O que estão compartilhando: que vídeo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a queda no Palácio da Alvorada comprovaria a “farsa” do acidente doméstico, pois não haveria pontos na cabeça do petista.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo foi publicado pelo próprio presidente em suas redes sociais, anunciando retorno às atividades após sofrer um acidente doméstico no Palácio da Alvorada. Por conta do ângulo da gravação, não é possível ver os pontos, que ficaram na parte de trás cabeça de Lula. O curativo com sutura, no entanto, foi fotografado e divulgado pela imprensa.
Saiba mais: uma postagem no Instagram compartilha vídeo publicado pelo presidente Lula e acusa o petista de mentir sobre o acidente doméstico por não haver pontos visíveis em sua cabeça. Contudo, é possível ver o curativo em outros registros divulgados pela imprensa.
Lula caiu no banheiro em 19 de outubro enquanto cortava a unha do pé. O Estadão mostrou que o petista estava sentado em um banco e, quando se inclinou para frente, o assento escorregou. O presidente bateu a nuca na banheira que estava atrás e foi levado imediatamente ao Hospital Sírio-Libanês por conta do sangramento. Ele levou cinco pontos no local do ferimento.
Em uma reavaliação médica no dia 22 de outubro, o exame de imagem demonstrou que Lula estava “apto” para exercer sua rotina de trabalho. Em suas redes sociais, o presidente publicou um vídeo no Palácio do Planalto, indicando retorno às atividades.
A gravação foi usada por opositores para acusar Lula de mentir sobre o acidente, sob justificativa de que não há curativo visível. “Alguém viu os pontos na cabeça dele...??? Isso é “gorpe” Fio.....” (sic)”, afirma a legenda sobreposta ao vídeo. No entanto, a sutura não aparece por conta do ângulo que a filmagem foi feita. Os pontos levados na nuca foram fotografados e divulgados por veículos de imprensa. Veja abaixo.
Além do corte, a queda resultou em uma pequena hemorragia cerebral e, por recomendação médica, Lula não viajou para a 16ª Cúpula do BRICS, na Rússia. Os pontos foram retirados nesta segunda-feira, 28.
Esse boato foi checado também pela Reuters Fact Check.
Como lidar com postagens do tipo: o acidente doméstico de Lula foi noticiado por grandes jornais do Brasil com detalhes da queda e também do atendimento médico. Desconfie de postagens que contestam informações divulgadas por fontes confiáveis que apuram o conteúdo antes de publicá-lo.