O que estão compartilhando: que uma projeção em um prédio de Nova York, Estados Unidos, é uma homenagem para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva depois de ele ter passado por uma cirurgia na cabeça.
O Estadão Verifica checou e concluiu que: é enganoso porque a projeção da homenagem com a frase “The world needs Lula” (O mundo precisa de Lula) foi feita em 29 outubro de 2022, um dia antes do segundo turno das eleições presidenciais no Brasil. A imagem foi publicada inicialmente no perfil do portal ClimaInfo no X (antigo Twitter) e não tem relação com as cirurgias na cabeça realizadas por Lula na semana passada.
Saiba mais: Não é atual o vídeo que mostra a frase “The world needs Lula” projetada em um prédio na cidade de Nova York, nos EUA. A gravação também não possui relação com as cirurgias realizadas pelo presidente brasileiro na semana passada.
O registro da projeção foi publicado no perfil ClimaInfo, que trata sobre mudanças climáticas, na rede X (antigo Twitter) em 28 de outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições brasileiras. O Verifica checou uma peça de desinformação relacionada a mesma imagem há dois anos atrás e, na época, o portal confirmou que a exibição foi feita no prédio da Chrysler e durou 30 minutos.
De acordo com o ClimaInfo, “a projeção foi uma iniciativa conjunta de ativistas brasileiros, norte-americanos e ingleses, que entenderam a repercussão global da eleição brasileira e, como sabem que seriam afetados pelo resultado, mas não poderiam votar, quiseram dar seu recado.” Os responsáveis pela exibição pediram para não serem identificados, segundo o portal.
Lula recebeu alta hospitalar após cirurgias
Como publicou o Estadão, Lula teve alta hospitalar e foi liberado pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, no domingo, 15 de dezembro. O presidente precisou realizar duas cirurgias na semana passada devido a uma hemorragia intracraniana. Em outubro deste ano, ele teve uma queda no banheiro e bateu a cabeça, o que gerou um sangramento dentro da caixa do crânio.
Em entrevista coletiva, Lula contou sobre os procedimentos e disse que já estava liberado para trabalhar. De acordo com a equipe médica do presidente, ele se encontra estável, caminhando normalmente e teve um bom pós-operatório. Ele pode retomar as atividades do Executivo, mas com restrições nos próximos 15 dias, sem atividades físicas.
Outras agência de checagem também checaram publicações semelhantes sobre a projeção em Nova York, como o UOL Confere e a Agência Lupa.
Como lidar com posts do tipo: Nos últimos dias, circularam peças de desinformação relacionadas as cirurgias realizadas por Lula e sobre o estado de saúde do presidente. O Verifica mostrou que postagem engana ao afirmar que quadro de saúde de Lula está se agravando e que é falso que Hospital Sírio-Libanês tenha solicitado certidão de óbito do presidente.