Felipe Fraga vai largar na ponta na décima etapa da Stock Car, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), no domingo, dia 29. O piloto da Blau Motorsport fez a pole neste sábado. É a 11ª vez que ele puxa o pelotão na modalidade, e a terceira nesta temporada. O líder Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel) será o quarto. Daniel Serra (Eurofarma) e Gaetano Di Mauro (Hot Car) fecham o top-3 do grid.
Antes mesmo do classificatório começar, já havia tensão em Velocitta. As equipes precisaram apostar na chuva. Mogi Guaçu tinha o céu fechado, com umidade do ar em 43% e temperatura alta, de 29ºC, com sensação de abafamento. Não foi obrigatório o uso dos pneus de chuva, mas alguns pilotos já fizeram a troca antes de as voltas começarem. Foi a primeira vez que os pneus de chuva Hankook foram utilizados. A marca sul-coreana estreou na Stock Car neste ano, substituindo a italiana Pirelli.
Quando o grupo 1 do Q1 ingressou na pista, começou a cair uma garoa, mas sem sinais de que haveria grandes volumes de precipitação. Logo, a chuva parou, o que causou apreensão para o grupo 2. As equipes mexeram no aerofólio traseiro, para melhorar a aerodinâmica dos veículos na pista.
Cautela e estreia dos pneus de chuva marcam Q1
Com as dúvidas sobre o clima e a pista, o grupo 1 manteve cuidado para abrir o classificatório. Gaetano Di Mauro, da Hot Car, fez o melhor tempo do grupo. O piloto fez a volta rápida em 1m40s110. Antes mesmo do grupo 2 iniciar, Dudu Barrichello, da Mobil Full Time, já estava na zona de eliminação para o Q2 depois de problemas do veículo. Ele largará em último no domingo.
O grupo 2 teve a sorte de entrar na pista mais seca. As melhores condições logo mostraram a diferença. Com uma volta, Felipe Fraga, da Blau Motorsport, superou Gaetano, com 1m39s584. Guilherme Salas, da KTF Racing, superou o campeão de 2016, com 1m39s374. Do grupo 1, apenas Gaetano, Júlio Campos (Lubrax Podium) e Cacá Bueno (KTF Sports) avançaram para o Q2.
Com pista seca, Fraga faz melhor volta e tempos de volta despencam
Antes do Q2 começar, uma sinfonia de pistolas pneumáticas foi tocada nos boxes. Todos que passaram para a segunda etapa do classificatório trocaram as rodas para pneus slick (para pista seca), já que a chuva não continuou.
Gabriel Casagrande passou ao Q2 entre os últimos classificados. Nesta etapa, porém, o líder do campeonato buscou o melhor tempo, com 1m32s228. Daniel Serra, da Eurofarma, encostou em Casagrande, com três milésimos a mais. O piloto da A.Mattheis Vogel, porém, aumentou a vantagem com a volta perfeita (o melhor tempo em todos os setores), com 1m31s646.
Felipe Fraga e Serra ainda superam Casagrande, que já havia confirmado a presença no Q3. Na briga para garantir a vaga, Felipe Baptista, da KTF Racing, superou Rafael Suzuki, da Pole Motorsport. O jovem, ainda ocupou posição a frente de Julio Campos e Gaetano Di Mauro.
Fraga mantém domínio e faz terceira pole na temporada
Dos pilotos que disputaram o Q3, apenas Casagrande e Fraga tiveram mais de uma pole na temporada. Fraga e Serra chegaram a igualar o melhor tempo com 1m31s089 logo na primeira volta rápida. Entretanto, o competidor da Blau fez o tempo antes, e tem prioridade na classificação. O piloto da Eurofarma não melhorou o tempo na segunda volta, mas conseguiu manter-se a frente de Casagrande.
No último minuto, Gaetano ficou satisfeito e abriu mão da pole. Ele foi o único do grupo 1 do Q1 que chegou tão longe na disputa. Serra não ultrapassou o tempo de Fraga. Júlio Campos e Felipe Baptista tiveram a chance de melar a terceira pole de Fraga na temporada, mas melhor para o piloto da Blau Motorsport, que puxará o pelotão no domingo. As corridas estão marcadas para o domingo, a partir do meio-dia. Band, SporTV, e o canal da categoria no YouTube transmitem a rodada dupla ao vivo.
Grid de largada da décima etapa da Stock Car 2023
- Felipe Fraga
- Daniel Serra
- Gaetano Di Mauro
- Gabriel Casagrande
- Júlio Campos
- Felipe Baptista
- Felipe Massa
- Ricardo Maurício
- Rafael Suzuki
- Guilherme Salas
- Ricardo Zonta
- Thiago Camilo
- Cacá Bueno
- Rubens Barrichello
- César Ramos
- Bruno Baptista
- Allam Khodair
- Enzo Elias
- Felipe Lapenna
- Rodrigo Baptista
- Gianluca Petecof
- Átila Abreu
- Marcos Gomes
- Sergio Jimenez
- Nelson Piquet Jr.
- Lucas Foresti
- Tony Kanaan
- Denis Navarro
- Lucas Khol
- Dudu Barrichello