Israel Adesanya está de volta ao UFC. Depois de quase um ano sem subir no octógono, o nigeriano de 35 anos retorna à maior organização de MMA do mundo para ir atrás do que ele mais aprecia: um cinturão que um dia o pertenceu. Mas, para isso, precisa derrotar o sul-africano Dricus du Plessis no UFC 305, que acontece neste sábado, dia 17, na Austrália.
A última vez que Adesanya esteve em combate foi em 9 de setembro de 2023, quando perdeu para Sean Strickland no UFC 293, na luta principal da noite, que valia o título dos peso médio. Em um embate que muitos consideraram surpreendente, Strickland dominou Adesanya durante cinco rounds, levando a vitória por decisão unânime dos juízes. Essa derrota foi um choque no mundo do MMA, pois Adesanya era amplamente considerado o favorito. Desde então, o principal algoz do brasileiro Alex Poatan esteve afastado das lutas.
Por falar em Strickland, Dana White, presidente do UFC, confirmou que o americano vai enfrentar o vencedor entre du Plessis e Adesanya. Essa será a sua chance de reconquistar o cinturão dos peso médio, que retirou justamente do oponente nigeriano.
Poatan de volta
Nesta sexta-feira, Dana ainda confirmou oficialmente o retorno de Poatan ao octógono. No UFC 307, que acontece em 5 de outubro deste ano, o paulista vai defender seu título dos meio-pesados contra o californiano Khalil Rountree Jr.
Histórico
Essa será a 12ª vez consecutiva que Adesanya sobe aos octógonos em busca de um cinturão do UFC. Ele é o terceiro maior da história nesse quesito, perdendo apenas para o atual campeão peso-pesado Jon Jones (com 16 lutas) e o ex-campeão dos peso-mosca Demetrious Johnson (com 13).
Esquadrão brasileiro em ação
O UFC 305 também vai contar com um elenco brasileiro em peso. No card principal, apenas Carlos Prates estará representando o País no confronto com o chinês Li Jingliang. Nas lutas preliminares, Valter Walker (irmão de Johnny Walker) encara o australiano Junior Tafa; Ricardo Ramos luta com o anfitrião Joshua Culibao, Luana Santos sobe ao octógono para enfrentar a australiana Casey O’Neill e, por fim, Herbert Burns (irmão de Gilbert ‘Durinho’) mede forças com Jack Jenkins, também lutador da casa.
Quando e onde acontece o UFC 305?
O UFC 305 será na Perth Arena, na Austrália, e acontece neste sábado, 17 de agosto, a partir das 19h30 (horário de Brasília), com o card preliminar. O card principal está previsto para começar às 23 horas (horário de Brasília).
Onde assistir ao UFC 305?
- Card principal: UFC Fight Pass (streaming).
- Card preliminar: UFC Fight Pass (streaming) e Canal GOAT (internet).
- As 03 primeiras lutas serão gratuitas no UFC Fight Pass (streaming) e no Facebook e YouTube oficiais do UFC.
Confira o card completo do UFC 305:
Card principal:
- Dricus du Plessis (AFR) x Israel Adesanya (NIG) - peso médio, disputa de cinturão;
- Kai Kara-France (NZL) x Steve Erceg (AUS) - peso mosca; co-main-event;
- Mateusz Gamrot (POL) x Dan Hooker (NZL) - peso leve;
- Tai Tuivasa (AUS) x Jairzinho Rozenstruik (SUR) - peso pesado;
- Li Jingliang (CHI) x Carlos Prates (BRA) - peso meio-médio.
Card preliminar
- Junior Tafa (AUS) x Valter Walker (BRA) - peso pesado;
- Joshua Culibao (AUS) x Ricardo Ramos (BRA) - peso pena;
- Casey O’Neill (AUS) x Luana Santos (BRA) - peso mosca feminino;
- Jack Jenkins (AUS) x Herbert Burns (BRA) - peso pena;
- Tom Nolan (AUS) x Alex Reyes (EUA) - peso leve;
- Kenan Song (CHI) x Rick Glenn (EUA) - peso meio-médio;
- Stewart Nicoll (AUS) x Jesus Aguilar (MEX) - peso mosca.