O que estão compartilhando: que o médico Drauzio Varella disse em um vídeo que as pessoas que a única forma possível de perder peso é regular as mitocôndrias, e que há um truque caseiro com água para esta finalidade.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo usa o trecho de um conteúdo verdadeiro publicado no canal do médico no YouTube, mas altera a resposta dele para a pergunta: “Por que tem pessoas que comem muito e não engordam, enquanto tem outras que comem menos e engordam?”. O vídeo mentiroso usa inteligência artificial para parecer que Drauzio diz que a resposta estaria na quantidade de mitocôndrias que cada pessoa possui. No vídeo verdadeiro, Drauzio fala apenas no equilíbrio energético do corpo.
Saiba mais: O vídeo investigado foi compartilhado no Facebook e acumulou mais de 750 mil visualizações. Ele usa uma estratégia comum em publicações que falam em curas milagrosas ou que tentam captar dados sensíveis de usuários. A primeira parte do vídeo é real e mostra o rosto e a voz de uma personalidade conhecida. Em seguida, a imagem original é substituída por outra mais genérica. Uma narração falsa é adicionada, imitando a voz do personagem. Isso é possível em casos de pessoas conhecidas, quando a voz é facilmente imitada em softwares de inteligência artificial.
Neste caso, a voz da narração é bastante parecida com a do médico Drauzio Varella, mas é possível perceber um tom “robótico” em algumas das frases.
Resposta está no equilíbrio energético, não nas mitocôndrias
O vídeo original usado para produzir a peça de desinformação foi publicado no canal do médico no YouTube em 4 de dezembro de 2017. Ele responde à pergunta de um usuário chamado LucasTube, que questiona por que existem pessoas que comem muito e não engordam, enquanto outras comem menos e engordam.
O médico explica que isso acontece por conta do equilíbrio energético do organismo das pessoas. De um lado, está a energia absorvida pelo corpo, que vem dos alimentos ingeridos. Para que uma pessoa consiga manter um peso constante, a energia absorvida tem que ser igual à soma entre a energia gasta em repouso, a energia gasta em atividade – como exercícios físicos, por exemplo – e a termogênese, que é o gasto de energia do corpo para manter a temperatura interna dos órgãos em 37°C, mesmo em dias bastante frios.
“A energia gasta em atividade varia: se você faz muito exercício, você pode comer mais, tem liberdade. Se você não faz nenhum, tem que comer muito menos para equilibrar a equação”, diz Drauzio, antes de falar sobre a energia em repouso. “Essa varia muito. Em geral, o ‘magro de ruim’ é aquele que o corpo é muito esbanjador de energia, ele gasta muita energia em repouso, ele pode comer mais. O que tem tendência à obesidade é aquele que tem um corpo econômico, um corpo que gasta pouca energia. E aí, o pouco a mais que ele coma, ele desequilibra a equação”, afirma.
Essas pessoas engordam, explica, porque as calorias ficam guardadas. “O corpo humano não despreza nenhuma caloria Toda caloria em excesso é transformada em gordura e armazenada nas células adiposas”, completa. O vídeo se encerra sem que o médico ofereça nenhum tratamento “milagroso”.
Em dezembro do ano passado, em uma matéria do Fantástico, Drauzio Varella falou sobre o uso de inteligência artificial para aplicar golpes e espalhar desinformação, prometendo tratamentos milagrosos usando sua imagem.