O que estão compartilhando: vídeo que mostraria o furacão Milton chegando em Tampa, cidade na Flórida, nos Estados Unidos.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A imagem foi criada e animada digitalmente por dois artistas. O autor da imagem é Brent Shavnore, que publicou o material no Instagram em 2019. Posteriormente, outro artista digital, autodenominado “TheGlitch”, publicou na rede social uma animação da mesma imagem.
Saiba mais: uma postagem no Facebook compartilha uma imagem animada que afirma mostrar o furacão Milton se aproximando de Tampa, na Flórida. Por meio de uma busca reversa (veja aqui como fazer), o Estadão Verifica descobriu que o conteúdo é uma montagem. A imagem foi criada digitalmente pelo artista Brent Shavnore e publicada em sua rede social no dia 12 de abril de 2019. Veja abaixo.
Em 18 de maio daquele ano, o usuário “TheGlitch” publicou uma animação da imagem criada por Shavnore. Além do movimento da grande nuvem espiral, um som de tempestade foi adicionado. No Facebook, Shavnore repostou a arte digital editada e creditou o perfil.
Postagens que associam a arte digital ao furacão Milton já acumulam mais de 400 mil visualizações nas redes sociais. Anteriormente, o mesmo material já foi utilizado para espalhar desinformação sobre fenômenos climáticos. Em 2019, por exemplo, iniciativas de checagem como agência Lupa, AFP e E-Farsas desmentiram que o conteúdo fosse um registro do furacão Dorian se aproximando das ilhas das Bahamas.
À época, Shavnore detalhou à AFP que a arte digital foi criada a partir de duas imagens preexistentes. As duas estão no banco de imagens Shutterstock: uma delas mostra uma grande tempestade, enquanto a outra é uma vista aérea de Miami, na Flórida.
Furacão Milton chegou à Flórida
O furacão Milton chegou à costa da Flórida na noite desta quarta-feira, 9. O furacão tocou o solo com intensidade de categoria 3 e ventos sustentados de 205 km/h. Horas depois, já na madrugada desta quinta-feira, 10, ele enfraqueceu para a categoria 1.
Apesar disso, os alertas permaneceram. No momento, fortes chuvas e o risco de inundação ainda preocupam a região. Segundo autoridades locais, ao menos 11 pessoas morreram.
Leia também
Como lidar com postagens do tipo: tirar vídeos de contexto para associar a um assunto em evidência é uma tática comum de desinformação. Existem maneiras de evitar esses tipos de narrativas enganosas, como, por exemplo, a busca reversa de imagens. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a descobrir se uma determinada mídia já foi compartilhada antes na internet, em quais sites e em qual contexto. O Estadão Verifica já produziu um passo a passo de como utilizar o mecanismo (veja aqui).