O que estão compartilhando: vídeo mostra carro elétrico da fabricante de automóveis BYD pegando fogo em uma avenida. O veículo começa a andar sozinho em direção às pessoas que assistem ao incêndio.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gravado na Índia, no último sábado, 12. Uma reportagem da First India News, uma empresa de comunicação do Rajastão, identifiou o carro em chamas como um Hector, movido a combustão, da montadora MG Motor. O Verifica consultou o catálogo da MG e confirmou que o veículo mostrado é desse modelo. A assessoria da BYD negou que o carro em chamas que aparece no vídeo seja um dos elétricos de sua fabricação. A MG foi procurada, mas não retornou.
Saiba mais: Viralizou um vídeo de um carro pegando fogo em uma avenida enquanto uma multidão de pessoas assistiam ao incidente. Em determinado momento, o veículo passa a se movimentar sozinho, assustando os espectadores, que saem correndo para não serem atropelados. Alguém inseriu na gravação o texto “carro elétrico da BYD supera a morte e volta a vida para se vingar dos humanos”.
Veículo em chamas não é da BYD
O incidente com o carro ocorreu no último sábado, 12, na cidade de Jaipur, no estado do Rajastão, na Índia. A BBC indiana entrevistou o motorista do veículo. A tradução feita pelo Google da descrição do vídeo informa que Jitendra Jangid estava na avenida quando percebeu fumaça saindo do ar-condicionado. Ele parou o carro e ao abrir o capô viu as chamas. Instantes depois, o veículo em chamas começou a se mover e só foi parar mais adiante depois de atingir uma divisória.
Nas redes sociais, passou a circular o boato de que o carro seria movido a eletricidade e que pertenceria à empresa BYD, da China. Em nota enviada por e-mail ao Verifica, a BYD informou que a Índia faz parte do seu mercado consumidor, mas que é falsa a informação que o veículo em chamas é deles. “O carro em questão sequer é elétrico, sendo um modelo à combustão de outra montadora”, informaram.
O Verifica consultou o catálogo da MG (abaixo) e confirmou que o veículo filmado é do modelo Hector. A marca tem concessionárias no Brasil, mas não foi possível confirmar se o carro é vendido aqui. A MG foi procurada, mas retornou o contato.