“Senna” estreia nesta sexta-feira na Netflix, e o Estadão teve acesso antecipado ao material completo. A série, dividida em seis episódios de cerca de uma hora, retrata a vida e carreira de Ayrton, interpretado por Gabriel Leone, e impressiona pela caracterização e fidelidade dos carros e trajes da época.
A série é dirigida por Vicente Amorim e é digna de elogios até para os fãs de Fórmula 1, que já conhecem a história do tricampeão mundial pela McLaren.
Mais sobre 'Senna'
‘Senna era o mais humano dos heróis’, diz Gabriel Leone, protagonista da nova série; veja vídeo
Galvão aprova série sobre Senna e se diz surpreso ao ser representado na obra: ‘Nunca imaginei isso’
F1: ator da série de Senna revela aulas de kart e contato com a família para personificar ídolo
Netflix revela personagens da série ‘Senna’; veja como ficaram Galvão, Galisteu, Xuxa e mais
Isso porque as cenas de corrida e a caracterização dos pilotos e tudo que envolve o entorno de Senna está muito fiel à realidade. As cenas dos carros da época foram extremamente detalhistas e dignas de elogios da produção da série.
Neste aspecto, dá pra comparar com “Rush: No Limite da Emoção", filme de 2013 estrelado por Daniel Bruhl e Chris Hemsworth, que interpretam Niki Lauda e James Hunt, respectivamente, na lendária rivalidade dos dois nos anos 70.
“Senna” lembra muito “Rush”, com dramatização e ficção agradando os mais fanáticos por corrida e pela carreira do brasileiro.
Como era de se esperar, a narrativa trata Senna em diversos momentos como injustiçado, como no Mundial de kart de 1979, na F3 e na rivalidade com Alain Prost.
Assim como a Netflix foi responsável direta pela renovação e aumento do número de fãs de Fórmula 1 com “Drive to Survive”, que conta a história e vida real da categoria e seus protagonistas há seis anos, é capaz de “Senna” causar o mesmo efeito.
Para os que viveram, acompanharam, leram e assistiram Ayrton Senna na F1, não haverá muito efeito. Mas três décadas se passaram desde a morte do piloto e o público mais jovem tem diante de seus olhos um documento audiovisual que certamente servirá como base para admirar ainda mais um dos maiores atletas de todos os tempos.