O que estão compartilhando: um vídeo que mostra um abrigo com dezenas de gatos. A legenda diz que os animais foram resgatados das enchentes que atingiram recentemente cidades do Rio Grande do Sul.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo não é atual. O Estadão Verifica encontrou publicações do mesmo vídeo em circulação na internet, pelo menos, desde agosto de 2023.
Saiba mais: No Facebook, Twitter e YouTube circula um vídeo com dezenas da gatos aninhados uns aos outros com frases como “gatinhos resgatados no Rio Grande do Sul”, “gatos resgatados das enchentes do RS dormindo juntos” e “vários gatinhos resgatados estão a espera de seus donos”. As publicações sugerem que os animais estão entre os atingidos pelas enchentes que assolaram o Estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias.
Vídeo de gatos em abrigo não é atual
O Verifica bateu uma foto do vídeo e fez uma busca reversa de imagens (clique no link para aprender a usar) para ver se o mesmo vídeo havia sido publicado em outros lugares. Entre os resultados havia publicações do ano passado que mostravam os gatinhos. A mais antiga foi publicada no TikTok em 18 de agosto de 2023, por um usuário russo. Na mesma plataforma, uma usuária brasileira postou o vídeo em 26 de setembro e obteve até o momento 1,2 milhões de visualizações.
O vídeo também foi postado em novembro do ano passado no perfil do Twitter de um estadunidense e na VK, rede social russa.
Animais estão sendo resgatados no RS
Apesar de o vídeo em questão não ser do contexto das enchentes que atingiram 400 municípios gaúchos e mataram ao menos 100 pessoas há, sim, muitos animais sendo resgatados na região. Dentre os que têm realizado esse trabalho está o Grupo de Resposta a Animais em Desastre (GRAD). Outras entidades e perfis que estão atuando em prol dos animais podem ser conferidos na listagem feita pelo o jornal O Globo e o Metrópoles.
Nesta quinta-feira, 9, o resgate da égua Caramelo, em Canoas, chamou a atenção. Equipes do Exército e dos bombeiros se mobilizaram para salvar o animal, que estava ilhado em um telhado da cidade.
Como lidar com postagens do tipo: por se tratar de um assunto em evidência, o desastre ambiental no Rio Grande do Sul vem sendo alvo de desinformação nas redes sociais. É importante tomar cuidado com gravações postadas sem informações que permitam entender o seu contexto, como por exemplo, o local onde a filmagem ocorreu. É função dos jornalistas levar informação de confiança para as pessoas. A imprensa tem feito uma cobertura ampla das enchentes nos municípios gaúchos, nela é possível encontrar matérias que abordam a situação dos animais atingidos pelas fortes chuvas.