João Fonseca começou 2025 da mesma forma como terminou 2024: conquistando títulos. Neste sábado, o brasileiro derrotou o norte-americano Ethan Quinn, por 2 sets a 0, no Challenger de Camberra, na Austrália. No fim do último ano, o tenista de 18 anos venceu o torneio Next Gen que reúne jovens da modalidade e ganhou elogios na imprensa internacional.
Depois de erguer o novo troféu, o carioca se prepara para a disputa do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano. Atual número 145 do mundo (deve se tornar número 113 na próxima atualização do ranking da ATP), João Fonseca disputará a fase qualificatória para buscar um lugar na chave principal, que congrega os principais tenistas do planeta.
João Fonseca não será o único brasileiro a participar desta etapa. Ele terá a companhia de Thiago Monteiro, Felipe Meligeni e Gustavo Heide. No feminino, a única representante do País no quali é Laura Pigossi, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021. Na chave principal, estão garantidos apenas Bia Haddad Maia e Thiago Wild.
Para poder enfrentar os grandes tenistas, João, assim como os outros brasileiros, terão de derrotar três adversários. As disputas começam na segunda-feira, mas ainda não estão determinados os confrontos.
É a primeira vez que João Fonseca tentará disputar profissionalmente o Aberto da Austrália, mas ele já conhece a competição. Em 2023, participou do torneio juvenil e foi vice-campeão de duplas, em parceria com o belga Alexander Blockx.
O brasileiro já conquistou um troféu no palco de um Grand Slam. No torneio juvenil do US Open, bateu o dono da casa, Learner Tien, por 2 sets a 1 e ficou com a taça. No circuito profissional, João também tem em sua lista de vitórias o Challegner de Lexington, nos EUA, obtido em agosto de 2024.