Feito em parceria com o Projeto Comprova. Clique aqui para saber mais.
Conteúdo investigado: Vídeo em que um homem grava cena do filme “Truque de Mestre 2: O Segundo Ato”. Ele diz: “Esse ator, Mark Ruffalo, vai entrar na sala agora para ver as pastas dos maiores ladrões do mundo”. Em seguida, pergunta: “Você viu o que apareceu ali?”. O autor do vídeo volta o filme e mostra o trecho em que aparecem arquivos com nomes de personagens em etiquetas e, em uma elas, está escrito “Lula ?”. Legenda da postagem diz que “Lula já participou de filme norte-americano”, referindo-se ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Onde foi publicado: X e YouTube.
Conclusão do Comprova: É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tenha sido mencionado no filme “Truque de Mestre 2: O Segundo Ato”. O nome que aparece na cena compartilhada nas redes sociais é de uma das personagens, chamada Lula May. O trecho do longa de 2016, dirigido por Jon M. Chu, foi tirado de contexto nas redes sociais para ser associado ao político brasileiro de forma satírica.
A cena é real e aparece aos 40m38s do filme. O ator Mark Ruffalo, que interpreta um agente da agência de investigação FBI, visita um ex-mágico na prisão. Dentro da cela, o agente encontra pastas criminais com o nome de integrantes de um grupo de ilusionistas dedicado a roubar milhões de um banco para expor a corrupção nos Estados Unidos. Dentre os nomes, está “Lula”, seguido de uma interrogação. O sobrenome ainda é incerto para os integrantes do grupo de ilusionistas e para o ex-mágico detido, que os investiga.
A personagem Lula May, cujo nome é associado ao presidente brasileiro, é interpretada pela atriz norte-americana Lizzy Caplan. Ela integra o grupo de ilusionistas apenas no segundo filme da sequência. O nome da personagem foi substituído por “Lola” na dublagem para o português.
O Comprova tentou contato com o autor da publicação, mas a conta na rede social X não aceita envio de mensagens.
Sátira, para o Comprova, é o meme, paródia ou imitação publicada com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros ou quando circulam por outros meios sem a identificação de conteúdo humorístico feita pelo autor.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A publicação recebeu 3,7 mil curtidas e 735 compartilhamentos no X, além de ter repercutido em outras plataformas, como o YouTube.
Fontes que consultamos: O Comprova assistiu ao filme original, disponível na Netflix. Dados da produção e do enredo foram consultados no IMDb, site que reúne informações e avaliações de produções audiovisuais. A reportagem também analisou as postagens compartilhadas nas redes sociais que associam o filme ao presidente brasileiro.
Mark Ruffalo é apoiador de Lula
O ator Mark Ruffalo, que atua na cena citada, é apoiador do presidente Lula. Nas eleições brasileiras de 2022, Ruffalo declarou seu apoio em publicação no X, 26 de setembro de 2022. O ator assistia a uma transmissão ao vivo pró-Lula, quando escreveu: “Hoje, humildemente acrescento minha voz para ressaltar as consequências globais da eleição brasileira. Você pode assistir a minha mensagem e, mais importante, às palavras de muitos bravos defensores brasileiros da democracia e do planeta na transmissão ao vivo de hoje. Lula falando em breve!”.
Após a eleição, Ruffalo voltou às redes sociais para fazer cobranças a Lula. Em uma das ocasiões, em 29 de maio de 2023, ele pediu ajuda ao presidente, bem como para a primeira-dama brasileira, Janja Lula da Silva, para se opor ao marco temporal. O ator citou uma publicação da deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG) para criticar o PL 490, que dispõe sobre o reconhecimento, a demarcação, o uso e a gestão de terras indígenas.
“O governo brasileiro está sendo atacado pelo agronegócio. Há uma guerra contra povos indígenas e as florestas. Nosso planeta está em risco. Seja o herói que o povo elegeu. Impeça o #PL490 e os planos para esvaziar o Ministério dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente”, escreveu.
Em 10 de agosto do ano passado, Ruffalo disse que Lula era um de seus heróis, mas que partia o coração ver que “a Declaração de Belém da Cúpula da Amazônia não tem metas concretas para proteger a floresta. A emergência para proteger a Amazônia é uma emergência climática — e nós não temos tempo a perder”.
Conforme noticiado à época (revista Veja), o presidente brasileiro respondeu ao ator. Ele defendeu que a cúpula “foi um passo a mais em uma trajetória para transformar a região com um modelo que combina desenvolvimento sustentável e preservação ambiental. A vitória nas eleições de 2022 foi fundamental para acabar com a anarquia e promoção de crimes ambientais na região pelo governo anterior (…) O povo brasileiro se manifestou de forma soberana pelo fim da destruição da Amazônia”.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: O Comprova já checou outros conteúdos sobre o atual presidente, como publicação que distorce fala de Lula sobre a população carente e vídeo que engana ao tirar de contexto fala de Lula sobre “universidade ser para ricos”.