Fórmula 1: Verstappen ganha GP em Interlagos marcado por batida no começo e emoção no fim com Alonso


Prova em São Paulo tem batidas na volta de apresentação e largada e disputa pelo pódio até a reta de chegada entre o piloto espanhol e Sergio Pérez; Norris fica em segundo

Por Marcos Antomil, Felipe Rosa Mendes e Rodrigo Sampaio
Atualização:

Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.

O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.

Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.

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Verstappen, Norris e Alonso vão ao pódio em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.

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Quando foi dada a largada, houve uma batida envolvendo três carros: Hülkenberg tocou em Albon, que acertou Magnussen, provocando uma bandeira vermelha e paralisação da prova. O tailandês e o dinamarquês tiveram de abandonar. O carro de Ricciardo também sofreu avarias por causa do acidente, e o australiano foi obrigado a relargar dos boxes, assim como o compatriota Piastri.

Acidente na largada foi o ápice da prova em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão
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A relargada, com os carros parados, foi limpa, sem toques. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Lando Norris. Alonso se empenhou na batalha com Hamilton pela terceira colocação e deixou o heptacampeão mundial para trás.

Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.

Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes. Na 18ª volta, veio a ultrapassagem do piloto da Red Bull.

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Hamilton e Russell decepcionam

Em resposta, Hamilton foi para os boxes para trocar pneus na volta seguinte. Com compostos novos, ele pôde ser mais rápido, enquanto Pérez continuou na pista com pneus já desgastados. Quando o mexicano fez seu pit stop, o britânico ficou à frente novamente. Essa estratégia é conhecida como “undercut”. A alegria do heptacampeão, porém, durou pouco e o piloto da Red Bull ganhou novamente a posição no fim da reta oposta.

Instáveis e sem ritmo de corrida, os carros da Mercedes apresentaram grande desgaste com o pneus e foram presas fáceis para o primeiro pelotão. Sainz e Gasly se aproveitaram da fragilidade da escuderia alemã e tomaram os lugares de Russell e Hamilton. Na 59ª volta, Russell recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida diante de problemas de temperatura do óleo.

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Alonso x Pérez

Na ponta, Verstappen não teve mais sustos e deixou de ver Norris em seu retrovisor. A briga pela terceira posição se intensificou entre Alonso e Pérez. O mexicano ficou perto de ultrapassar o espanhol, encurtou a distância, mas a experiência do bicampeão impedia que o piloto da Red Bull encontrasse qualquer atalho. Paciente, Pérez persistiu na caça ao piloto da Aston Martin. Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o espanhol, mas Alonso deu o troco e conseguiu segurar o lugar no pódio, cruzando a linha chegada praticamente lado a lado com o rival, a uma distância de 53 milésimos de segundo.

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Recorde de público em Interlagos

O GP de São Paulo de Fórmula 1 voltou a registrar recorde de público no Autódromo de Interlagos. Neste domingo, a organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030.

O novo recorde se deve ao investimento da organização em novas arquibancadas móveis e também na ampliação de áreas Vips. Na semana passada, o CEO do GP, Alan Adler, já tinha indicado que havia a expectativa de nova quebra de recorde de público, da ordem de 10%. A previsão se confirmou neste domingo.

Próxima parada: Las Vegas

A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.

Confira o resultado final do GP em Interlagos

  1. Max Verstappen (HOL/RED Bull), em 1h26min07s136
  2. Lando Norris (ING/McLaren), a 8s277
  3. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 34s155
  4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 34s208
  5. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 40s845
  6. Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 50s188
  7. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 56s093
  8. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 62s859
  9. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 69s880
  10. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
  11. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta
  12. Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
  13. Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri), a 1 volta
  14. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2 voltas

Não completaram a prova:

  • Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
  • Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  • Alexander Albon (TAI/Williams)
  • George Russell (ING/Mercedes)

Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.

O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.

Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.

Verstappen, Norris e Alonso vão ao pódio em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.

Quando foi dada a largada, houve uma batida envolvendo três carros: Hülkenberg tocou em Albon, que acertou Magnussen, provocando uma bandeira vermelha e paralisação da prova. O tailandês e o dinamarquês tiveram de abandonar. O carro de Ricciardo também sofreu avarias por causa do acidente, e o australiano foi obrigado a relargar dos boxes, assim como o compatriota Piastri.

Acidente na largada foi o ápice da prova em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A relargada, com os carros parados, foi limpa, sem toques. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Lando Norris. Alonso se empenhou na batalha com Hamilton pela terceira colocação e deixou o heptacampeão mundial para trás.

Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.

Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes. Na 18ª volta, veio a ultrapassagem do piloto da Red Bull.

Hamilton e Russell decepcionam

Em resposta, Hamilton foi para os boxes para trocar pneus na volta seguinte. Com compostos novos, ele pôde ser mais rápido, enquanto Pérez continuou na pista com pneus já desgastados. Quando o mexicano fez seu pit stop, o britânico ficou à frente novamente. Essa estratégia é conhecida como “undercut”. A alegria do heptacampeão, porém, durou pouco e o piloto da Red Bull ganhou novamente a posição no fim da reta oposta.

Instáveis e sem ritmo de corrida, os carros da Mercedes apresentaram grande desgaste com o pneus e foram presas fáceis para o primeiro pelotão. Sainz e Gasly se aproveitaram da fragilidade da escuderia alemã e tomaram os lugares de Russell e Hamilton. Na 59ª volta, Russell recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida diante de problemas de temperatura do óleo.

Alonso x Pérez

Na ponta, Verstappen não teve mais sustos e deixou de ver Norris em seu retrovisor. A briga pela terceira posição se intensificou entre Alonso e Pérez. O mexicano ficou perto de ultrapassar o espanhol, encurtou a distância, mas a experiência do bicampeão impedia que o piloto da Red Bull encontrasse qualquer atalho. Paciente, Pérez persistiu na caça ao piloto da Aston Martin. Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o espanhol, mas Alonso deu o troco e conseguiu segurar o lugar no pódio, cruzando a linha chegada praticamente lado a lado com o rival, a uma distância de 53 milésimos de segundo.

Recorde de público em Interlagos

O GP de São Paulo de Fórmula 1 voltou a registrar recorde de público no Autódromo de Interlagos. Neste domingo, a organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030.

O novo recorde se deve ao investimento da organização em novas arquibancadas móveis e também na ampliação de áreas Vips. Na semana passada, o CEO do GP, Alan Adler, já tinha indicado que havia a expectativa de nova quebra de recorde de público, da ordem de 10%. A previsão se confirmou neste domingo.

Próxima parada: Las Vegas

A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.

Confira o resultado final do GP em Interlagos

  1. Max Verstappen (HOL/RED Bull), em 1h26min07s136
  2. Lando Norris (ING/McLaren), a 8s277
  3. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 34s155
  4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 34s208
  5. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 40s845
  6. Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 50s188
  7. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 56s093
  8. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 62s859
  9. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 69s880
  10. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
  11. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta
  12. Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
  13. Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri), a 1 volta
  14. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2 voltas

Não completaram a prova:

  • Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
  • Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  • Alexander Albon (TAI/Williams)
  • George Russell (ING/Mercedes)

Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.

O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.

Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.

Verstappen, Norris e Alonso vão ao pódio em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.

Quando foi dada a largada, houve uma batida envolvendo três carros: Hülkenberg tocou em Albon, que acertou Magnussen, provocando uma bandeira vermelha e paralisação da prova. O tailandês e o dinamarquês tiveram de abandonar. O carro de Ricciardo também sofreu avarias por causa do acidente, e o australiano foi obrigado a relargar dos boxes, assim como o compatriota Piastri.

Acidente na largada foi o ápice da prova em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A relargada, com os carros parados, foi limpa, sem toques. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Lando Norris. Alonso se empenhou na batalha com Hamilton pela terceira colocação e deixou o heptacampeão mundial para trás.

Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.

Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes. Na 18ª volta, veio a ultrapassagem do piloto da Red Bull.

Hamilton e Russell decepcionam

Em resposta, Hamilton foi para os boxes para trocar pneus na volta seguinte. Com compostos novos, ele pôde ser mais rápido, enquanto Pérez continuou na pista com pneus já desgastados. Quando o mexicano fez seu pit stop, o britânico ficou à frente novamente. Essa estratégia é conhecida como “undercut”. A alegria do heptacampeão, porém, durou pouco e o piloto da Red Bull ganhou novamente a posição no fim da reta oposta.

Instáveis e sem ritmo de corrida, os carros da Mercedes apresentaram grande desgaste com o pneus e foram presas fáceis para o primeiro pelotão. Sainz e Gasly se aproveitaram da fragilidade da escuderia alemã e tomaram os lugares de Russell e Hamilton. Na 59ª volta, Russell recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida diante de problemas de temperatura do óleo.

Alonso x Pérez

Na ponta, Verstappen não teve mais sustos e deixou de ver Norris em seu retrovisor. A briga pela terceira posição se intensificou entre Alonso e Pérez. O mexicano ficou perto de ultrapassar o espanhol, encurtou a distância, mas a experiência do bicampeão impedia que o piloto da Red Bull encontrasse qualquer atalho. Paciente, Pérez persistiu na caça ao piloto da Aston Martin. Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o espanhol, mas Alonso deu o troco e conseguiu segurar o lugar no pódio, cruzando a linha chegada praticamente lado a lado com o rival, a uma distância de 53 milésimos de segundo.

Recorde de público em Interlagos

O GP de São Paulo de Fórmula 1 voltou a registrar recorde de público no Autódromo de Interlagos. Neste domingo, a organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030.

O novo recorde se deve ao investimento da organização em novas arquibancadas móveis e também na ampliação de áreas Vips. Na semana passada, o CEO do GP, Alan Adler, já tinha indicado que havia a expectativa de nova quebra de recorde de público, da ordem de 10%. A previsão se confirmou neste domingo.

Próxima parada: Las Vegas

A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.

Confira o resultado final do GP em Interlagos

  1. Max Verstappen (HOL/RED Bull), em 1h26min07s136
  2. Lando Norris (ING/McLaren), a 8s277
  3. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 34s155
  4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 34s208
  5. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 40s845
  6. Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 50s188
  7. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 56s093
  8. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 62s859
  9. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 69s880
  10. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
  11. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta
  12. Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
  13. Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri), a 1 volta
  14. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2 voltas

Não completaram a prova:

  • Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
  • Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  • Alexander Albon (TAI/Williams)
  • George Russell (ING/Mercedes)

Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.

O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.

Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.

Verstappen, Norris e Alonso vão ao pódio em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.

Quando foi dada a largada, houve uma batida envolvendo três carros: Hülkenberg tocou em Albon, que acertou Magnussen, provocando uma bandeira vermelha e paralisação da prova. O tailandês e o dinamarquês tiveram de abandonar. O carro de Ricciardo também sofreu avarias por causa do acidente, e o australiano foi obrigado a relargar dos boxes, assim como o compatriota Piastri.

Acidente na largada foi o ápice da prova em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A relargada, com os carros parados, foi limpa, sem toques. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Lando Norris. Alonso se empenhou na batalha com Hamilton pela terceira colocação e deixou o heptacampeão mundial para trás.

Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.

Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes. Na 18ª volta, veio a ultrapassagem do piloto da Red Bull.

Hamilton e Russell decepcionam

Em resposta, Hamilton foi para os boxes para trocar pneus na volta seguinte. Com compostos novos, ele pôde ser mais rápido, enquanto Pérez continuou na pista com pneus já desgastados. Quando o mexicano fez seu pit stop, o britânico ficou à frente novamente. Essa estratégia é conhecida como “undercut”. A alegria do heptacampeão, porém, durou pouco e o piloto da Red Bull ganhou novamente a posição no fim da reta oposta.

Instáveis e sem ritmo de corrida, os carros da Mercedes apresentaram grande desgaste com o pneus e foram presas fáceis para o primeiro pelotão. Sainz e Gasly se aproveitaram da fragilidade da escuderia alemã e tomaram os lugares de Russell e Hamilton. Na 59ª volta, Russell recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida diante de problemas de temperatura do óleo.

Alonso x Pérez

Na ponta, Verstappen não teve mais sustos e deixou de ver Norris em seu retrovisor. A briga pela terceira posição se intensificou entre Alonso e Pérez. O mexicano ficou perto de ultrapassar o espanhol, encurtou a distância, mas a experiência do bicampeão impedia que o piloto da Red Bull encontrasse qualquer atalho. Paciente, Pérez persistiu na caça ao piloto da Aston Martin. Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o espanhol, mas Alonso deu o troco e conseguiu segurar o lugar no pódio, cruzando a linha chegada praticamente lado a lado com o rival, a uma distância de 53 milésimos de segundo.

Recorde de público em Interlagos

O GP de São Paulo de Fórmula 1 voltou a registrar recorde de público no Autódromo de Interlagos. Neste domingo, a organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030.

O novo recorde se deve ao investimento da organização em novas arquibancadas móveis e também na ampliação de áreas Vips. Na semana passada, o CEO do GP, Alan Adler, já tinha indicado que havia a expectativa de nova quebra de recorde de público, da ordem de 10%. A previsão se confirmou neste domingo.

Próxima parada: Las Vegas

A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.

Confira o resultado final do GP em Interlagos

  1. Max Verstappen (HOL/RED Bull), em 1h26min07s136
  2. Lando Norris (ING/McLaren), a 8s277
  3. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 34s155
  4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 34s208
  5. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 40s845
  6. Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 50s188
  7. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 56s093
  8. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 62s859
  9. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 69s880
  10. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
  11. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta
  12. Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
  13. Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri), a 1 volta
  14. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2 voltas

Não completaram a prova:

  • Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
  • Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  • Alexander Albon (TAI/Williams)
  • George Russell (ING/Mercedes)

Max Verstappen reinou em Interlagos neste fim de semana e coroou sua atuação no Grande Prêmio de São Paulo com a vitória na corrida principal. No autódromo paulistano, o tricampeão mundial de Fórmula 1 liderou a corrida deste domingo de ponta a ponta, se manteve longe da confusão e faturou sua 17ª prova na temporada 2023, ampliando seu recorde e domínio na categoria.

O holandês deixou Alain Prost para trás na lista de maiores vencedores da F-1, com 52 triunfos na categoria. Verstappen ainda superou uma marca que durava 71 anos e pertencia a Alberto Ascari. Ele passa a ser o dono do maior percentual de vitórias em uma mesma temporada, mesmo se não ganhar as provas de Las Vegas e Abu Dabi, as duas últimas do ano.

Foi a segunda vitória de Verstappen em Interlagos. O piloto da Red Bull foi acompanhado no pódio pelo britânico Lando Norris, da McLaren, e Fernando Alonso, da Aston Martin. O espanhol manteve até a reta de chegada uma disputa emocionante com Sergio Pérez, que terminou em quarto. Os dois pilotos deram show. Os carros da Mercedes foram a grande decepção da prova, com Lewis Hamilton finalizando em oitavo lugar, enquanto George Russell abandonou a corrida.

Verstappen, Norris e Alonso vão ao pódio em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A disputa em Interlagos, antes mesmo de começar, ganhou ares de emoção. Na volta de apresentação, Charles Leclerc escapou da pista no Laranjinha após uma falha do sistema hidráulico de sua Ferrari, bateu e não participou sequer da corrida. “Por que sou tão azarado?”, questionou o monegasco em contato por rádio com a equipe italiana.

Quando foi dada a largada, houve uma batida envolvendo três carros: Hülkenberg tocou em Albon, que acertou Magnussen, provocando uma bandeira vermelha e paralisação da prova. O tailandês e o dinamarquês tiveram de abandonar. O carro de Ricciardo também sofreu avarias por causa do acidente, e o australiano foi obrigado a relargar dos boxes, assim como o compatriota Piastri.

Acidente na largada foi o ápice da prova em Interlagos. Foto: Felipe Rau/ Estadão

A relargada, com os carros parados, foi limpa, sem toques. Verstappen manteve a liderança, seguido de perto por Lando Norris. Alonso se empenhou na batalha com Hamilton pela terceira colocação e deixou o heptacampeão mundial para trás.

Diferentemente de outras etapas, em Interlagos Verstappen foi atacado por Norris. O público, que em maioria não simpatiza com o holandês, demonstrou seu apoio ao piloto da McLaren com gritos de “Landinho”. A cada vez que Max apareceu no telão ao longo do fim de semana, vaias escoaram pelo autódromo. Em contrapartida, Hamilton, Leclerc e Norris foram os mais aplaudidos.

Apesar das investidas iniciais, Norris não conseguiu sustentar o ritmo, permitindo que Verstappen abrisse vantagem na ponta. Mais atrás, Pérez precisava se recuperar da má colocação no grid e ficar à frente de Hamilton, com quem compete pelo vice-campeonato. Depois de passar Russell, o mexicano se aproximou do britânico da Mercedes. Na 18ª volta, veio a ultrapassagem do piloto da Red Bull.

Hamilton e Russell decepcionam

Em resposta, Hamilton foi para os boxes para trocar pneus na volta seguinte. Com compostos novos, ele pôde ser mais rápido, enquanto Pérez continuou na pista com pneus já desgastados. Quando o mexicano fez seu pit stop, o britânico ficou à frente novamente. Essa estratégia é conhecida como “undercut”. A alegria do heptacampeão, porém, durou pouco e o piloto da Red Bull ganhou novamente a posição no fim da reta oposta.

Instáveis e sem ritmo de corrida, os carros da Mercedes apresentaram grande desgaste com o pneus e foram presas fáceis para o primeiro pelotão. Sainz e Gasly se aproveitaram da fragilidade da escuderia alemã e tomaram os lugares de Russell e Hamilton. Na 59ª volta, Russell recolheu o carro para os boxes e abandonou a corrida diante de problemas de temperatura do óleo.

Alonso x Pérez

Na ponta, Verstappen não teve mais sustos e deixou de ver Norris em seu retrovisor. A briga pela terceira posição se intensificou entre Alonso e Pérez. O mexicano ficou perto de ultrapassar o espanhol, encurtou a distância, mas a experiência do bicampeão impedia que o piloto da Red Bull encontrasse qualquer atalho. Paciente, Pérez persistiu na caça ao piloto da Aston Martin. Na penúltima volta, o mexicano ultrapassou o espanhol, mas Alonso deu o troco e conseguiu segurar o lugar no pódio, cruzando a linha chegada praticamente lado a lado com o rival, a uma distância de 53 milésimos de segundo.

Recorde de público em Interlagos

O GP de São Paulo de Fórmula 1 voltou a registrar recorde de público no Autódromo de Interlagos. Neste domingo, a organização da prova anunciou que 267 mil fãs de automobilismo compareceram ao circuito paulistano ao longo dos três dias. Trata-se do terceiro recorde seguido registrado pela etapa brasileira, cujo contrato foi renovado até 2030.

O novo recorde se deve ao investimento da organização em novas arquibancadas móveis e também na ampliação de áreas Vips. Na semana passada, o CEO do GP, Alan Adler, já tinha indicado que havia a expectativa de nova quebra de recorde de público, da ordem de 10%. A previsão se confirmou neste domingo.

Próxima parada: Las Vegas

A Fórmula 1 deixa São Paulo e embarca de volta para os Estados Unidos. Las Vegas vai receber a terceira prova no país nesta temporada no dia 19 de novembro. Novidade no calendário, a cidade dos cassinos e prodigiosa vida noturna montou uma pista de rua com investimento milionário.

Confira o resultado final do GP em Interlagos

  1. Max Verstappen (HOL/RED Bull), em 1h26min07s136
  2. Lando Norris (ING/McLaren), a 8s277
  3. Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a 34s155
  4. Sergio Pérez (MEX/Red Bull), a 34s208
  5. Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a 40s845
  6. Carlos Sainz Jr. (ESP/Ferrari), a 50s188
  7. Pierre Gasly (FRA/Alpine), a 56s093
  8. Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 62s859
  9. Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri), a 69s880
  10. Esteban Ocon (FRA/Alpine), a 1 volta
  11. Logan Sargeant (EUA/Williams), a 1 volta
  12. Nico Hülkenberg (ALE/Haas), a 1 volta
  13. Daniel Ricciardo (AUS/AlphaTauri), a 1 volta
  14. Oscar Piastri (AUS/McLaren), a 2 voltas

Não completaram a prova:

  • Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
  • Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo)
  • Kevin Magnussen (DIN/Haas)
  • Charles Leclerc (MON/Ferrari)
  • Alexander Albon (TAI/Williams)
  • George Russell (ING/Mercedes)

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