Post que põe em dúvida pesquisas eleitorais em São Paulo usa vídeo de pegadinha


Conteúdo postado por um perfil do candidato Pablo Marçal (PRTB) tira de contexto recorte de vídeo de quadro de humor

Por Projeto Comprova
Atualização:

Publicado em parceria com o Comprova. Leia mais sobre a coalizão aqui,

Conteúdo investigado: Post usa vídeo em que um homem, com prancheta e caneta em mãos, pergunta a outro na rua em quem ele vai votar para a Prefeitura de São Paulo. O entrevistado indica Pablo Marçal (PRTB). O homem, então, que se passa por um funcionário de instituto de pesquisa, diz que vai trocar a resposta para Guilherme Boulos (PSOL), por já ter pego muitas respostas em Marçal. Na tela do vídeo, é inserida a pergunta: “Você confia nos institutos de pesquisa?”. Já na legenda, está escrito: “Será que é assim que funcionam as pesquisas do Bananinha e do Comedor de Açúcar?”.

Onde foi publicado: Telegram.

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Conclusão do Comprova: O conteúdo é um recorte de um quadro do humorista Ítalo Sena. No vídeo completo, disponível em seu canal no YouTube, Sena elabora pegadinhas com temas sugeridos por seguidores nas redes sociais. Um deles pede: “Aproveita que é época e faz a pegadinha manipulando pesquisa de eleição”. No quadro, o humorista, que se passa por entrevistador de um instituto fictício de pesquisas eleitorais, pergunta às pessoas na rua em que elas votarão para a Prefeitura de São Paulo.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Telegram

Ele não aceita as respostas e sugere registrar que os eleitores votarão em um candidato diferente do que foi respondido na pesquisa. A um homem, que afirma que vai votar em Marçal, o entrevistador pergunta: “Eu posso botar [registrar] Boulos? É que eu peguei muito [entrevistado que disse votar em] Marçal”. É este o trecho postado do canal no Telegram. Ele segue agindo da mesma forma diante das respostas dos entrevistados. A outro homem que declara voto em Marina Helena (Novo), Sena avisa: “Eu vou botar Boulos”. Já a um senhor que revela que votará em Boulos, o humorista questiona: “Tem problema se botar Marçal? É que eu peguei muito Boulos”.

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No quadro, após reação contrária das pessoas, o humorista avisa que se trata de uma pegadinha. Recortes do conteúdo também foram publicados no Instagram de Ítalo Sena.

Apesar de a campanha de Marçal ter informado outro canal do Telegram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grupo que postou o vídeo verificado também é oficialmente do candidato – era nele que Marçal divulgava seus cursos como coach, como mostra postagem de 25 de abril do ano passado. O mesmo endereço do perfil do Telegram aparece em uma página do antigo site de Pablo Marçal gravada com utilização da ferramenta Wayback Machine, em 3 de agosto de 2021.

O site hoje está fora do ar, mas aparece em uma postagem do canal oficial do Facebook informado pela campanha de Marçal à Justiça Eleitoral. A publicação, de 13 de maio deste ano, divulga um curso dele.

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O recorte do conteúdo postado no Telegram dá margem para que sejam lançadas dúvidas sobre as pesquisas eleitorais. É o que se percebe nos comentários da publicação, em afirmações como “é bem assim mesmo” e “bem isso”. Em outro, uma mulher conta a experiência de uma amiga nos anos 1990, em Porto Alegre, que, segundo ela, fazia a pesquisa de qualquer jeito. Ela não informou a qual instituto a amiga pertencia.

Bananinha” e “Comedor de Açúcar”, apelidos usados na legenda do vídeo, foram dados por Marçal aos candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, e Guilherme Boulos, respectivamente.

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Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o início da tarde do dia 2 de outubro, o vídeo tinha cerca de 8,1 mil visualizações no Telegram.

Fontes que consultamos: O Comprova analisou a postagem e localizou o vídeo original no canal do humorista Ítalo Sena no YouTube. Foram consultadas informações de Marçal no site do TSE e as redes sociais informadas pelo candidato à Justiça Eleitoral. O Comprova ainda analisou gravações do antigo site de Marçal, em que ele divulgava seus cursos como coach, na ferramenta wayback machine.

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Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Durante o período eleitoral, surgem alegações colocando em dúvida pesquisas eleitorais. Em 2022, o Comprova desmentiu que uma empresa de pesquisa funcionasse dentro do Instituto Lula. Ainda naquele ano, checamos conteúdo semelhante a esta verificação. Também há casos de manipulação de dados de pesquisas, a exemplo de um conteúdo checado pelo Estadão Verifica, envolvendo os candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo.

Publicado em parceria com o Comprova. Leia mais sobre a coalizão aqui,

Conteúdo investigado: Post usa vídeo em que um homem, com prancheta e caneta em mãos, pergunta a outro na rua em quem ele vai votar para a Prefeitura de São Paulo. O entrevistado indica Pablo Marçal (PRTB). O homem, então, que se passa por um funcionário de instituto de pesquisa, diz que vai trocar a resposta para Guilherme Boulos (PSOL), por já ter pego muitas respostas em Marçal. Na tela do vídeo, é inserida a pergunta: “Você confia nos institutos de pesquisa?”. Já na legenda, está escrito: “Será que é assim que funcionam as pesquisas do Bananinha e do Comedor de Açúcar?”.

Onde foi publicado: Telegram.

Conclusão do Comprova: O conteúdo é um recorte de um quadro do humorista Ítalo Sena. No vídeo completo, disponível em seu canal no YouTube, Sena elabora pegadinhas com temas sugeridos por seguidores nas redes sociais. Um deles pede: “Aproveita que é época e faz a pegadinha manipulando pesquisa de eleição”. No quadro, o humorista, que se passa por entrevistador de um instituto fictício de pesquisas eleitorais, pergunta às pessoas na rua em que elas votarão para a Prefeitura de São Paulo.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Telegram

Ele não aceita as respostas e sugere registrar que os eleitores votarão em um candidato diferente do que foi respondido na pesquisa. A um homem, que afirma que vai votar em Marçal, o entrevistador pergunta: “Eu posso botar [registrar] Boulos? É que eu peguei muito [entrevistado que disse votar em] Marçal”. É este o trecho postado do canal no Telegram. Ele segue agindo da mesma forma diante das respostas dos entrevistados. A outro homem que declara voto em Marina Helena (Novo), Sena avisa: “Eu vou botar Boulos”. Já a um senhor que revela que votará em Boulos, o humorista questiona: “Tem problema se botar Marçal? É que eu peguei muito Boulos”.

No quadro, após reação contrária das pessoas, o humorista avisa que se trata de uma pegadinha. Recortes do conteúdo também foram publicados no Instagram de Ítalo Sena.

Apesar de a campanha de Marçal ter informado outro canal do Telegram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grupo que postou o vídeo verificado também é oficialmente do candidato – era nele que Marçal divulgava seus cursos como coach, como mostra postagem de 25 de abril do ano passado. O mesmo endereço do perfil do Telegram aparece em uma página do antigo site de Pablo Marçal gravada com utilização da ferramenta Wayback Machine, em 3 de agosto de 2021.

O site hoje está fora do ar, mas aparece em uma postagem do canal oficial do Facebook informado pela campanha de Marçal à Justiça Eleitoral. A publicação, de 13 de maio deste ano, divulga um curso dele.

O recorte do conteúdo postado no Telegram dá margem para que sejam lançadas dúvidas sobre as pesquisas eleitorais. É o que se percebe nos comentários da publicação, em afirmações como “é bem assim mesmo” e “bem isso”. Em outro, uma mulher conta a experiência de uma amiga nos anos 1990, em Porto Alegre, que, segundo ela, fazia a pesquisa de qualquer jeito. Ela não informou a qual instituto a amiga pertencia.

Bananinha” e “Comedor de Açúcar”, apelidos usados na legenda do vídeo, foram dados por Marçal aos candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, e Guilherme Boulos, respectivamente.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o início da tarde do dia 2 de outubro, o vídeo tinha cerca de 8,1 mil visualizações no Telegram.

Fontes que consultamos: O Comprova analisou a postagem e localizou o vídeo original no canal do humorista Ítalo Sena no YouTube. Foram consultadas informações de Marçal no site do TSE e as redes sociais informadas pelo candidato à Justiça Eleitoral. O Comprova ainda analisou gravações do antigo site de Marçal, em que ele divulgava seus cursos como coach, na ferramenta wayback machine.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Durante o período eleitoral, surgem alegações colocando em dúvida pesquisas eleitorais. Em 2022, o Comprova desmentiu que uma empresa de pesquisa funcionasse dentro do Instituto Lula. Ainda naquele ano, checamos conteúdo semelhante a esta verificação. Também há casos de manipulação de dados de pesquisas, a exemplo de um conteúdo checado pelo Estadão Verifica, envolvendo os candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo.

Publicado em parceria com o Comprova. Leia mais sobre a coalizão aqui,

Conteúdo investigado: Post usa vídeo em que um homem, com prancheta e caneta em mãos, pergunta a outro na rua em quem ele vai votar para a Prefeitura de São Paulo. O entrevistado indica Pablo Marçal (PRTB). O homem, então, que se passa por um funcionário de instituto de pesquisa, diz que vai trocar a resposta para Guilherme Boulos (PSOL), por já ter pego muitas respostas em Marçal. Na tela do vídeo, é inserida a pergunta: “Você confia nos institutos de pesquisa?”. Já na legenda, está escrito: “Será que é assim que funcionam as pesquisas do Bananinha e do Comedor de Açúcar?”.

Onde foi publicado: Telegram.

Conclusão do Comprova: O conteúdo é um recorte de um quadro do humorista Ítalo Sena. No vídeo completo, disponível em seu canal no YouTube, Sena elabora pegadinhas com temas sugeridos por seguidores nas redes sociais. Um deles pede: “Aproveita que é época e faz a pegadinha manipulando pesquisa de eleição”. No quadro, o humorista, que se passa por entrevistador de um instituto fictício de pesquisas eleitorais, pergunta às pessoas na rua em que elas votarão para a Prefeitura de São Paulo.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Telegram

Ele não aceita as respostas e sugere registrar que os eleitores votarão em um candidato diferente do que foi respondido na pesquisa. A um homem, que afirma que vai votar em Marçal, o entrevistador pergunta: “Eu posso botar [registrar] Boulos? É que eu peguei muito [entrevistado que disse votar em] Marçal”. É este o trecho postado do canal no Telegram. Ele segue agindo da mesma forma diante das respostas dos entrevistados. A outro homem que declara voto em Marina Helena (Novo), Sena avisa: “Eu vou botar Boulos”. Já a um senhor que revela que votará em Boulos, o humorista questiona: “Tem problema se botar Marçal? É que eu peguei muito Boulos”.

No quadro, após reação contrária das pessoas, o humorista avisa que se trata de uma pegadinha. Recortes do conteúdo também foram publicados no Instagram de Ítalo Sena.

Apesar de a campanha de Marçal ter informado outro canal do Telegram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grupo que postou o vídeo verificado também é oficialmente do candidato – era nele que Marçal divulgava seus cursos como coach, como mostra postagem de 25 de abril do ano passado. O mesmo endereço do perfil do Telegram aparece em uma página do antigo site de Pablo Marçal gravada com utilização da ferramenta Wayback Machine, em 3 de agosto de 2021.

O site hoje está fora do ar, mas aparece em uma postagem do canal oficial do Facebook informado pela campanha de Marçal à Justiça Eleitoral. A publicação, de 13 de maio deste ano, divulga um curso dele.

O recorte do conteúdo postado no Telegram dá margem para que sejam lançadas dúvidas sobre as pesquisas eleitorais. É o que se percebe nos comentários da publicação, em afirmações como “é bem assim mesmo” e “bem isso”. Em outro, uma mulher conta a experiência de uma amiga nos anos 1990, em Porto Alegre, que, segundo ela, fazia a pesquisa de qualquer jeito. Ela não informou a qual instituto a amiga pertencia.

Bananinha” e “Comedor de Açúcar”, apelidos usados na legenda do vídeo, foram dados por Marçal aos candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, e Guilherme Boulos, respectivamente.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o início da tarde do dia 2 de outubro, o vídeo tinha cerca de 8,1 mil visualizações no Telegram.

Fontes que consultamos: O Comprova analisou a postagem e localizou o vídeo original no canal do humorista Ítalo Sena no YouTube. Foram consultadas informações de Marçal no site do TSE e as redes sociais informadas pelo candidato à Justiça Eleitoral. O Comprova ainda analisou gravações do antigo site de Marçal, em que ele divulgava seus cursos como coach, na ferramenta wayback machine.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Durante o período eleitoral, surgem alegações colocando em dúvida pesquisas eleitorais. Em 2022, o Comprova desmentiu que uma empresa de pesquisa funcionasse dentro do Instituto Lula. Ainda naquele ano, checamos conteúdo semelhante a esta verificação. Também há casos de manipulação de dados de pesquisas, a exemplo de um conteúdo checado pelo Estadão Verifica, envolvendo os candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo.

Publicado em parceria com o Comprova. Leia mais sobre a coalizão aqui,

Conteúdo investigado: Post usa vídeo em que um homem, com prancheta e caneta em mãos, pergunta a outro na rua em quem ele vai votar para a Prefeitura de São Paulo. O entrevistado indica Pablo Marçal (PRTB). O homem, então, que se passa por um funcionário de instituto de pesquisa, diz que vai trocar a resposta para Guilherme Boulos (PSOL), por já ter pego muitas respostas em Marçal. Na tela do vídeo, é inserida a pergunta: “Você confia nos institutos de pesquisa?”. Já na legenda, está escrito: “Será que é assim que funcionam as pesquisas do Bananinha e do Comedor de Açúcar?”.

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Conclusão do Comprova: O conteúdo é um recorte de um quadro do humorista Ítalo Sena. No vídeo completo, disponível em seu canal no YouTube, Sena elabora pegadinhas com temas sugeridos por seguidores nas redes sociais. Um deles pede: “Aproveita que é época e faz a pegadinha manipulando pesquisa de eleição”. No quadro, o humorista, que se passa por entrevistador de um instituto fictício de pesquisas eleitorais, pergunta às pessoas na rua em que elas votarão para a Prefeitura de São Paulo.

Captura de tela da postagem verificada Foto: Reprodução/Telegram

Ele não aceita as respostas e sugere registrar que os eleitores votarão em um candidato diferente do que foi respondido na pesquisa. A um homem, que afirma que vai votar em Marçal, o entrevistador pergunta: “Eu posso botar [registrar] Boulos? É que eu peguei muito [entrevistado que disse votar em] Marçal”. É este o trecho postado do canal no Telegram. Ele segue agindo da mesma forma diante das respostas dos entrevistados. A outro homem que declara voto em Marina Helena (Novo), Sena avisa: “Eu vou botar Boulos”. Já a um senhor que revela que votará em Boulos, o humorista questiona: “Tem problema se botar Marçal? É que eu peguei muito Boulos”.

No quadro, após reação contrária das pessoas, o humorista avisa que se trata de uma pegadinha. Recortes do conteúdo também foram publicados no Instagram de Ítalo Sena.

Apesar de a campanha de Marçal ter informado outro canal do Telegram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o grupo que postou o vídeo verificado também é oficialmente do candidato – era nele que Marçal divulgava seus cursos como coach, como mostra postagem de 25 de abril do ano passado. O mesmo endereço do perfil do Telegram aparece em uma página do antigo site de Pablo Marçal gravada com utilização da ferramenta Wayback Machine, em 3 de agosto de 2021.

O site hoje está fora do ar, mas aparece em uma postagem do canal oficial do Facebook informado pela campanha de Marçal à Justiça Eleitoral. A publicação, de 13 de maio deste ano, divulga um curso dele.

O recorte do conteúdo postado no Telegram dá margem para que sejam lançadas dúvidas sobre as pesquisas eleitorais. É o que se percebe nos comentários da publicação, em afirmações como “é bem assim mesmo” e “bem isso”. Em outro, uma mulher conta a experiência de uma amiga nos anos 1990, em Porto Alegre, que, segundo ela, fazia a pesquisa de qualquer jeito. Ela não informou a qual instituto a amiga pertencia.

Bananinha” e “Comedor de Açúcar”, apelidos usados na legenda do vídeo, foram dados por Marçal aos candidatos Ricardo Nunes (MDB), atual prefeito de São Paulo, e Guilherme Boulos, respectivamente.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o início da tarde do dia 2 de outubro, o vídeo tinha cerca de 8,1 mil visualizações no Telegram.

Fontes que consultamos: O Comprova analisou a postagem e localizou o vídeo original no canal do humorista Ítalo Sena no YouTube. Foram consultadas informações de Marçal no site do TSE e as redes sociais informadas pelo candidato à Justiça Eleitoral. O Comprova ainda analisou gravações do antigo site de Marçal, em que ele divulgava seus cursos como coach, na ferramenta wayback machine.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: Durante o período eleitoral, surgem alegações colocando em dúvida pesquisas eleitorais. Em 2022, o Comprova desmentiu que uma empresa de pesquisa funcionasse dentro do Instituto Lula. Ainda naquele ano, checamos conteúdo semelhante a esta verificação. Também há casos de manipulação de dados de pesquisas, a exemplo de um conteúdo checado pelo Estadão Verifica, envolvendo os candidatos que disputam a Prefeitura de São Paulo.

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