O que estão compartilhando: sequência de seis vídeos que mostram tornados. A legenda da postagem diz que seriam imagens do furacão Milton nos Estados Unidos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Pelo menos três dos vídeos que aparecem na postagem analisada não têm relação com a passagem do furacão Milton na Flórida. O registro de uma bandeira tremulando sob forte ventania foi feito durante a passagem de um tornado no Kansas em 2022. Já um vídeo gravado de um carro com tornado ao fundo é de 2014 e foi publicado por um “caçador de tempestades” nas redes sociais.
Saiba mais: Uma sequência de seis vídeos curtos compartilhados no Instagram exibe imagens de desastres naturais com a indicação de que elas teriam sido gravadas durante a passagem do furacão Milton nos Estados Unidos.
A primeira imagem, gravada por câmeras de segurança, mostra árvores sendo levadas e uma bandeira dos Estados Unidos tremulando. No entanto, esse vídeo não é recente e foi registrado em abril de 2022, durante a passagem de um tornado em Andover, no Kansas.
Por meio de busca reversa de imagens (saiba aqui como fazer), o Estadão Verifica encontrou uma publicação em um site que afirmava que o vídeo mostraria os efeitos de um tornado no Kansas. Ao pesquisar no Google sobre o assunto, encontramos uma notícia do G1 que confirmava a informação (confira aqui e aqui). Segundo o portal de notícias, as imagens foram gravadas por câmeras de segurança da prefeitura de Andover. Ninguém se feriu durante a passagem daquele tornado.
Outro vídeo que aparece no compilado mostra uma gravação feita dentro de um carro numa rodovia. No fundo da estrada, é possível ver a passagem de um tornado. Com auxílio da ferramenta Invid, encontramos o vídeo original publicado por uma conta no X (antigo Twitter) em 2020 — mas gravado em 2014, segundo a postagem. As imagens foram feitas pelo “caçador de tempestades” Ricky Forbes.
Outro vídeo que aparece na publicação checada foi encontrado no YouTube, publicado em 2020 — o que desmente a alegação de que as imagens são recentes e relacionadas ao furacão Milton.
Postagens usam vídeos antigos para falar de furacão Milton
No dia 9 deste mês, às 20h30, 21h30 no horário de Brasília, o furacão Milton atingiu a Flórida. Autoridades locais confirmaram a morte de 11 pessoas. A circulação de vídeos sobre o furacão nas redes sociais causou alarme entre a população; no entanto, muitos desses vídeos não estavam relacionados ao Milton. O Estadão Verifica checou os boatos relacionados ao fenômeno. Confira abaixo a lista:
Confira as checagens sobre o furacão Milton:
Furacão Milton não fez rota ‘quase sobrenatural’ mostrada em postagem no Instagram
Postagem engana ao associar vídeos antigos ao furacão Milton
Vídeo de formação de nuvens escuras sobre cidade mostra chuva na Austrália, e não furacão nos EUA
Imagem criada digitalmente é compartilhada como se mostrasse chegada de furacão Milton à Flórida
Vídeo de raios azuis sobre loja de artigos de festa foi postado em 2020 por conta que faz edições
Post engana ao publicar foto espacial antiga como se fosse do furacão Milton
Vídeo de praia com nuvens carregadas é de 2021 e não tem relação com furacão Milton
É falso que telefilme de 2004 tenha ‘previsto’ nome e intensidade do furacão Milton