O que estão compartilhando: que o bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da Tesla, chegou ao Rio Grande do Sul para ajudar as vítimas do desastre ambiental no Estado.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso, pois o vídeo não mostra Elon Musk no Rio Grande do Sul, e sim em Miami, nos Estados Unidos. O registro foi publicado pelo fotógrafo PichichiPixx no Instagram em 8 de maio deste ano.
Leitores solicitaram a checagem deste conteúdo por WhatsApp, pelo número (11) 97683-7490.
Saiba mais: no TikTok e YouTube, o vídeo enganoso acumula mais de 5,5 milhões de visualizações. Embora a peça checada seja falada em inglês, usuários parecem ter acreditado que a gravação mostraria Elon Musk chegando ao Brasil. “Elon Musk seja super bem vindo no Brasil (sic)”, diz um dos comentários. “Seja bem vindo Elon musk, toda ajuda é necessária para ajudar nossos irmãos”, afirma outro.
Logo no início da filmagem, uma pessoa diz “Welcome back to Miami, Elon” (em português, ”bem-vindo de volta a Miami, Elon”). O Estadão Verifica buscou, então, registros do bilionário na cidade da Flórida, nos Estados Unidos.
O vídeo original foi localizado no Instagram do fotógrafo PichichiPixx, datado em 8 de maio de 2024. O profissional já teve fotos publicadas em diversos veículos, como Vogue, People, Vanity Fair, dentre outros. A mesma filmagem foi repostada por contas de apoio ao bilionário. Veja abaixo.
Ajuda de Elon Musk ao Rio Grande do Sul
Não há registros de que o proprietário da Tesla tenha comparecido ao Brasil para prestar solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Musk, contudo, anunciou que sua empresa de internet via satélite Starlink ajudaria o Estado por meio de uma doação de mil terminais de internet para socorristas, com objetivo de ajudar nas buscas e resgates.
Leia também
O bilionário afirmou ainda que os terminais serão livres para uso “até que toda a região se recupere”. Na postagem, Musk incluiu um vídeo da modelo gaúcha Gisele Bündchen em que ela pede doações ao Rio Grande do Sul.
Como lidar com postagens do tipo: por se tratar de um assunto em evidência, a tragédia no Rio Grande do Sul é alvo de desinformação nas redes sociais. No caso aqui checado, uma pesquisa por palavras-chave no seu buscador de preferência pode auxiliar a checar o conteúdo (aqui, a reportagem buscou por “Elon Musk” e “Rio Grande do Sul”).