Fórmula 1 encaminha acordo para transmissão de corridas na Globo e deixa a Band em 2025


Detentora dos direitos comerciais da modalidade, Liberty Media ainda precisa definir detalhes com emissora para, então, rescindir atual contrato

Por Marcos Antomil e Leonardo Catto
Atualização:

Após quatro anos de transmissões na Band, a Fórmula 1 tem acordo encaminhado para retornar à Globo em 2025. A ideia é que a temporada 2024 continue a ser exibida na atual parceira. Quando o novo contrato for definido, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F-1, deve rescindir definitivamente com a Band.

A cobertura na Globo não será tão intensa quanto já foi. Antigamente, ficavam fora do canal aberto apenas os Grandes Prêmios que coincidiam em horário com jogos de futebol. Os Canais Globo da TV fechada transmitirão as demais etapas da temporada, treinos livres e disputa classificatória.

GP do Brasil, em Interlagos, será um dos transmitidos pela Globo. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão
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A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Ele foi o principal nome nos quase 40 anos de parceria entre a emissora carioca e a Fórmula 1. Desta vez, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.

Em 2021, depois da primeira temporada transmitida em novo contrato, a Band havia renovado a parceira até 2025. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas.

Campeão mundial de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto é cotado para figurar no grid da Fórmula 1 em 2025.  Foto: Felipe Rau/Estadão
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Piloto brasileiro é fator de interesse para Rede Globo

Uma das reclamações da emissora quando deixou de transmitir a Fórmula 1 era a ausência de um piloto brasileiro no grid. Conforme apurado pelo Estadão, a Globo vê com bons olhos a probabilidade de Gabriel Bortoleto pilotar pela Audi em 2025. Essa negociação elevou o interesse da emissora.

Quem trabalha com a economia em torno do GP de São Paulo acredita que a ausência de um brasileiro entre os pilotos é um dos fatores que influencia diretamente o interesse do púbico em acompanhar a temporada. Entretanto, há outro elemento: as redes sociais.

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“Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. A mudança de emissora também pode ser outro fator. No início, por ser novidade, obteve-se uma boa audiência, porém, nos anos seguintes, sem esse apelo do ‘fato novo’, os números começaram a cair”, pondera Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP de São Paulo.

Segundo Lo Prete, a queda na audiência não se reflete na mobilização do GP do Brasil. “Independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP no Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, diz.

Oficialmente, a Band não se posiciona sobre o fim das transmissões, assim como a Globo evita comentar a negociação em andamento.

Após quatro anos de transmissões na Band, a Fórmula 1 tem acordo encaminhado para retornar à Globo em 2025. A ideia é que a temporada 2024 continue a ser exibida na atual parceira. Quando o novo contrato for definido, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F-1, deve rescindir definitivamente com a Band.

A cobertura na Globo não será tão intensa quanto já foi. Antigamente, ficavam fora do canal aberto apenas os Grandes Prêmios que coincidiam em horário com jogos de futebol. Os Canais Globo da TV fechada transmitirão as demais etapas da temporada, treinos livres e disputa classificatória.

GP do Brasil, em Interlagos, será um dos transmitidos pela Globo. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Ele foi o principal nome nos quase 40 anos de parceria entre a emissora carioca e a Fórmula 1. Desta vez, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.

Em 2021, depois da primeira temporada transmitida em novo contrato, a Band havia renovado a parceira até 2025. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas.

Campeão mundial de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto é cotado para figurar no grid da Fórmula 1 em 2025.  Foto: Felipe Rau/Estadão

Piloto brasileiro é fator de interesse para Rede Globo

Uma das reclamações da emissora quando deixou de transmitir a Fórmula 1 era a ausência de um piloto brasileiro no grid. Conforme apurado pelo Estadão, a Globo vê com bons olhos a probabilidade de Gabriel Bortoleto pilotar pela Audi em 2025. Essa negociação elevou o interesse da emissora.

Quem trabalha com a economia em torno do GP de São Paulo acredita que a ausência de um brasileiro entre os pilotos é um dos fatores que influencia diretamente o interesse do púbico em acompanhar a temporada. Entretanto, há outro elemento: as redes sociais.

“Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. A mudança de emissora também pode ser outro fator. No início, por ser novidade, obteve-se uma boa audiência, porém, nos anos seguintes, sem esse apelo do ‘fato novo’, os números começaram a cair”, pondera Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP de São Paulo.

Segundo Lo Prete, a queda na audiência não se reflete na mobilização do GP do Brasil. “Independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP no Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, diz.

Oficialmente, a Band não se posiciona sobre o fim das transmissões, assim como a Globo evita comentar a negociação em andamento.

Após quatro anos de transmissões na Band, a Fórmula 1 tem acordo encaminhado para retornar à Globo em 2025. A ideia é que a temporada 2024 continue a ser exibida na atual parceira. Quando o novo contrato for definido, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F-1, deve rescindir definitivamente com a Band.

A cobertura na Globo não será tão intensa quanto já foi. Antigamente, ficavam fora do canal aberto apenas os Grandes Prêmios que coincidiam em horário com jogos de futebol. Os Canais Globo da TV fechada transmitirão as demais etapas da temporada, treinos livres e disputa classificatória.

GP do Brasil, em Interlagos, será um dos transmitidos pela Globo. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Ele foi o principal nome nos quase 40 anos de parceria entre a emissora carioca e a Fórmula 1. Desta vez, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.

Em 2021, depois da primeira temporada transmitida em novo contrato, a Band havia renovado a parceira até 2025. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas.

Campeão mundial de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto é cotado para figurar no grid da Fórmula 1 em 2025.  Foto: Felipe Rau/Estadão

Piloto brasileiro é fator de interesse para Rede Globo

Uma das reclamações da emissora quando deixou de transmitir a Fórmula 1 era a ausência de um piloto brasileiro no grid. Conforme apurado pelo Estadão, a Globo vê com bons olhos a probabilidade de Gabriel Bortoleto pilotar pela Audi em 2025. Essa negociação elevou o interesse da emissora.

Quem trabalha com a economia em torno do GP de São Paulo acredita que a ausência de um brasileiro entre os pilotos é um dos fatores que influencia diretamente o interesse do púbico em acompanhar a temporada. Entretanto, há outro elemento: as redes sociais.

“Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. A mudança de emissora também pode ser outro fator. No início, por ser novidade, obteve-se uma boa audiência, porém, nos anos seguintes, sem esse apelo do ‘fato novo’, os números começaram a cair”, pondera Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP de São Paulo.

Segundo Lo Prete, a queda na audiência não se reflete na mobilização do GP do Brasil. “Independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP no Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, diz.

Oficialmente, a Band não se posiciona sobre o fim das transmissões, assim como a Globo evita comentar a negociação em andamento.

Após quatro anos de transmissões na Band, a Fórmula 1 tem acordo encaminhado para retornar à Globo em 2025. A ideia é que a temporada 2024 continue a ser exibida na atual parceira. Quando o novo contrato for definido, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F-1, deve rescindir definitivamente com a Band.

A cobertura na Globo não será tão intensa quanto já foi. Antigamente, ficavam fora do canal aberto apenas os Grandes Prêmios que coincidiam em horário com jogos de futebol. Os Canais Globo da TV fechada transmitirão as demais etapas da temporada, treinos livres e disputa classificatória.

GP do Brasil, em Interlagos, será um dos transmitidos pela Globo. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Ele foi o principal nome nos quase 40 anos de parceria entre a emissora carioca e a Fórmula 1. Desta vez, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.

Em 2021, depois da primeira temporada transmitida em novo contrato, a Band havia renovado a parceira até 2025. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas.

Campeão mundial de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto é cotado para figurar no grid da Fórmula 1 em 2025.  Foto: Felipe Rau/Estadão

Piloto brasileiro é fator de interesse para Rede Globo

Uma das reclamações da emissora quando deixou de transmitir a Fórmula 1 era a ausência de um piloto brasileiro no grid. Conforme apurado pelo Estadão, a Globo vê com bons olhos a probabilidade de Gabriel Bortoleto pilotar pela Audi em 2025. Essa negociação elevou o interesse da emissora.

Quem trabalha com a economia em torno do GP de São Paulo acredita que a ausência de um brasileiro entre os pilotos é um dos fatores que influencia diretamente o interesse do púbico em acompanhar a temporada. Entretanto, há outro elemento: as redes sociais.

“Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. A mudança de emissora também pode ser outro fator. No início, por ser novidade, obteve-se uma boa audiência, porém, nos anos seguintes, sem esse apelo do ‘fato novo’, os números começaram a cair”, pondera Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP de São Paulo.

Segundo Lo Prete, a queda na audiência não se reflete na mobilização do GP do Brasil. “Independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP no Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, diz.

Oficialmente, a Band não se posiciona sobre o fim das transmissões, assim como a Globo evita comentar a negociação em andamento.

Após quatro anos de transmissões na Band, a Fórmula 1 tem acordo encaminhado para retornar à Globo em 2025. A ideia é que a temporada 2024 continue a ser exibida na atual parceira. Quando o novo contrato for definido, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da F-1, deve rescindir definitivamente com a Band.

A cobertura na Globo não será tão intensa quanto já foi. Antigamente, ficavam fora do canal aberto apenas os Grandes Prêmios que coincidiam em horário com jogos de futebol. Os Canais Globo da TV fechada transmitirão as demais etapas da temporada, treinos livres e disputa classificatória.

GP do Brasil, em Interlagos, será um dos transmitidos pela Globo. Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão

A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Ele foi o principal nome nos quase 40 anos de parceria entre a emissora carioca e a Fórmula 1. Desta vez, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.

Em 2021, depois da primeira temporada transmitida em novo contrato, a Band havia renovado a parceira até 2025. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas.

Campeão mundial de Fórmula 3, Gabriel Bortoleto é cotado para figurar no grid da Fórmula 1 em 2025.  Foto: Felipe Rau/Estadão

Piloto brasileiro é fator de interesse para Rede Globo

Uma das reclamações da emissora quando deixou de transmitir a Fórmula 1 era a ausência de um piloto brasileiro no grid. Conforme apurado pelo Estadão, a Globo vê com bons olhos a probabilidade de Gabriel Bortoleto pilotar pela Audi em 2025. Essa negociação elevou o interesse da emissora.

Quem trabalha com a economia em torno do GP de São Paulo acredita que a ausência de um brasileiro entre os pilotos é um dos fatores que influencia diretamente o interesse do púbico em acompanhar a temporada. Entretanto, há outro elemento: as redes sociais.

“Diferentemente de anos atrás, hoje as transmissões de TV ‘brigam simultaneamente’ com as redes sociais pela atenção do público. A mudança de emissora também pode ser outro fator. No início, por ser novidade, obteve-se uma boa audiência, porém, nos anos seguintes, sem esse apelo do ‘fato novo’, os números começaram a cair”, pondera Joaquim Lo Prete, Country Manager da Absolut Sport no Brasil, agência que oferece pacotes com hospedagem, transporte e ingressos para o GP de São Paulo.

Segundo Lo Prete, a queda na audiência não se reflete na mobilização do GP do Brasil. “Independentemente do alcance das transmissões, quando o assunto é o evento em si, é inegável que o GP no Brasil continua crescendo e sendo um sucesso a cada ano”, diz.

Oficialmente, a Band não se posiciona sobre o fim das transmissões, assim como a Globo evita comentar a negociação em andamento.

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