A Fórmula 1 começa seus testes de pré-temporada no dia 23, 24 e 25 de fevereiro, no Autódromo Internacional do Bahrein, em Sakhir. Até lá, todas as dez escuderias do grid terão lançado seus carros para 2023. A maior curiosidade dos fãs sempre é conhecer as pinturas, se há inovações e desenhos ousados.
Também no Bahrein, em 5 de março, a Fórmula 1 dá a largada para o novo ano, com a primeira prova do calendário, que conta com um total de 23 corridas, um recorde histórico. A última etapa do ano se celebrará em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, no dia 26 de novembro.
ALPINE
Última equipe a revelar sua pintura, a francesa Alpine não fugiu ao padrão e manteve praticamente inalterada a pintura. A escuderia contará em 2023 com pilotos franceses: Pierre Gasly e Esteban Ocon. Nas etapas do Bahrein, Arábia Saudita e Austrália, a cor predominante será rosa.
MERCEDES
A Mercedes abriu mão do tradicional prateado e retorna com um carro predominantemente preto para a temporada 2023. A escuderia usou a cor em 2020 e 2021 como parte de uma campanha contra o racismo. O modelo W14 será pilotado pelo heptacampeão Lewis Hamilton e o britânico George Russell, que mais uma vez repetem a parceria. Depois de um 2022 decepcionante, a equipe promete brigar no topo da competição.
FERRARI
O novo monoposto da Ferrari, batizado de SF-23, mantém o vermelho característico da escuderia, mas com um tom mais escuro e detalhes em preto. O monegasco Charles Leclerc, atual vice-campeão, e o espanhol Carlos Sainz Jr. continuam na equipe para a disputa da temporada 2023 da F-1.
RED BULL
Atual campeã mundial de pilotos e construtores, a austríaca Red Bull terá nas pistas o modelo RB19 comandado pelo holandês Max Verstappen, bicampeão da Fórmula 1, e o mexicano Sergio Pérez. A pintura não trouxe grandes mudanças se comparada a 2022. Nas pistas, se mantido o desempenho como os motores Honda-RBPT, a Red Bull brigará novamente pelo título como favorita.
HAAS
A norte-americana Haas teve uma temporada razoável em 2022 tendo como parâmetro suas condições financeiras. Para 2023, novamente com motores Ferrari, aposta na experiência do dinamarquês Kevin Magnussen e do alemão Nico Hülkemberg.
WILLIAMS
A Williams tem lutado constantemente pelas últimas colocações do grid. Nem mesmo a mudança do comando da equipe de Grove e o uso de motores Mercedes surtiu efeito a curto prazo. No cockpit, boa expectativa pelo tailandês Alexander Albon e o estreante Logan Sargeant, dos EUA.
ALFA ROMEO
A Alfa Romeo surpreendeu com uma pintura muito parecida com a da Ferrari, sua fornecedora de motores. Nas pistas, não há grandes expectativas por melhora de desempenho em relação à última temporada, principalmente com a manutenção dos pilotos Valtteri Bottas, da Finlândia, e Guanyu Zhou, da China.
ALPHATAURI
A AlphaTauri não traz grandes mudanças em sua pintura para a temporada 2023. O japonês Yuki Tsunoda terá a companhia do holandês Nyck de Vries na escuderia italiana.
MCLAREN
A McLaren manteve a cor laranja como predominante em seu modelo 2023. A escuderia inglesa modificou a combinação das cores azul e preto no carro, sem grandes surpresas. A grande alteração para 2023 está no companheiro de Lando Norris, que segue sendo um australiano, mas a partir de agora será Oscar Piastri.
ASTON MARTIN
Com o bicampeão mundial Fernando Alonso em um dos cockpits para 2023, a Aston Martin espera recuperar o espaço perdido na última temporada. O espanhol tem o canadense Lance Stroll como companheiro de time, que mantém a cor verde tradicional em seu carro.