Os bilionários Mark Zuckerberg e Elon Musk parecem determinados a resolver suas diferenças em uma disputa de MMA. Dana White, chefão do UFC, maior organização deste esporte, está atento à oportunidade e passou a trabalhar o encontro entre as duas celebridades. Por meio da rede social do UFC, Dana iniciou a venda de camisetas com o logo de sua empresa e o título do evento: “Zuckerberg vs Musk”, como costuma fazer em grandes confrontos de sua liga. Cada peça possui o valor de US$ 40 (R$ 192) e estão disponíveis no site oficial.
Após diversas provocações entre as partes, Elon (proprietário do Tesla, Twitter e Space X) postou que estaria “disposto a uma luta de octógono”. Mark (dono do Facebook, Instagram e Whatsapp) respondeu que era só “mandar a localização”, referência à famosa frase utilizada pelo ex-campeão Khabib Nurmagomedov em sua rivalidade com Conor McGregor.
“Eu conversei com os dois, Mark e Elon, e eles estão extremamente sérios a respeito disso. Todos gostariam de ver, não só os fãs de lutas. Quebraria qualquer recorde possível do esporte. Geraria centenas de milhões de dólares”, afirmou Dana White, chefão do UFC.
O mandatário mais famoso do MMA vem fazendo diversos posts em sua rede pessoal e também do UFC para tentar convencer de vez os dois empresários a selarem o acordo. Chael Sonnen, ex-lutador e comentarista da TV americana, faz a projeção de que a luta venderia US$ 25 milhões (R$ 120 milhões) somente em compras de pay-per-view. O recorde atual pertence aos boxeadores Floyd Mayweather e Manny Pacquiao, que venderam US$ 4,6 milhões (R$ 22 milhões) em 2015.
“É curioso observar o potencial midiático que tais encontros improváveis têm. Os irmãos americanos Jake e Logan Paul e também o brasileiro Whinderson Nunes vêm demonstrando o potencial econômico com suas lutas contra celebridades. E, se existe audiência e consumo para tais eventos com atletas não profissionais, é possível que tais eventos tendam a crescer”, afirmou Ivan Martinho, professor da ESPM e especialista em marketing esportivo.
Mas há mais que orgulho em jogo e muito a se perder. Uma derrota poderia custar milhões de dólares aos cofres de suas respectivas empresas. Em 2018, Musk participou do podcast de Joe Rogan e aceitou experimentar a maconha do apresentador. As ações da Tesla despencaram instantaneamente 6%.
“O grande vencedor deste embate seria o UFC. Os dois envolvidos têm muito a perder caso tudo se concretize. Se Elon já teve um prejuízo milionário por fumar ao vivo em um podcast, imagina o quanto suas empresas poderiam arcar com ele sofrendo lesões ou sendo exposto em uma área da qual não é sua especialidade. O mesmo para o outro lado. Para o UFC seria um salto gigantesco. O tamanho do combate atrairia fãs que nunca se interessaram pela modalidade”, disse Renê Salviano, CEO da Heatmap, agência de marketing esportivo.
O UFC promoveu uma enquete popular para saber quem venceria o desafio. Mark Zuckerberg recebeu 42,3 mil votos, enquanto Elon Musk 29,3 mil. De acordo com a Odds&Scouts, uma das principais geradoras de dados para plataformas de apostas esportivas, Zuckerberg também é favorito para conquistar a vitória.
“Um evento com duas das figuras mais populares do planeta em uma noite esportiva seria um sucesso total em muitas áreas. O engajamento das redes a partir do momento que houver um anúncio oficial seria astronômico. Nenhum assunto seria mais comentado que esse. E as plataformas de apostas esportivas sentiriam o fluxo. Tem tudo para bater todos os recordes”, afirmou Hans Schleier, diretor da Casa de Apostas.
Mark Zuckerberg, de 39 anos, venceu torneios de iniciantes no jiu-jítsu e postou recentemente alguns treinamentos de boxe com o profissional Kahi Wu, de Taiwan. Elon Musk, de 52 anos, pratica caratê, judô e taekwondo. O brasileiro Charles do Bronx, ex-campeão do UFC, já se ofereceu para treinar Mark. Do outro lado, Elon poderá contar com o apoio de outro brasileiro, a lenda Royce Gracie, que também ofertou seus serviços por meio de sua rede social.
A rivalidade se iniciou em 2016, quando um foguete da SpaceX destruiu um satélite do Facebook. Desde então, os dois empresários se cutucam a cada evento polêmico. Zuckerberg já criticou Elon a respeito da inteligência artificial (IA), enquanto Musk relacionou a invasão no Capitólio em Washington ao Facebook. A tensão só aumentou após Elon adquirir o Twitter no ano passado.