais da liga no Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Fora isso, o Parque Villa-Lobos receberá nos dias 6, 7 e 8 de setembro a fan fest com direito a “NFL Experience”, onde as pessoas poderão testar suas habilidades em exercícios do futebol americano abertos ao público.

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Gustavo Pires (esq.) ao lado do Prefeito Ricardo Nunes no anúncio de jogo da NFL em São Paulo Foto: Divulgação / NFL

Tudo isso faz parte de um esforço da liga de anos em tentar cada vez mais internacionalizar a marca do futebol americano e sua popularização. Na última década, a NFL estabeleceu o Miami Dolphins como time a trabalhar o marketing no Brasil, país que está como segundo maior consumidor da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.

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“Esse sonho nosso de trazer a NFL pra São Paulo começou no final de 2021, quando a gente vai pra SPTuris e entre os principais eventos globais que a gente gostaria de captar era a NFL. A gente inicia conversas com a NFL Brasil em 2021, inicia conversas globais em 2022, até que em 2023 eles abrem a possibilidade um jogo pra 2024. São Paulo disputou contra Rio, Madrid e Barcelona. Foi muita dedicação e muito trabalho. No início fomos taxados de loucos, mas deu tudo certo”, relembra Gustavo Pires, CEO da SPTuris, ao Estadão.

“O que pesou muito foi nossa base de fãs. O Brasil é a 2ª maior base de fãs fora dos EUA e 30% desses fãs estão em São Paulo. Além disso, nossa proativiade e dedicação, mostrando pra NFL que a gente gostaria que São Paulo fosse a capital do futebol americano na América do Sul. Esse trabalho nosso junto com a NFL nos credibilizou com a NFL. O impacto positivo que a NFL traz além do jogo...renda, turismo, geração de emprego, é uma comunicação positiva do estado de São Paulo para o resto do mundo”, completa.

A Prefeitura trabalha com uma estimativa alta de impacto econômico do evento em si na cidade durante o evento do futebol americano.

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“A gente tem a estimativa de US$ 60 milhões de impacto econômico, foi uma estimativa feita baseada nos jogos globais da NFL, na Cidade do México, Inglaterra e Alemanha. E uma geração de emprego de no mínimo 5 mil empregos diretos e indiretos, meu palpite é que será maior do que esse número. Muitos turistas americanos vão vir pra São Paulo, é muito interessante, a gente vai ter um retorno muito interessante”, explica Pires.

O primeiro jogo ainda não aconteceu, mas a ideia de SPTuris é ter um contrato de longo prazo com a NFL, apesar do vínculo atual ser apenas para o jogo deste ano.

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“Foi um contrato de um jogo, mas a nossa expectativa, e eu estou muito otimista em relação a isso, é que a gente consiga um contrato de 4 ou 5 anos com a NFL. Uma outra meta nossa é que a partir de 2026 que seja quem sabe 2 jogos. Essa é a pretensão da cidade e da SPTuris”, disse Pires.

Ricardo Nunes tenta a reeleição na cidade de São Paulo. E, segundo Pires, uma mudança de gestão na Prefeitura pode impactar na continuidade da NFL em território paulista.

“Acredito que sim porque a forma como essa gestão enxergou o setor de eventos, nunca em nenhum lugar foi enxergado. A Prefeitura de São Paulo trata o evento como gerador de emprego, renda e impacto econômico. O motor econômico da cidade de São Paulo é o serviço no qual se enquadram os eventos. Uma mudança de gestão com uma mudança de olhar pra esse setor com certeza poderia perder protagonismo. Consequentemente, NFL, F1, passariam anão ser mais tão certos como é hoje. Houve uma dedicação muito grande nossa pra trazer a NFL.”

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NBA de volta ao Brasil?

A NBA veio ao Brasil em 2013 e 2014, com amistosos de pré-temporada no Rio de Janeiro. Para Pires, o principal fator que faz São Paulo não ter uma negociação avançada é a falta de uma arena que comporte a principal liga de basquete do mundo.

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“Existe um interesse muito grande em receber a NBA, a NBA Brasil já faz um trabalho muito forte no Brasil e em São Paulo. São Paulo está a uma arena realmente bem trabalhada, moderna, que comporte a NBA, de trazer a NBA. Mas esse ainda é um sonho um pouco mais distante. A possibilidade uma nova arena existe dentro da concessão do Anhembi, ficaria pronta pra 2026 ou 2027, depois disso é perfeitamente possível trazer NBA. A NBA com certeza tem interesse em vir caso São Paulo tenha interesse que a NBA venha. A gente hoje não tem negociações avançadas. Mas é um sonho nosso como a NFL foi um dia.”

São Paulo será palco de um evento histórico na sexta-feira, dia 6 de setembro, onde Philadelphia Eagles e Green Bay Packers abrem suas respectivas temporadas de 2024 da NFL. Essa será a primeira vez que a liga esportiva mais rica do mundo vem ao hemisfério sul. E o confronto acontecerá na Neo Química Arena, às 21h15, onde os mais de 45 mil ingressos disponíveis foram esgotados minutos depois de começarem a ser comercializados.

Além do jogo em si, a NFL faz outras ações em sua primeira visita na capital paulista, como ter lojas oficiais da liga no Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Fora isso, o Parque Villa-Lobos receberá nos dias 6, 7 e 8 de setembro a fan fest com direito a “NFL Experience”, onde as pessoas poderão testar suas habilidades em exercícios do futebol americano abertos ao público.

Gustavo Pires (esq.) ao lado do Prefeito Ricardo Nunes no anúncio de jogo da NFL em São Paulo Foto: Divulgação / NFL

Tudo isso faz parte de um esforço da liga de anos em tentar cada vez mais internacionalizar a marca do futebol americano e sua popularização. Na última década, a NFL estabeleceu o Miami Dolphins como time a trabalhar o marketing no Brasil, país que está como segundo maior consumidor da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.

“Esse sonho nosso de trazer a NFL pra São Paulo começou no final de 2021, quando a gente vai pra SPTuris e entre os principais eventos globais que a gente gostaria de captar era a NFL. A gente inicia conversas com a NFL Brasil em 2021, inicia conversas globais em 2022, até que em 2023 eles abrem a possibilidade um jogo pra 2024. São Paulo disputou contra Rio, Madrid e Barcelona. Foi muita dedicação e muito trabalho. No início fomos taxados de loucos, mas deu tudo certo”, relembra Gustavo Pires, CEO da SPTuris, ao Estadão.

“O que pesou muito foi nossa base de fãs. O Brasil é a 2ª maior base de fãs fora dos EUA e 30% desses fãs estão em São Paulo. Além disso, nossa proativiade e dedicação, mostrando pra NFL que a gente gostaria que São Paulo fosse a capital do futebol americano na América do Sul. Esse trabalho nosso junto com a NFL nos credibilizou com a NFL. O impacto positivo que a NFL traz além do jogo...renda, turismo, geração de emprego, é uma comunicação positiva do estado de São Paulo para o resto do mundo”, completa.

A Prefeitura trabalha com uma estimativa alta de impacto econômico do evento em si na cidade durante o evento do futebol americano.

“A gente tem a estimativa de US$ 60 milhões de impacto econômico, foi uma estimativa feita baseada nos jogos globais da NFL, na Cidade do México, Inglaterra e Alemanha. E uma geração de emprego de no mínimo 5 mil empregos diretos e indiretos, meu palpite é que será maior do que esse número. Muitos turistas americanos vão vir pra São Paulo, é muito interessante, a gente vai ter um retorno muito interessante”, explica Pires.

O primeiro jogo ainda não aconteceu, mas a ideia de SPTuris é ter um contrato de longo prazo com a NFL, apesar do vínculo atual ser apenas para o jogo deste ano.

“Foi um contrato de um jogo, mas a nossa expectativa, e eu estou muito otimista em relação a isso, é que a gente consiga um contrato de 4 ou 5 anos com a NFL. Uma outra meta nossa é que a partir de 2026 que seja quem sabe 2 jogos. Essa é a pretensão da cidade e da SPTuris”, disse Pires.

Ricardo Nunes tenta a reeleição na cidade de São Paulo. E, segundo Pires, uma mudança de gestão na Prefeitura pode impactar na continuidade da NFL em território paulista.

“Acredito que sim porque a forma como essa gestão enxergou o setor de eventos, nunca em nenhum lugar foi enxergado. A Prefeitura de São Paulo trata o evento como gerador de emprego, renda e impacto econômico. O motor econômico da cidade de São Paulo é o serviço no qual se enquadram os eventos. Uma mudança de gestão com uma mudança de olhar pra esse setor com certeza poderia perder protagonismo. Consequentemente, NFL, F1, passariam anão ser mais tão certos como é hoje. Houve uma dedicação muito grande nossa pra trazer a NFL.”

NBA de volta ao Brasil?

A NBA veio ao Brasil em 2013 e 2014, com amistosos de pré-temporada no Rio de Janeiro. Para Pires, o principal fator que faz São Paulo não ter uma negociação avançada é a falta de uma arena que comporte a principal liga de basquete do mundo.

“Existe um interesse muito grande em receber a NBA, a NBA Brasil já faz um trabalho muito forte no Brasil e em São Paulo. São Paulo está a uma arena realmente bem trabalhada, moderna, que comporte a NBA, de trazer a NBA. Mas esse ainda é um sonho um pouco mais distante. A possibilidade uma nova arena existe dentro da concessão do Anhembi, ficaria pronta pra 2026 ou 2027, depois disso é perfeitamente possível trazer NBA. A NBA com certeza tem interesse em vir caso São Paulo tenha interesse que a NBA venha. A gente hoje não tem negociações avançadas. Mas é um sonho nosso como a NFL foi um dia.”

São Paulo será palco de um evento histórico na sexta-feira, dia 6 de setembro, onde Philadelphia Eagles e Green Bay Packers abrem suas respectivas temporadas de 2024 da NFL. Essa será a primeira vez que a liga esportiva mais rica do mundo vem ao hemisfério sul. E o confronto acontecerá na Neo Química Arena, às 21h15, onde os mais de 45 mil ingressos disponíveis foram esgotados minutos depois de começarem a ser comercializados.

Além do jogo em si, a NFL faz outras ações em sua primeira visita na capital paulista, como ter lojas oficiais da liga no Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Fora isso, o Parque Villa-Lobos receberá nos dias 6, 7 e 8 de setembro a fan fest com direito a “NFL Experience”, onde as pessoas poderão testar suas habilidades em exercícios do futebol americano abertos ao público.

Gustavo Pires (esq.) ao lado do Prefeito Ricardo Nunes no anúncio de jogo da NFL em São Paulo Foto: Divulgação / NFL

Tudo isso faz parte de um esforço da liga de anos em tentar cada vez mais internacionalizar a marca do futebol americano e sua popularização. Na última década, a NFL estabeleceu o Miami Dolphins como time a trabalhar o marketing no Brasil, país que está como segundo maior consumidor da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.

“Esse sonho nosso de trazer a NFL pra São Paulo começou no final de 2021, quando a gente vai pra SPTuris e entre os principais eventos globais que a gente gostaria de captar era a NFL. A gente inicia conversas com a NFL Brasil em 2021, inicia conversas globais em 2022, até que em 2023 eles abrem a possibilidade um jogo pra 2024. São Paulo disputou contra Rio, Madrid e Barcelona. Foi muita dedicação e muito trabalho. No início fomos taxados de loucos, mas deu tudo certo”, relembra Gustavo Pires, CEO da SPTuris, ao Estadão.

“O que pesou muito foi nossa base de fãs. O Brasil é a 2ª maior base de fãs fora dos EUA e 30% desses fãs estão em São Paulo. Além disso, nossa proativiade e dedicação, mostrando pra NFL que a gente gostaria que São Paulo fosse a capital do futebol americano na América do Sul. Esse trabalho nosso junto com a NFL nos credibilizou com a NFL. O impacto positivo que a NFL traz além do jogo...renda, turismo, geração de emprego, é uma comunicação positiva do estado de São Paulo para o resto do mundo”, completa.

A Prefeitura trabalha com uma estimativa alta de impacto econômico do evento em si na cidade durante o evento do futebol americano.

“A gente tem a estimativa de US$ 60 milhões de impacto econômico, foi uma estimativa feita baseada nos jogos globais da NFL, na Cidade do México, Inglaterra e Alemanha. E uma geração de emprego de no mínimo 5 mil empregos diretos e indiretos, meu palpite é que será maior do que esse número. Muitos turistas americanos vão vir pra São Paulo, é muito interessante, a gente vai ter um retorno muito interessante”, explica Pires.

O primeiro jogo ainda não aconteceu, mas a ideia de SPTuris é ter um contrato de longo prazo com a NFL, apesar do vínculo atual ser apenas para o jogo deste ano.

“Foi um contrato de um jogo, mas a nossa expectativa, e eu estou muito otimista em relação a isso, é que a gente consiga um contrato de 4 ou 5 anos com a NFL. Uma outra meta nossa é que a partir de 2026 que seja quem sabe 2 jogos. Essa é a pretensão da cidade e da SPTuris”, disse Pires.

Ricardo Nunes tenta a reeleição na cidade de São Paulo. E, segundo Pires, uma mudança de gestão na Prefeitura pode impactar na continuidade da NFL em território paulista.

“Acredito que sim porque a forma como essa gestão enxergou o setor de eventos, nunca em nenhum lugar foi enxergado. A Prefeitura de São Paulo trata o evento como gerador de emprego, renda e impacto econômico. O motor econômico da cidade de São Paulo é o serviço no qual se enquadram os eventos. Uma mudança de gestão com uma mudança de olhar pra esse setor com certeza poderia perder protagonismo. Consequentemente, NFL, F1, passariam anão ser mais tão certos como é hoje. Houve uma dedicação muito grande nossa pra trazer a NFL.”

NBA de volta ao Brasil?

A NBA veio ao Brasil em 2013 e 2014, com amistosos de pré-temporada no Rio de Janeiro. Para Pires, o principal fator que faz São Paulo não ter uma negociação avançada é a falta de uma arena que comporte a principal liga de basquete do mundo.

“Existe um interesse muito grande em receber a NBA, a NBA Brasil já faz um trabalho muito forte no Brasil e em São Paulo. São Paulo está a uma arena realmente bem trabalhada, moderna, que comporte a NBA, de trazer a NBA. Mas esse ainda é um sonho um pouco mais distante. A possibilidade uma nova arena existe dentro da concessão do Anhembi, ficaria pronta pra 2026 ou 2027, depois disso é perfeitamente possível trazer NBA. A NBA com certeza tem interesse em vir caso São Paulo tenha interesse que a NBA venha. A gente hoje não tem negociações avançadas. Mas é um sonho nosso como a NFL foi um dia.”

São Paulo será palco de um evento histórico na sexta-feira, dia 6 de setembro, onde Philadelphia Eagles e Green Bay Packers abrem suas respectivas temporadas de 2024 da NFL. Essa será a primeira vez que a liga esportiva mais rica do mundo vem ao hemisfério sul. E o confronto acontecerá na Neo Química Arena, às 21h15, onde os mais de 45 mil ingressos disponíveis foram esgotados minutos depois de começarem a ser comercializados.

Além do jogo em si, a NFL faz outras ações em sua primeira visita na capital paulista, como ter lojas oficiais da liga no Shopping Morumbi, em São Paulo, e no Barra Shopping, no Rio de Janeiro. Fora isso, o Parque Villa-Lobos receberá nos dias 6, 7 e 8 de setembro a fan fest com direito a “NFL Experience”, onde as pessoas poderão testar suas habilidades em exercícios do futebol americano abertos ao público.

Gustavo Pires (esq.) ao lado do Prefeito Ricardo Nunes no anúncio de jogo da NFL em São Paulo Foto: Divulgação / NFL

Tudo isso faz parte de um esforço da liga de anos em tentar cada vez mais internacionalizar a marca do futebol americano e sua popularização. Na última década, a NFL estabeleceu o Miami Dolphins como time a trabalhar o marketing no Brasil, país que está como segundo maior consumidor da liga fora dos Estados Unidos, atrás apenas do México.

“Esse sonho nosso de trazer a NFL pra São Paulo começou no final de 2021, quando a gente vai pra SPTuris e entre os principais eventos globais que a gente gostaria de captar era a NFL. A gente inicia conversas com a NFL Brasil em 2021, inicia conversas globais em 2022, até que em 2023 eles abrem a possibilidade um jogo pra 2024. São Paulo disputou contra Rio, Madrid e Barcelona. Foi muita dedicação e muito trabalho. No início fomos taxados de loucos, mas deu tudo certo”, relembra Gustavo Pires, CEO da SPTuris, ao Estadão.

“O que pesou muito foi nossa base de fãs. O Brasil é a 2ª maior base de fãs fora dos EUA e 30% desses fãs estão em São Paulo. Além disso, nossa proativiade e dedicação, mostrando pra NFL que a gente gostaria que São Paulo fosse a capital do futebol americano na América do Sul. Esse trabalho nosso junto com a NFL nos credibilizou com a NFL. O impacto positivo que a NFL traz além do jogo...renda, turismo, geração de emprego, é uma comunicação positiva do estado de São Paulo para o resto do mundo”, completa.

A Prefeitura trabalha com uma estimativa alta de impacto econômico do evento em si na cidade durante o evento do futebol americano.

“A gente tem a estimativa de US$ 60 milhões de impacto econômico, foi uma estimativa feita baseada nos jogos globais da NFL, na Cidade do México, Inglaterra e Alemanha. E uma geração de emprego de no mínimo 5 mil empregos diretos e indiretos, meu palpite é que será maior do que esse número. Muitos turistas americanos vão vir pra São Paulo, é muito interessante, a gente vai ter um retorno muito interessante”, explica Pires.

O primeiro jogo ainda não aconteceu, mas a ideia de SPTuris é ter um contrato de longo prazo com a NFL, apesar do vínculo atual ser apenas para o jogo deste ano.

“Foi um contrato de um jogo, mas a nossa expectativa, e eu estou muito otimista em relação a isso, é que a gente consiga um contrato de 4 ou 5 anos com a NFL. Uma outra meta nossa é que a partir de 2026 que seja quem sabe 2 jogos. Essa é a pretensão da cidade e da SPTuris”, disse Pires.

Ricardo Nunes tenta a reeleição na cidade de São Paulo. E, segundo Pires, uma mudança de gestão na Prefeitura pode impactar na continuidade da NFL em território paulista.

“Acredito que sim porque a forma como essa gestão enxergou o setor de eventos, nunca em nenhum lugar foi enxergado. A Prefeitura de São Paulo trata o evento como gerador de emprego, renda e impacto econômico. O motor econômico da cidade de São Paulo é o serviço no qual se enquadram os eventos. Uma mudança de gestão com uma mudança de olhar pra esse setor com certeza poderia perder protagonismo. Consequentemente, NFL, F1, passariam anão ser mais tão certos como é hoje. Houve uma dedicação muito grande nossa pra trazer a NFL.”

NBA de volta ao Brasil?

A NBA veio ao Brasil em 2013 e 2014, com amistosos de pré-temporada no Rio de Janeiro. Para Pires, o principal fator que faz São Paulo não ter uma negociação avançada é a falta de uma arena que comporte a principal liga de basquete do mundo.

“Existe um interesse muito grande em receber a NBA, a NBA Brasil já faz um trabalho muito forte no Brasil e em São Paulo. São Paulo está a uma arena realmente bem trabalhada, moderna, que comporte a NBA, de trazer a NBA. Mas esse ainda é um sonho um pouco mais distante. A possibilidade uma nova arena existe dentro da concessão do Anhembi, ficaria pronta pra 2026 ou 2027, depois disso é perfeitamente possível trazer NBA. A NBA com certeza tem interesse em vir caso São Paulo tenha interesse que a NBA venha. A gente hoje não tem negociações avançadas. Mas é um sonho nosso como a NFL foi um dia.”

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