F1: veja o grid de largada do GP de São Paulo com Norris na pole em Interlagos


Sob chuva no autódromo paulistano, Verstappen se dá mal por causa de bandeira vermelha e larga no fundo do pelotão; treino é interrompido cinco vezes por acidentes

Por Felipe Rosa Mendes, Marcos Antomil e Gustavo Faldon
Atualização:

Lando Norris esquentou a disputa no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao faturar a pole position do GP de São Paulo, numa incomum e tumultuada sessão classificatória, realizada na manhã deste domingo, no Autódromo de Interlagos. O vice-líder do campeonato viu o rival Max Verstappen obter somente a 12ª posição do treino. Na briga pelo tetracampeonato, o piloto da Red Bull sairá somente do 17º lugar por ter sofrido uma punição neste fim de semana.

Norris conquistou a oitava pole position da sua carreira, a sétima nesta temporada. O britânico da McLaren vem de vitória na corrida sprint no sábado, quando contou com a ajuda do companheiro de time, Oscar Piastri. Norris reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. E, mais tarde, às 12h30, horário da largada da corrida, poderá diminuir ainda mais essa diferença - inicialmente a prova estava marcada para as 14h.

Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo neste domingo. Foto: Nelson Almeida/AFP
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O piloto holandês, atual tricampeão mundial, acabou sendo prejudicado por uma das quatro bandeiras vermelhas do treino deste domingo. Uma delas antecipou o fim do Q2 e manteve Verstappen no 12º posto, eliminado da disputa. Antes, ele havia sido punido em cinco posições no grid por ter trocado seu motor além do limite do regulamento.

O treino classificatório do GP de São Paulo começou às 7h30 deste domingo, após estar agendado para as 15h de sábado. A sessão foi adiada em razão do temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo da tarde. Neste domingo, a chuva se manteve, porém mais fraca. Mas foi o suficiente para causar 10 bandeiras amarelas e cinco vermelhas numa sessão que durou mais de 1h30 - deveria ter apenas uma hora de duração.

O asfalto novo de Interlagos somado à chuva mediana causou um festival de derrapagens e saídas de pista nos primeiros minutos do treino. O neozelandês Liam Lawson, estreante em São Paulo, foi o primeiro a escapar do traçado, forçando a primeira bandeira amarela logo no minuto inicial do treino.

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Lance Stroll e Guanyu Zhou também derraparam na sequência, assim como Valtteri Bottas. Carlos Sainz Jr. e George Russell chegaram a se tocar, sem maiores consequências. Franco Colapinto foi além ao perder o controle de sua Williams após o “S do Senna”. Ele acertou o muro de proteção e não conseguiu voltar à sessão, decepcionando a torcida argentina presente nas arquibancadas.

Franco Colapinto provocou a primeira bandeira vermelha no treino classificatório deste domingo. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O incidente leve causou a primeira bandeira vermelha, com 12 minutos de treino. Na retomada, Russell protagonizou dois momentos arriscados, um deles na saída dos boxes, ao tentar ultrapassar os rivais no estreito traçado a caminho da pista. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, viveu situação pior: foi eliminado logo no Q1.

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Vice-líder do campeonato, Lando Norris passou no sufoco para o Q2, a segunda sessão do treino, enquanto Max Verstappen anotou o melhor tempo do Q1, com 1min28s522. No sábado, Norris vencera a corrida sprint, com ajuda do parceiro de McLaren, Oscar Piastri, e reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na primeira colocação do Mundial de Pilotos.

Chuva dá trégua

O Q2 começou sem chuva, mas com a pista ainda encharcada. O holandês teve bom início, porém logo foi superado por Piastri, o primeiro a ir para a pista com pneus intermediários.

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Ainda com compostos de chuva, Sainz errou no meio do “S do Senna” e parou no muro, o que acionou a segunda bandeira vermelha do treino quando faltavam cinco minutos para o fim do Q2.

Carlos Sainz provocou a segunda bandeira vermelha na manhã deste domingo, em Interlagos. Foto: Miguel Schincariol/AFP

Ao retornarem para o traçado, todos os pilotos passaram a contar com pneus intermediários, mais velozes que os de chuva. Mas a sessão não se estendeu. Faltando 46 segundos para o fim do Q2, Stroll bateu praticamente no mesmo lugar de Sainz e gerou a terceira bandeira vermelha do traçado.

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Lance Stroll perdeu o controle do carro praticamente no mesmo ponto em que Colapinto havia batido mais cedo. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A interrupção prejudicou diretamente Verstappen, que era apenas o 12º no momento do incidente. Como o Q2 foi encerrado de forma precoce, o líder do campeonato não avançou ao Q3 para brigar pelas primeiras posições no grid. Para piorar, ele sofrerá punição de cinco colocações por ter trocado o motor além do número permitido pelo regulamento. Assim, largará da modesta 17ª posição na corrida.

A última sessão do treino começou com ligeiro atraso, mais uma vez por causa da chuva. Todos os 10 pilotos mantiveram os pneus intermediários. Visivelmente, a pista parecia mais seca. A cada volta, os carros baixavam seus tempos. Até que uma nova bandeira vermelha paralisou a sessão pela quarta vez, a seis minutos do fim.

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Desta vez, foi o experiente Fernando Alonso que errou, causando mais uma grande preocupação para a Aston Martin, que viu seus dois pilotos saírem mais cedo do treino por batidas no muro.

Fernando Alonso roda e causa outra bandeira vermelha no treino classificatório. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ao retomar o treino, os pilotos seguiram com dificuldades na pista. Duas bandeiras amarelas e mais uma vermelha interromperam a sessão, a três minutos do fim. O protagonista da nova paralisação foi Alexander Albon, que danificou a maior parte de sua Williams ao perder o controle no fim da Reta dos Boxes. Na volta à pista, Norris confirmou o bom momento e anotou a melhor volta: 1min23s405.

Filas na entrada

Com o adiamento do treino classificatório e o reagendamento para o incomum horário das 7h30, Interlagos viveu situação inusitada neste domingo, com filas e tumultos ao redor do autódromo logo cedo, por volta de 6h30. Muitos torcedores não conseguiram entrar no circuito a tempo de ver o início da sessão classificatória.

Grid de largada para o GP de SP de F1

  1. Lando Norris (GBR/ McLaren), 1min23s405
  2. George Russell (GBR/ Mercedes), 1min23s578
  3. Yuki Tsunoda (JAP/ RB), 1min24s111
  4. Esteban Ocon (FRA/ Alpine), 1min24s475
  5. Liam Lawson (NZE/ RB), 1min24s484
  6. Charles Leclerc (MON/ Ferrari), 1min24s525
  7. Oscar Piastri (AUS/ McLaren), 1min23s686
  8. Fernando Alonso (ESP/ Aston Martin), 1min28s998
  9. Lance Stroll (CAN/ Aston Martin), sem tempo
  10. Valtteri Bottas (FIN/ Kick Sauber), 1min26s472
  11. Sergio Pérez (MEX/ Red Bull), 1min28s158
  12. Pierre Gasly (FRA/ Alpine), 1min29s614
  13. Lewis Hamilton (GBR/ Mercedes), 1min31s150
  14. Oliver Bearman (GBR/ Haas), 1min31s229
  15. Max Verstappen (HOL/ Red Bull), 1min27s771* (punição de 5 posições)
  16. Franco Colapinto (ARG/ Williams), 1min31s270
  17. Nico Hülkenberg (ALE/ Haas), 1min31s623
  18. Guanyu Zhou (CHN/ Kick Sauber), 1min32s263
  • Larga do pit lane: Carlos Sainz Junior (ESP/ Ferrari)
  • Não participa por danos do carro: Alex Albon (TAI/ Williams)

Lando Norris esquentou a disputa no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao faturar a pole position do GP de São Paulo, numa incomum e tumultuada sessão classificatória, realizada na manhã deste domingo, no Autódromo de Interlagos. O vice-líder do campeonato viu o rival Max Verstappen obter somente a 12ª posição do treino. Na briga pelo tetracampeonato, o piloto da Red Bull sairá somente do 17º lugar por ter sofrido uma punição neste fim de semana.

Norris conquistou a oitava pole position da sua carreira, a sétima nesta temporada. O britânico da McLaren vem de vitória na corrida sprint no sábado, quando contou com a ajuda do companheiro de time, Oscar Piastri. Norris reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. E, mais tarde, às 12h30, horário da largada da corrida, poderá diminuir ainda mais essa diferença - inicialmente a prova estava marcada para as 14h.

Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo neste domingo. Foto: Nelson Almeida/AFP

O piloto holandês, atual tricampeão mundial, acabou sendo prejudicado por uma das quatro bandeiras vermelhas do treino deste domingo. Uma delas antecipou o fim do Q2 e manteve Verstappen no 12º posto, eliminado da disputa. Antes, ele havia sido punido em cinco posições no grid por ter trocado seu motor além do limite do regulamento.

O treino classificatório do GP de São Paulo começou às 7h30 deste domingo, após estar agendado para as 15h de sábado. A sessão foi adiada em razão do temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo da tarde. Neste domingo, a chuva se manteve, porém mais fraca. Mas foi o suficiente para causar 10 bandeiras amarelas e cinco vermelhas numa sessão que durou mais de 1h30 - deveria ter apenas uma hora de duração.

O asfalto novo de Interlagos somado à chuva mediana causou um festival de derrapagens e saídas de pista nos primeiros minutos do treino. O neozelandês Liam Lawson, estreante em São Paulo, foi o primeiro a escapar do traçado, forçando a primeira bandeira amarela logo no minuto inicial do treino.

Lance Stroll e Guanyu Zhou também derraparam na sequência, assim como Valtteri Bottas. Carlos Sainz Jr. e George Russell chegaram a se tocar, sem maiores consequências. Franco Colapinto foi além ao perder o controle de sua Williams após o “S do Senna”. Ele acertou o muro de proteção e não conseguiu voltar à sessão, decepcionando a torcida argentina presente nas arquibancadas.

Franco Colapinto provocou a primeira bandeira vermelha no treino classificatório deste domingo. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O incidente leve causou a primeira bandeira vermelha, com 12 minutos de treino. Na retomada, Russell protagonizou dois momentos arriscados, um deles na saída dos boxes, ao tentar ultrapassar os rivais no estreito traçado a caminho da pista. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, viveu situação pior: foi eliminado logo no Q1.

Vice-líder do campeonato, Lando Norris passou no sufoco para o Q2, a segunda sessão do treino, enquanto Max Verstappen anotou o melhor tempo do Q1, com 1min28s522. No sábado, Norris vencera a corrida sprint, com ajuda do parceiro de McLaren, Oscar Piastri, e reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na primeira colocação do Mundial de Pilotos.

Chuva dá trégua

O Q2 começou sem chuva, mas com a pista ainda encharcada. O holandês teve bom início, porém logo foi superado por Piastri, o primeiro a ir para a pista com pneus intermediários.

Ainda com compostos de chuva, Sainz errou no meio do “S do Senna” e parou no muro, o que acionou a segunda bandeira vermelha do treino quando faltavam cinco minutos para o fim do Q2.

Carlos Sainz provocou a segunda bandeira vermelha na manhã deste domingo, em Interlagos. Foto: Miguel Schincariol/AFP

Ao retornarem para o traçado, todos os pilotos passaram a contar com pneus intermediários, mais velozes que os de chuva. Mas a sessão não se estendeu. Faltando 46 segundos para o fim do Q2, Stroll bateu praticamente no mesmo lugar de Sainz e gerou a terceira bandeira vermelha do traçado.

Lance Stroll perdeu o controle do carro praticamente no mesmo ponto em que Colapinto havia batido mais cedo. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A interrupção prejudicou diretamente Verstappen, que era apenas o 12º no momento do incidente. Como o Q2 foi encerrado de forma precoce, o líder do campeonato não avançou ao Q3 para brigar pelas primeiras posições no grid. Para piorar, ele sofrerá punição de cinco colocações por ter trocado o motor além do número permitido pelo regulamento. Assim, largará da modesta 17ª posição na corrida.

A última sessão do treino começou com ligeiro atraso, mais uma vez por causa da chuva. Todos os 10 pilotos mantiveram os pneus intermediários. Visivelmente, a pista parecia mais seca. A cada volta, os carros baixavam seus tempos. Até que uma nova bandeira vermelha paralisou a sessão pela quarta vez, a seis minutos do fim.

Desta vez, foi o experiente Fernando Alonso que errou, causando mais uma grande preocupação para a Aston Martin, que viu seus dois pilotos saírem mais cedo do treino por batidas no muro.

Fernando Alonso roda e causa outra bandeira vermelha no treino classificatório. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ao retomar o treino, os pilotos seguiram com dificuldades na pista. Duas bandeiras amarelas e mais uma vermelha interromperam a sessão, a três minutos do fim. O protagonista da nova paralisação foi Alexander Albon, que danificou a maior parte de sua Williams ao perder o controle no fim da Reta dos Boxes. Na volta à pista, Norris confirmou o bom momento e anotou a melhor volta: 1min23s405.

Filas na entrada

Com o adiamento do treino classificatório e o reagendamento para o incomum horário das 7h30, Interlagos viveu situação inusitada neste domingo, com filas e tumultos ao redor do autódromo logo cedo, por volta de 6h30. Muitos torcedores não conseguiram entrar no circuito a tempo de ver o início da sessão classificatória.

Grid de largada para o GP de SP de F1

  1. Lando Norris (GBR/ McLaren), 1min23s405
  2. George Russell (GBR/ Mercedes), 1min23s578
  3. Yuki Tsunoda (JAP/ RB), 1min24s111
  4. Esteban Ocon (FRA/ Alpine), 1min24s475
  5. Liam Lawson (NZE/ RB), 1min24s484
  6. Charles Leclerc (MON/ Ferrari), 1min24s525
  7. Oscar Piastri (AUS/ McLaren), 1min23s686
  8. Fernando Alonso (ESP/ Aston Martin), 1min28s998
  9. Lance Stroll (CAN/ Aston Martin), sem tempo
  10. Valtteri Bottas (FIN/ Kick Sauber), 1min26s472
  11. Sergio Pérez (MEX/ Red Bull), 1min28s158
  12. Pierre Gasly (FRA/ Alpine), 1min29s614
  13. Lewis Hamilton (GBR/ Mercedes), 1min31s150
  14. Oliver Bearman (GBR/ Haas), 1min31s229
  15. Max Verstappen (HOL/ Red Bull), 1min27s771* (punição de 5 posições)
  16. Franco Colapinto (ARG/ Williams), 1min31s270
  17. Nico Hülkenberg (ALE/ Haas), 1min31s623
  18. Guanyu Zhou (CHN/ Kick Sauber), 1min32s263
  • Larga do pit lane: Carlos Sainz Junior (ESP/ Ferrari)
  • Não participa por danos do carro: Alex Albon (TAI/ Williams)

Lando Norris esquentou a disputa no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao faturar a pole position do GP de São Paulo, numa incomum e tumultuada sessão classificatória, realizada na manhã deste domingo, no Autódromo de Interlagos. O vice-líder do campeonato viu o rival Max Verstappen obter somente a 12ª posição do treino. Na briga pelo tetracampeonato, o piloto da Red Bull sairá somente do 17º lugar por ter sofrido uma punição neste fim de semana.

Norris conquistou a oitava pole position da sua carreira, a sétima nesta temporada. O britânico da McLaren vem de vitória na corrida sprint no sábado, quando contou com a ajuda do companheiro de time, Oscar Piastri. Norris reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. E, mais tarde, às 12h30, horário da largada da corrida, poderá diminuir ainda mais essa diferença - inicialmente a prova estava marcada para as 14h.

Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo neste domingo. Foto: Nelson Almeida/AFP

O piloto holandês, atual tricampeão mundial, acabou sendo prejudicado por uma das quatro bandeiras vermelhas do treino deste domingo. Uma delas antecipou o fim do Q2 e manteve Verstappen no 12º posto, eliminado da disputa. Antes, ele havia sido punido em cinco posições no grid por ter trocado seu motor além do limite do regulamento.

O treino classificatório do GP de São Paulo começou às 7h30 deste domingo, após estar agendado para as 15h de sábado. A sessão foi adiada em razão do temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo da tarde. Neste domingo, a chuva se manteve, porém mais fraca. Mas foi o suficiente para causar 10 bandeiras amarelas e cinco vermelhas numa sessão que durou mais de 1h30 - deveria ter apenas uma hora de duração.

O asfalto novo de Interlagos somado à chuva mediana causou um festival de derrapagens e saídas de pista nos primeiros minutos do treino. O neozelandês Liam Lawson, estreante em São Paulo, foi o primeiro a escapar do traçado, forçando a primeira bandeira amarela logo no minuto inicial do treino.

Lance Stroll e Guanyu Zhou também derraparam na sequência, assim como Valtteri Bottas. Carlos Sainz Jr. e George Russell chegaram a se tocar, sem maiores consequências. Franco Colapinto foi além ao perder o controle de sua Williams após o “S do Senna”. Ele acertou o muro de proteção e não conseguiu voltar à sessão, decepcionando a torcida argentina presente nas arquibancadas.

Franco Colapinto provocou a primeira bandeira vermelha no treino classificatório deste domingo. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O incidente leve causou a primeira bandeira vermelha, com 12 minutos de treino. Na retomada, Russell protagonizou dois momentos arriscados, um deles na saída dos boxes, ao tentar ultrapassar os rivais no estreito traçado a caminho da pista. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, viveu situação pior: foi eliminado logo no Q1.

Vice-líder do campeonato, Lando Norris passou no sufoco para o Q2, a segunda sessão do treino, enquanto Max Verstappen anotou o melhor tempo do Q1, com 1min28s522. No sábado, Norris vencera a corrida sprint, com ajuda do parceiro de McLaren, Oscar Piastri, e reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na primeira colocação do Mundial de Pilotos.

Chuva dá trégua

O Q2 começou sem chuva, mas com a pista ainda encharcada. O holandês teve bom início, porém logo foi superado por Piastri, o primeiro a ir para a pista com pneus intermediários.

Ainda com compostos de chuva, Sainz errou no meio do “S do Senna” e parou no muro, o que acionou a segunda bandeira vermelha do treino quando faltavam cinco minutos para o fim do Q2.

Carlos Sainz provocou a segunda bandeira vermelha na manhã deste domingo, em Interlagos. Foto: Miguel Schincariol/AFP

Ao retornarem para o traçado, todos os pilotos passaram a contar com pneus intermediários, mais velozes que os de chuva. Mas a sessão não se estendeu. Faltando 46 segundos para o fim do Q2, Stroll bateu praticamente no mesmo lugar de Sainz e gerou a terceira bandeira vermelha do traçado.

Lance Stroll perdeu o controle do carro praticamente no mesmo ponto em que Colapinto havia batido mais cedo. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A interrupção prejudicou diretamente Verstappen, que era apenas o 12º no momento do incidente. Como o Q2 foi encerrado de forma precoce, o líder do campeonato não avançou ao Q3 para brigar pelas primeiras posições no grid. Para piorar, ele sofrerá punição de cinco colocações por ter trocado o motor além do número permitido pelo regulamento. Assim, largará da modesta 17ª posição na corrida.

A última sessão do treino começou com ligeiro atraso, mais uma vez por causa da chuva. Todos os 10 pilotos mantiveram os pneus intermediários. Visivelmente, a pista parecia mais seca. A cada volta, os carros baixavam seus tempos. Até que uma nova bandeira vermelha paralisou a sessão pela quarta vez, a seis minutos do fim.

Desta vez, foi o experiente Fernando Alonso que errou, causando mais uma grande preocupação para a Aston Martin, que viu seus dois pilotos saírem mais cedo do treino por batidas no muro.

Fernando Alonso roda e causa outra bandeira vermelha no treino classificatório. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ao retomar o treino, os pilotos seguiram com dificuldades na pista. Duas bandeiras amarelas e mais uma vermelha interromperam a sessão, a três minutos do fim. O protagonista da nova paralisação foi Alexander Albon, que danificou a maior parte de sua Williams ao perder o controle no fim da Reta dos Boxes. Na volta à pista, Norris confirmou o bom momento e anotou a melhor volta: 1min23s405.

Filas na entrada

Com o adiamento do treino classificatório e o reagendamento para o incomum horário das 7h30, Interlagos viveu situação inusitada neste domingo, com filas e tumultos ao redor do autódromo logo cedo, por volta de 6h30. Muitos torcedores não conseguiram entrar no circuito a tempo de ver o início da sessão classificatória.

Grid de largada para o GP de SP de F1

  1. Lando Norris (GBR/ McLaren), 1min23s405
  2. George Russell (GBR/ Mercedes), 1min23s578
  3. Yuki Tsunoda (JAP/ RB), 1min24s111
  4. Esteban Ocon (FRA/ Alpine), 1min24s475
  5. Liam Lawson (NZE/ RB), 1min24s484
  6. Charles Leclerc (MON/ Ferrari), 1min24s525
  7. Oscar Piastri (AUS/ McLaren), 1min23s686
  8. Fernando Alonso (ESP/ Aston Martin), 1min28s998
  9. Lance Stroll (CAN/ Aston Martin), sem tempo
  10. Valtteri Bottas (FIN/ Kick Sauber), 1min26s472
  11. Sergio Pérez (MEX/ Red Bull), 1min28s158
  12. Pierre Gasly (FRA/ Alpine), 1min29s614
  13. Lewis Hamilton (GBR/ Mercedes), 1min31s150
  14. Oliver Bearman (GBR/ Haas), 1min31s229
  15. Max Verstappen (HOL/ Red Bull), 1min27s771* (punição de 5 posições)
  16. Franco Colapinto (ARG/ Williams), 1min31s270
  17. Nico Hülkenberg (ALE/ Haas), 1min31s623
  18. Guanyu Zhou (CHN/ Kick Sauber), 1min32s263
  • Larga do pit lane: Carlos Sainz Junior (ESP/ Ferrari)
  • Não participa por danos do carro: Alex Albon (TAI/ Williams)

Lando Norris esquentou a disputa no Mundial de Pilotos da Fórmula 1 ao faturar a pole position do GP de São Paulo, numa incomum e tumultuada sessão classificatória, realizada na manhã deste domingo, no Autódromo de Interlagos. O vice-líder do campeonato viu o rival Max Verstappen obter somente a 12ª posição do treino. Na briga pelo tetracampeonato, o piloto da Red Bull sairá somente do 17º lugar por ter sofrido uma punição neste fim de semana.

Norris conquistou a oitava pole position da sua carreira, a sétima nesta temporada. O britânico da McLaren vem de vitória na corrida sprint no sábado, quando contou com a ajuda do companheiro de time, Oscar Piastri. Norris reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na liderança do campeonato. E, mais tarde, às 12h30, horário da largada da corrida, poderá diminuir ainda mais essa diferença - inicialmente a prova estava marcada para as 14h.

Lando Norris conquistou a pole position para o Grande Prêmio de São Paulo neste domingo. Foto: Nelson Almeida/AFP

O piloto holandês, atual tricampeão mundial, acabou sendo prejudicado por uma das quatro bandeiras vermelhas do treino deste domingo. Uma delas antecipou o fim do Q2 e manteve Verstappen no 12º posto, eliminado da disputa. Antes, ele havia sido punido em cinco posições no grid por ter trocado seu motor além do limite do regulamento.

O treino classificatório do GP de São Paulo começou às 7h30 deste domingo, após estar agendado para as 15h de sábado. A sessão foi adiada em razão do temporal que atingiu a região de Interlagos ao longo da tarde. Neste domingo, a chuva se manteve, porém mais fraca. Mas foi o suficiente para causar 10 bandeiras amarelas e cinco vermelhas numa sessão que durou mais de 1h30 - deveria ter apenas uma hora de duração.

O asfalto novo de Interlagos somado à chuva mediana causou um festival de derrapagens e saídas de pista nos primeiros minutos do treino. O neozelandês Liam Lawson, estreante em São Paulo, foi o primeiro a escapar do traçado, forçando a primeira bandeira amarela logo no minuto inicial do treino.

Lance Stroll e Guanyu Zhou também derraparam na sequência, assim como Valtteri Bottas. Carlos Sainz Jr. e George Russell chegaram a se tocar, sem maiores consequências. Franco Colapinto foi além ao perder o controle de sua Williams após o “S do Senna”. Ele acertou o muro de proteção e não conseguiu voltar à sessão, decepcionando a torcida argentina presente nas arquibancadas.

Franco Colapinto provocou a primeira bandeira vermelha no treino classificatório deste domingo. Foto: Taba Benedicto/Estadão

O incidente leve causou a primeira bandeira vermelha, com 12 minutos de treino. Na retomada, Russell protagonizou dois momentos arriscados, um deles na saída dos boxes, ao tentar ultrapassar os rivais no estreito traçado a caminho da pista. Seu companheiro de Mercedes, Lewis Hamilton, viveu situação pior: foi eliminado logo no Q1.

Vice-líder do campeonato, Lando Norris passou no sufoco para o Q2, a segunda sessão do treino, enquanto Max Verstappen anotou o melhor tempo do Q1, com 1min28s522. No sábado, Norris vencera a corrida sprint, com ajuda do parceiro de McLaren, Oscar Piastri, e reduziu em três pontos a vantagem de Verstappen na primeira colocação do Mundial de Pilotos.

Chuva dá trégua

O Q2 começou sem chuva, mas com a pista ainda encharcada. O holandês teve bom início, porém logo foi superado por Piastri, o primeiro a ir para a pista com pneus intermediários.

Ainda com compostos de chuva, Sainz errou no meio do “S do Senna” e parou no muro, o que acionou a segunda bandeira vermelha do treino quando faltavam cinco minutos para o fim do Q2.

Carlos Sainz provocou a segunda bandeira vermelha na manhã deste domingo, em Interlagos. Foto: Miguel Schincariol/AFP

Ao retornarem para o traçado, todos os pilotos passaram a contar com pneus intermediários, mais velozes que os de chuva. Mas a sessão não se estendeu. Faltando 46 segundos para o fim do Q2, Stroll bateu praticamente no mesmo lugar de Sainz e gerou a terceira bandeira vermelha do traçado.

Lance Stroll perdeu o controle do carro praticamente no mesmo ponto em que Colapinto havia batido mais cedo. Foto: Miguel Schincariol/AFP

A interrupção prejudicou diretamente Verstappen, que era apenas o 12º no momento do incidente. Como o Q2 foi encerrado de forma precoce, o líder do campeonato não avançou ao Q3 para brigar pelas primeiras posições no grid. Para piorar, ele sofrerá punição de cinco colocações por ter trocado o motor além do número permitido pelo regulamento. Assim, largará da modesta 17ª posição na corrida.

A última sessão do treino começou com ligeiro atraso, mais uma vez por causa da chuva. Todos os 10 pilotos mantiveram os pneus intermediários. Visivelmente, a pista parecia mais seca. A cada volta, os carros baixavam seus tempos. Até que uma nova bandeira vermelha paralisou a sessão pela quarta vez, a seis minutos do fim.

Desta vez, foi o experiente Fernando Alonso que errou, causando mais uma grande preocupação para a Aston Martin, que viu seus dois pilotos saírem mais cedo do treino por batidas no muro.

Fernando Alonso roda e causa outra bandeira vermelha no treino classificatório. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Ao retomar o treino, os pilotos seguiram com dificuldades na pista. Duas bandeiras amarelas e mais uma vermelha interromperam a sessão, a três minutos do fim. O protagonista da nova paralisação foi Alexander Albon, que danificou a maior parte de sua Williams ao perder o controle no fim da Reta dos Boxes. Na volta à pista, Norris confirmou o bom momento e anotou a melhor volta: 1min23s405.

Filas na entrada

Com o adiamento do treino classificatório e o reagendamento para o incomum horário das 7h30, Interlagos viveu situação inusitada neste domingo, com filas e tumultos ao redor do autódromo logo cedo, por volta de 6h30. Muitos torcedores não conseguiram entrar no circuito a tempo de ver o início da sessão classificatória.

Grid de largada para o GP de SP de F1

  1. Lando Norris (GBR/ McLaren), 1min23s405
  2. George Russell (GBR/ Mercedes), 1min23s578
  3. Yuki Tsunoda (JAP/ RB), 1min24s111
  4. Esteban Ocon (FRA/ Alpine), 1min24s475
  5. Liam Lawson (NZE/ RB), 1min24s484
  6. Charles Leclerc (MON/ Ferrari), 1min24s525
  7. Oscar Piastri (AUS/ McLaren), 1min23s686
  8. Fernando Alonso (ESP/ Aston Martin), 1min28s998
  9. Lance Stroll (CAN/ Aston Martin), sem tempo
  10. Valtteri Bottas (FIN/ Kick Sauber), 1min26s472
  11. Sergio Pérez (MEX/ Red Bull), 1min28s158
  12. Pierre Gasly (FRA/ Alpine), 1min29s614
  13. Lewis Hamilton (GBR/ Mercedes), 1min31s150
  14. Oliver Bearman (GBR/ Haas), 1min31s229
  15. Max Verstappen (HOL/ Red Bull), 1min27s771* (punição de 5 posições)
  16. Franco Colapinto (ARG/ Williams), 1min31s270
  17. Nico Hülkenberg (ALE/ Haas), 1min31s623
  18. Guanyu Zhou (CHN/ Kick Sauber), 1min32s263
  • Larga do pit lane: Carlos Sainz Junior (ESP/ Ferrari)
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