O que estão compartilhando: que Elon Musk teria gastado 790 milhões de dólares para comprar a estação de televisão americana ABC. O bilionário teria cancelado o talk show The View, dessa emissora, após o ator Alec Baldwin tê-lo chamado de “canalha” no programa.
O Estadão Verifica investigou e concluiu: é falso. Não há registro de que Musk tenha comprado a ABC ou que Baldwin tenha xingado o bilionário no The View. A aparição mais recente do ator no programa de televisão foi em 2020, e o empresário não foi citado. O dono do X (antigo Twitter) não citou o The View ou a ABC em suas postagens mais recentes na rede social. Alegações inventando que Musk teria comprado a emissora e demitido artistas ligados ao talk show se originaram em sites satíricos e “caça-cliques”.
Saiba mais: O The View vai ao ar todos os dias úteis nos Estados Unidos na emissora American Broadcasting Company (ABC). São cinco apresentadoras fixas, mais convidados especiais, que se reúnem para conversar ao vivo sobre política e atualidades. O programa entrou em hiato no dia 23 de dezembro passado, em razão do Natal e Ano Novo, e retornou hoje, dia 6 de janeiro.
A ABC foi comprada em 1995 pela The Walt Disney Company, por 19 bilhões de dólares. Não existem notícias desde então indicando que Elon Musk teria adquirido a emissora. Um grande aquisição como essa seria noticiada pela imprensa.
Baldwin participou como co-apresentador do The View em fevereiro de 2020. Aquele foi um ano eleitoral nos Estados Unidos. Uma postagem no X oficial do programa mostra Baldwin fazendo uma breve imitação do então candidato à presidência Donald Trump. Não foi encontrada menção a Musk.
O conteúdo verificado aqui foi publicado no Facebook dia 29 de dezembro, exatamente durante o hiato de fim de ano do The View. A página que postou a mentira sobre a compra da ABC também publicou mais alegações sem fundamento envolvendo celebridades. Nas postagens, não há links que encaminhem para um site com notícias. Também não há registro desse mesmo perfil em mais redes sociais.
Mentiras sobre Musk comprar emissoras circulam nas redes
O boato envolvendo Musk e a ABC também foi verificado pelo veículo de imprensa USA Today (link em inglês). A checagem mostrou que a alegação sobre a compra da emissora surgiu como piada, em sites satíricos, e depois foi republicada como se fosse uma notícia legítima. O USA Today chamou isso de “sátira roubada”.
Outra mentira, a de que Musk teria demitido o elenco inteiro do The View, foi derrubada pela agência de notícia Reuters. A origem dessas postagens, segundo a agência, estaria em perfis nas redes sociais associados a sites de clickbait. Na definição do SaferNet Brasil, “clickbait” são paginas que buscam atrair cliques com informações falsas e chamadas sensacionalistas.
O Estadão Verifica desmentiu anteriormente que Musk teria comprado a CNN e o YouTube. Em colaboração com o Projeto Comprova, foi dado como falso que o bilionário teria comprado o Grupo Globo.