Felipe Fraga vai largar na ponta na 9ª etapa da Stock Car, no Autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires, neste domingo, dia 8. O piloto da Blau Motorsport fez a pole neste sábado. É a 10ª vez que ele puxa o pelotão na modalidade, e a segunda nesta temporada. O líder Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) será o 3º. Gianluca Petecof (Full Time) divide a primeira linha com Fraga.
Com 17ºC, um pouco mais quente do que o previsto para o fim de semana portenho, o autódromo de Buenos Aires teve testados as zebras e o novo asfalto, reparados há três meses. Agora, o circuito recebe a Stock Car pela quinta viagem. A categoria já correu em Buenos Aires em 2005 (vitória de Giuliano Losacco), 2006 (Ingo Hoffmann) e 2007 (Cacá Bueno). Depois, voltou ao país vizinho em 2017 para uma rodada dupla, com uma vitória de Fraga e outra de Rubens Barrichello.
Grupo 1 domina primeira parte do classificatório no Q1
O argentino Matías Rossi (Full Time) havia feito o melhor tempo nos treinos livres de sexta-feira. Na primeira etapa do treino, ele reduziu a volta em dois segundos, para 1m16s600. Do primeiro grupo, Felipe Fraga (Blau Motorsport) foi o destaque, com 1m16s438. O líder, Gabriel Casagrande, também esteve no topo, com 1m16s545.
O segundo grupo não teve desempenho favorável para qualificação ao Q2. Apenas Marcos Gomes (Cavaleiro Sports) e Dudu Barrichello (Mobil Full Time) conseguiram avançar. Eles ocuparam os lugares que Daniel Serra (Eurofarma) e Nelsinho Piquet (Crown Racing), do grupo 1, haviam conquistado na primeira parte do classificatório. Na estreia oficial, o uruguaio Santiago Urrutia, de 27 anos, não conseguiu colocar o carro da Scuderia Chiarelli no Q2. Ele substituía Raphael Teixeira.
Dudu Barrichello e Casagrande ‘empatam’, mas líder avança
Matías, Fraga e Casagrande mantiveram bons ritmos no começo do Q2. O argentino chegou a fazer o melhor tempo do pelotão, com 1m16s932, mas foi superado por Gabriel Casagrande e, depois, por Tiago Camilo (Ipiranga Racing), que fez 1m16s760. Fraga cravou 1m16s617 para ser o melhor do Q2.
Rubens Barrichello (Mobil Full Time) teve o tempo prejudicado por uma curva errada. Ele abortou a volta e perdeu tempo, ficando fora do Q3. O avanço de Gianluca Petecof (Full Time) ao segundo lugar, com 1m16s709, bagunçou a disputa. Rafael Suzuki (Pole Motorsport) também se manteve entre os primeiros. Gabriel Casagrande conseguiu a sexta posição com 1m16s795, mesmo tempo de Dudu Barrichello. O líder, porém, fez a marca antes, o que lhe garantiu o avanço ao Q3.
Rossi fica no ‘quase’ e Fraga comemora
Gianluca Petecof defendeu o melhor tempo por boa parte da terceira etapa do classificatório. Fraga, porém, tomou o tempo do jovem, com 1m16s792. Matías Rossi teve apenas uma volta rápida para tentar buscar a pole e bater a marca co colega. Foram 122 milésimos de segundos a mais. Casagrande, Suzuki e Camilo também não superaram Fraga, que celebrou a pole.
As corridas da 9ª etapa têm largada às 10h45 e 11h25. Os horários de Buenos Aires são os mesmos de Brasília. As provas contam com transmissão de Band, SporTV e Bandsport, além do canal do YouTube da categoria.
Grid da Stock Car
- Felipe Fraga
- Gianluca Petecof
- Gabriel Casagrande
- Matías Rossi
- Rafael Suzuki
- Tiago Camilo
- Dudu Barrichello
- Ricardo Maurício
- Ricardo Zonta
- César Ramos
- Átila Abreu
- Felipe Baptista
- Guilherme Salas
- Rubens Barrichello
- Marcos Gomes
- Rodrigo Baptista
- Bruno Baptista
- Felipe Massa
- Denis Navarro
- Daniel Serra
- Julio Campos
- Nelsinho Piquet
- Allam Khodair
- Cacá Bueno
- Lucas Foresti
- Sergio Jimenez
- Tony Kanaan
- Santiago Urrutia
- Gaetano Di Mauro
- Enzo Elias
- Lucas Kohl