Relembre 10 acidentes que chocaram a Fórmula 1 nas últimas temporadas


Capotada grave do piloto Guanyu Zhou, em Silverstone, no último fim de semana, mostrou como medidas de segurança têm sido cruciais no desenvolvimento da categoria mais veloz do automobilismo

Por Marcos Antomil

A Fórmula 1 tem se dedicado a aprimorar, a cada temporada, a segurança dos pilotos no cockpit. Acidentes, no entanto, são praticamente inevitáveis no mundo da alta velocidade. Qualquer toque pode causar um grande estrago e mudar completamente os rumos de uma corrida. Nos últimos anos, alguns acidentes ficaram marcados na memória dos fãs e provaram que diversos itens de segurança são imprescindíveis na categoria. Os pilotos sabem que têm de conviver com esse risco nas pistas, andando a velocidades que podem chegar a mais de 300 km/h, mas estão muito mais preocupados com isso do que eram no passado. 

No último fim de semana, no Grande Prêmio da Inglaterra, o chinês Guanyu Zhou sofreu um grave acidente na largada. O piloto da Alfa Romeo foi tocado por George Russell, da Mercedes, e capotou algumas vezes até bater no alambrado que divide a caixa de brita e as arquibancadas de Silverstone. A cada dia, ângulos mais chocantes do acidente surgem. Zhou não teve ferimentos e estará em ação a partir desta sexta-feira em Spielberg, na Áustria, como informou sua escuderia.

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Zhou sofreu grave acidente no último GP da Fórmula 1, em Silverstone. Foto: BEN STANSALL / AFP

Ainda em 2022 ao longo do fim de semana do Grande Prêmio de Mônaco, Mick Schumacher protagonizou um acidente violento na saída da cursa da piscina. Filho do heptacampeão Michael Schumacher, ele teve sua Haas partida ao meio na colisão, lembrando que os carros atualmente são planejados para que, em acidentes como esse, a célula de sobrevivência não seja afetada e resguardando o piloto.

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Mas esse não foi o único acidente de Mick na atual temporada da Fórmula 1. Em Jeddah, na Arábia Saudita, o alemão precisou ser socorrido de helicóptero apesar de não ter sofrido graves lesões. A pancada novamente foi muito forte e deixou pilotos, equipes e fãs apreensivos com a situação.

A temporada 2021 ficou marcada por intensa disputa entre o britânico Lewis Hamilton e o holandês Max Verstappen. O título ficou com o piloto da Red Bull, mas, ao longo do ano, ambos se envolveram em acidentes que geraram fortes controvérsias no circo da Fórmula 1, com fãs e especialista buscando culpados por cada um dos encontros entre os dois nas pistas.

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O primeiro aconteceu em Silverstone. Correndo em casa, Hamilton precisava de um resultado positivo para seguir de perto o holandês na pontuação, que havia triunfado na sprint race, no dia anterior. No domingo, os dois dividiram todas as curvas após a largada, mas logo em seguida um dos toques custou caro. Hamilton deixou o carro espalhar no asfasto e acertou Verstappen, que sofreu o maior impacto de força G já registrado na Fórmula 1, 51G.

Já na segunda metade do campeonato, a disputa entre Hamilton e Verstappen se intensificou. Em Monza, os dois voltaram ao embate. Dessa vez, Verstappen não tinha meios para segurar o piloto da Mercedes. Eles entraram juntos na chicane. Verstappen decolou e viu seu carro parar sobre o de Hamilton. A corrida terminou para ambos. O halo salvou Hamilton de ter o pneu da Red Bull sobre sua cabeça. Halo é aquele arco que fica sobre a cabeça do piloto no carro.

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Em 2020, Romain Grosjean se envolveu em um grave acidente no Bahrein. Logo na primeira volta, o piloto francês perdeu o controle do carro e acertou o guard rail. A pancada foi tão forte que o carro atravessou a proteção e explodiu em seguida. Em meio às chamas, Grosjean conseguiu escapar de maneira heroica, tendo apenas queimaduras nas mãos.

Confira imagens impressionantes do acidente envolvendo Romain Grosjean no GP do Bahrein

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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Toga Bozoglu/ AFP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Bryn Lennon/ AFP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Bryn Lennon/ AP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ EFE
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Hamad Mohammed/ AP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Hamad I Mohammed/ Reuters
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ Reuters
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ EFE
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Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Fórmula 1 se viu obrigada a readequar seu calendário em 2020. Novas pistas foram utilizadas, nem sempre nas melhores condições para uma prova da categoria máxima do automobilismo mundial. Foi o caso do circuito de Mugello, casa da Ferrari, que abrigou o GP da Toscana. O primeiro acidente envolveu Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Pierre Gasly. Após a relargada, nova colisão com quatro pilotos: Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz Jr, Kevin Magnussen e Nicholas Latifi.

O dinamarquês Kevin Magnussen também protagonizou um acidente em 2014 com o brasileiro Felipe Massa. No Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, logo na largada, Magnussen acertou o pneu traseiro do carro de Massa e deixou a Williams do brasileiro de cabeça para baixo.

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Em 2018, o bicampeão mundial Fernando Alonso vivenciou um acidente cinematográfico em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Novamente a largada foi o palco. O asturiano foi tocado pela Renault de Nico Hülkemberg e voou por cima da Sauber de Charles Leclerc, que teve o Santo Antônio atingido levemente.

Alonso também se envolveu em uma batida forte em 2016. O espanhol tentava um ultrapassagem sobre Romain Grosjean no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Quando foi realizar a manobra, Alonso acertou o pneu traseiro do carro do francês e capotou, parando na caixa de brita.

Esperando não conviver com minutos de tensão e dúvidas, a Fórmula 1 desembarca neste fim de semana em Spielberg, para o Grande Prêmio da Áustria. O treino que define o grid para a sprint race está agendado para esta sexta-feira, ao meio-dia. A sprint acontece no sábado, às 11h30, e determinará as posições de largada para a corrida no domingo, às 10h.

A Fórmula 1 tem se dedicado a aprimorar, a cada temporada, a segurança dos pilotos no cockpit. Acidentes, no entanto, são praticamente inevitáveis no mundo da alta velocidade. Qualquer toque pode causar um grande estrago e mudar completamente os rumos de uma corrida. Nos últimos anos, alguns acidentes ficaram marcados na memória dos fãs e provaram que diversos itens de segurança são imprescindíveis na categoria. Os pilotos sabem que têm de conviver com esse risco nas pistas, andando a velocidades que podem chegar a mais de 300 km/h, mas estão muito mais preocupados com isso do que eram no passado. 

No último fim de semana, no Grande Prêmio da Inglaterra, o chinês Guanyu Zhou sofreu um grave acidente na largada. O piloto da Alfa Romeo foi tocado por George Russell, da Mercedes, e capotou algumas vezes até bater no alambrado que divide a caixa de brita e as arquibancadas de Silverstone. A cada dia, ângulos mais chocantes do acidente surgem. Zhou não teve ferimentos e estará em ação a partir desta sexta-feira em Spielberg, na Áustria, como informou sua escuderia.

Zhou sofreu grave acidente no último GP da Fórmula 1, em Silverstone. Foto: BEN STANSALL / AFP

Ainda em 2022 ao longo do fim de semana do Grande Prêmio de Mônaco, Mick Schumacher protagonizou um acidente violento na saída da cursa da piscina. Filho do heptacampeão Michael Schumacher, ele teve sua Haas partida ao meio na colisão, lembrando que os carros atualmente são planejados para que, em acidentes como esse, a célula de sobrevivência não seja afetada e resguardando o piloto.

Mas esse não foi o único acidente de Mick na atual temporada da Fórmula 1. Em Jeddah, na Arábia Saudita, o alemão precisou ser socorrido de helicóptero apesar de não ter sofrido graves lesões. A pancada novamente foi muito forte e deixou pilotos, equipes e fãs apreensivos com a situação.

A temporada 2021 ficou marcada por intensa disputa entre o britânico Lewis Hamilton e o holandês Max Verstappen. O título ficou com o piloto da Red Bull, mas, ao longo do ano, ambos se envolveram em acidentes que geraram fortes controvérsias no circo da Fórmula 1, com fãs e especialista buscando culpados por cada um dos encontros entre os dois nas pistas.

O primeiro aconteceu em Silverstone. Correndo em casa, Hamilton precisava de um resultado positivo para seguir de perto o holandês na pontuação, que havia triunfado na sprint race, no dia anterior. No domingo, os dois dividiram todas as curvas após a largada, mas logo em seguida um dos toques custou caro. Hamilton deixou o carro espalhar no asfasto e acertou Verstappen, que sofreu o maior impacto de força G já registrado na Fórmula 1, 51G.

Já na segunda metade do campeonato, a disputa entre Hamilton e Verstappen se intensificou. Em Monza, os dois voltaram ao embate. Dessa vez, Verstappen não tinha meios para segurar o piloto da Mercedes. Eles entraram juntos na chicane. Verstappen decolou e viu seu carro parar sobre o de Hamilton. A corrida terminou para ambos. O halo salvou Hamilton de ter o pneu da Red Bull sobre sua cabeça. Halo é aquele arco que fica sobre a cabeça do piloto no carro.

Em 2020, Romain Grosjean se envolveu em um grave acidente no Bahrein. Logo na primeira volta, o piloto francês perdeu o controle do carro e acertou o guard rail. A pancada foi tão forte que o carro atravessou a proteção e explodiu em seguida. Em meio às chamas, Grosjean conseguiu escapar de maneira heroica, tendo apenas queimaduras nas mãos.

Confira imagens impressionantes do acidente envolvendo Romain Grosjean no GP do Bahrein

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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Toga Bozoglu/ AFP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Bryn Lennon/ AFP
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Foto: Bryn Lennon/ AP
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Hamad I Mohammed/ Reuters
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ Reuters
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ EFE

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Fórmula 1 se viu obrigada a readequar seu calendário em 2020. Novas pistas foram utilizadas, nem sempre nas melhores condições para uma prova da categoria máxima do automobilismo mundial. Foi o caso do circuito de Mugello, casa da Ferrari, que abrigou o GP da Toscana. O primeiro acidente envolveu Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Pierre Gasly. Após a relargada, nova colisão com quatro pilotos: Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz Jr, Kevin Magnussen e Nicholas Latifi.

O dinamarquês Kevin Magnussen também protagonizou um acidente em 2014 com o brasileiro Felipe Massa. No Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, logo na largada, Magnussen acertou o pneu traseiro do carro de Massa e deixou a Williams do brasileiro de cabeça para baixo.

Em 2018, o bicampeão mundial Fernando Alonso vivenciou um acidente cinematográfico em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Novamente a largada foi o palco. O asturiano foi tocado pela Renault de Nico Hülkemberg e voou por cima da Sauber de Charles Leclerc, que teve o Santo Antônio atingido levemente.

Alonso também se envolveu em uma batida forte em 2016. O espanhol tentava um ultrapassagem sobre Romain Grosjean no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Quando foi realizar a manobra, Alonso acertou o pneu traseiro do carro do francês e capotou, parando na caixa de brita.

Esperando não conviver com minutos de tensão e dúvidas, a Fórmula 1 desembarca neste fim de semana em Spielberg, para o Grande Prêmio da Áustria. O treino que define o grid para a sprint race está agendado para esta sexta-feira, ao meio-dia. A sprint acontece no sábado, às 11h30, e determinará as posições de largada para a corrida no domingo, às 10h.

A Fórmula 1 tem se dedicado a aprimorar, a cada temporada, a segurança dos pilotos no cockpit. Acidentes, no entanto, são praticamente inevitáveis no mundo da alta velocidade. Qualquer toque pode causar um grande estrago e mudar completamente os rumos de uma corrida. Nos últimos anos, alguns acidentes ficaram marcados na memória dos fãs e provaram que diversos itens de segurança são imprescindíveis na categoria. Os pilotos sabem que têm de conviver com esse risco nas pistas, andando a velocidades que podem chegar a mais de 300 km/h, mas estão muito mais preocupados com isso do que eram no passado. 

No último fim de semana, no Grande Prêmio da Inglaterra, o chinês Guanyu Zhou sofreu um grave acidente na largada. O piloto da Alfa Romeo foi tocado por George Russell, da Mercedes, e capotou algumas vezes até bater no alambrado que divide a caixa de brita e as arquibancadas de Silverstone. A cada dia, ângulos mais chocantes do acidente surgem. Zhou não teve ferimentos e estará em ação a partir desta sexta-feira em Spielberg, na Áustria, como informou sua escuderia.

Zhou sofreu grave acidente no último GP da Fórmula 1, em Silverstone. Foto: BEN STANSALL / AFP

Ainda em 2022 ao longo do fim de semana do Grande Prêmio de Mônaco, Mick Schumacher protagonizou um acidente violento na saída da cursa da piscina. Filho do heptacampeão Michael Schumacher, ele teve sua Haas partida ao meio na colisão, lembrando que os carros atualmente são planejados para que, em acidentes como esse, a célula de sobrevivência não seja afetada e resguardando o piloto.

Mas esse não foi o único acidente de Mick na atual temporada da Fórmula 1. Em Jeddah, na Arábia Saudita, o alemão precisou ser socorrido de helicóptero apesar de não ter sofrido graves lesões. A pancada novamente foi muito forte e deixou pilotos, equipes e fãs apreensivos com a situação.

A temporada 2021 ficou marcada por intensa disputa entre o britânico Lewis Hamilton e o holandês Max Verstappen. O título ficou com o piloto da Red Bull, mas, ao longo do ano, ambos se envolveram em acidentes que geraram fortes controvérsias no circo da Fórmula 1, com fãs e especialista buscando culpados por cada um dos encontros entre os dois nas pistas.

O primeiro aconteceu em Silverstone. Correndo em casa, Hamilton precisava de um resultado positivo para seguir de perto o holandês na pontuação, que havia triunfado na sprint race, no dia anterior. No domingo, os dois dividiram todas as curvas após a largada, mas logo em seguida um dos toques custou caro. Hamilton deixou o carro espalhar no asfasto e acertou Verstappen, que sofreu o maior impacto de força G já registrado na Fórmula 1, 51G.

Já na segunda metade do campeonato, a disputa entre Hamilton e Verstappen se intensificou. Em Monza, os dois voltaram ao embate. Dessa vez, Verstappen não tinha meios para segurar o piloto da Mercedes. Eles entraram juntos na chicane. Verstappen decolou e viu seu carro parar sobre o de Hamilton. A corrida terminou para ambos. O halo salvou Hamilton de ter o pneu da Red Bull sobre sua cabeça. Halo é aquele arco que fica sobre a cabeça do piloto no carro.

Em 2020, Romain Grosjean se envolveu em um grave acidente no Bahrein. Logo na primeira volta, o piloto francês perdeu o controle do carro e acertou o guard rail. A pancada foi tão forte que o carro atravessou a proteção e explodiu em seguida. Em meio às chamas, Grosjean conseguiu escapar de maneira heroica, tendo apenas queimaduras nas mãos.

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Foto: Tolga Bozoglu/ Reuters
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Acidente de Romain Grosjean no GP do Bahrein

Foto: Tolga Bozoglu/ EFE

Por causa da pandemia do novo coronavírus, a Fórmula 1 se viu obrigada a readequar seu calendário em 2020. Novas pistas foram utilizadas, nem sempre nas melhores condições para uma prova da categoria máxima do automobilismo mundial. Foi o caso do circuito de Mugello, casa da Ferrari, que abrigou o GP da Toscana. O primeiro acidente envolveu Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Pierre Gasly. Após a relargada, nova colisão com quatro pilotos: Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz Jr, Kevin Magnussen e Nicholas Latifi.

O dinamarquês Kevin Magnussen também protagonizou um acidente em 2014 com o brasileiro Felipe Massa. No Grande Prêmio da Alemanha, em Hockenheim, logo na largada, Magnussen acertou o pneu traseiro do carro de Massa e deixou a Williams do brasileiro de cabeça para baixo.

Em 2018, o bicampeão mundial Fernando Alonso vivenciou um acidente cinematográfico em Spa-Francorchamps, na Bélgica. Novamente a largada foi o palco. O asturiano foi tocado pela Renault de Nico Hülkemberg e voou por cima da Sauber de Charles Leclerc, que teve o Santo Antônio atingido levemente.

Alonso também se envolveu em uma batida forte em 2016. O espanhol tentava um ultrapassagem sobre Romain Grosjean no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne. Quando foi realizar a manobra, Alonso acertou o pneu traseiro do carro do francês e capotou, parando na caixa de brita.

Esperando não conviver com minutos de tensão e dúvidas, a Fórmula 1 desembarca neste fim de semana em Spielberg, para o Grande Prêmio da Áustria. O treino que define o grid para a sprint race está agendado para esta sexta-feira, ao meio-dia. A sprint acontece no sábado, às 11h30, e determinará as posições de largada para a corrida no domingo, às 10h.

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