O que estão compartilhando: que o governo do Canadá pediu para a população se preparar para uma nova pandemia e fez um alerta sobre um novo vírus que pode desencadear mais perturbações que a covid-19 em 2025.
O Estadão Verifica apurou e concluiu que: é enganoso. A postagem se refere ao Manual do Plano de Continuidade de Negócios para Surtos de Gripe e Doenças Infecciosas, lançado em junho de 2024 pelo Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá. A postagem enganosa omite que o documento apenas faz recomendações a empregadores no caso hipotético de uma nova pandemia ou algum surto de doença infecciosa. Não há relação com o surto do metapneumovírus (HMPV) na China.
Saiba mais: após relatos de aumento de casos de HMPV na China, postagens nas redes sociais têm espalhado pânico sobre o assunto. Uma das publicações virais alega que o governo canadense pediu para a população se preparar para uma nova pandemia em 2025, de um vírus que poderia causar mais perturbações que a covid-19. O conteúdo, no entanto, tira de contexto um plano de continuidade de negócios para casos de surtos de doenças infecciosas, publicado no meio do ano passado.
O documento mencionado foi publicado pelo Centro de Saúde e Segurança Ocupacional do Canadá em junho de 2024. Conforme a descrição do governo, um plano de continuidade de negócios orienta como organizações podem continuar operando durante ou após alguma situação crítica. O guia específico aconselha para casos de surtos de doenças infecciosas.
O público-alvo do manual, segundo o governo canadense, é composto por gerentes, supervisores ou qualquer pessoa que queira continuar com os negócios. O documento faz alertas para um vírus hipotético que poderia desencadear uma pandemia e orienta profissionais do setor a como lidar com o cenário.
Ao contrário do que sugere a publicação verificada, o governo do Canadá não fez um alerta sobre um vírus específico e nem afirmou que a suposta pandemia poderia ocorrer no ano de 2025. Leia aqui o manual completo em inglês.
Casos de HMPV na China alimentam desinformação nas redes
Postagens alarmistas nas redes sociais têm aproveitado o aumento de casos de HMPV na China para espalhar desinformação. A Organização Mundial da Saúde (OMS), no entanto, informou que não recebeu “nenhum relato de padrões incomuns de surtos” na China. A entidade afirmou que o número de casos é esperado no inverno nessa região.
O Verifica já desmentiu outros conteúdos alarmistas que alegavam uma nova pandemia. Os boatos envolvem reportagens de 2020 fora de contexto sobre os primeiros alertas da covid-19 (veja aqui e aqui) e casos não confirmados de HMPV no Brasil.
Leia também
Como lidar com postagens do tipo: a postagem verificada descontextualiza um documento real para espalhar desinformação. Neste caso, é importante buscar o material na íntegra para entender o teor da informação. Veículos de imprensa, como o jornal O Globo, noticiaram o manual produzido pelo governo canadense. Ao ler a reportagem, é possível compreender o contexto total e o intuito do plano.