O que estão compartilhando: vídeo que mostra bois sendo levados pela enchente no Rio Grande do Sul.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso, pois o vídeo não é atual nem aconteceu no Brasil. As imagens foram gravadas em 2020 no México, quando o furacão Hanna passou por Nayarit, estado no oeste do país.
Saiba mais: O vídeo que se tornou viral no TikTok, Instagram e X (antigo Twitter) mostra bois arrastados por uma forte corrente de água. As legendas afirmam que trata-se de um episódio no Rio Grande do Sul, que sofre com a tragédia climática causada pelas enchentes na região.
Por meio de busca reversa de imagens (veja aqui como fazer), o Estadão Verifica localizou a checagem de um jornal da Índia, de 2020, que mostra o contexto original das imagens. Na época, o mesmo vídeo estava sendo usado fora de contexto em postagens que afirmavam que as imagens eram de uma enchente no distrito de Idukki.
A partir de buscas no Google sobre “Nayarit” e “bois” foi possível localizar veículos mexicanos que noticiaram o caso na época em que ele ocorreu, julho de 2020. Segundo o portal Noticieros Televisa, após a passagem do furacão, fortes chuvas fizeram um rio transbordar na comunidade de Zacualpan.
No vídeo compartilhado pelo portal, é possível ouvir homens conversando em espanhol. Já na peça que circula no Brasil, o conteúdo circula sem áudio ou com música ao fundo. Pelo menos 10 cabeças de gados são vistas sendo arrastadas pela correnteza. No texto, não há confirmação se os animais foram salvos.
Leia Também:
Os fortes temporais que atingem o Rio Grande do Sul causaram as maiores enchentes da história do Estado. Os números superam os do ano de 1941, quando aconteceu uma cheia histórica. Como mostrou o Estadão, os temporais são causados por uma massa de ar fria que vem da Argentina. Conforme boletim da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira, 7, o número de mortos em razão da enchente chegou a 90. Há, ainda, 132 pessoas desaparecidas.
Como lidar com postagens do tipo: Em momentos de emergência, é comum que vídeos fora de contexto ou informações enganosas se espalhem rapidamente, tornando-se virais em questão de horas. Por isso, é importante checar se o que está sendo compartilhado foi confirmado por órgãos públicos oficiais ou fontes de notícias confiáveis. Se deparou com um conteúdo que despertou dúvidas? Envie para nossa análise no WhatsApp: (11) 97683-7490.