Os Estados Unidos são os primeiros campeões da história da United Cup. Com atuações dominantes na decisão da competição inaugural em Sydney, na Austrália, neste domingo, o time americano faturou o título após marcar 3 a 0 na série contra a Itália. Jessica Pegula, Frances Tiafoe e Taylor Fritz venceram Martina Trevisan, Lorenzo Musetti e Matteo Berrettini, respectivamente. Madison Keys ainda fechou a rodada por 4 a 0 com vitória sobre Lucia Bronzetti.
“Isso é ótimo. Foi incrível para o time vencer este evento. Viemos para cá com expectativas muito altas. Eu estava muito esperançoso e fiquei realmente muito feliz de fazer o jogo que definiu o título”, afirmou Fritz após a conquista.
O número 9 do mundo foi impecável durante toda a United Cup e perdeu apenas um set em todos os seus jogos no torneio, contra o britânico Cameron Norrie. Neste domingo, Fritz superou Berrettini (16 do ranking) por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/4) e 7/6 (8/6).
Para levantar a taça, o time norte-americano passou por República Checa, Alemanha, Reino Unido, Polônia e Itália. Todos os confrontos foram vencidos de forma dominante, tendo o placar mais apertado sido de 4 a 1. Nos duelos individuais, os Estados Unidos perderam apenas dois jogos.
O caminho para o título foi aberto por uma vitória da número 3 do mundo Jessica Pegula por 2 sets a 0 sobre Martina Trevisan, 27ª do ranking. As parciais foram 6/4 e 6/2 após 1h29 de disputa.
O segundo jogo não chegou ao fim. Frances Tiafoe venceu o primeiro set por 6/2 sobre Musett e logo depois o italiano abandonou a partida, alegando dores no ombro. Tiafoe é o número 19 do ranking e perdeu apenas um set na competição. Musetti é o número 23.
Como o torneio garante pontos no ranking de simples, a rodada continuou mesmo após o título estar confirmado com o 3 a 0. Keys (11ª do ranking) entrou em quadra contra Bronzetti (54ª) e fez novo 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2. O jogo de duplas, no entanto, foi dispensado.