O que estão compartilhando: que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump disse durante um comício que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) está prestes a ser preso.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: trata-se de uma sátira que foi compartilhada fora de contexto no Instagram. Não há registro público de que Trump tenha dito que Bolsonaro está prestes a ser preso no Brasil. O conteúdo foi divulgado originalmente na rede social X (antigo Twitter) por uma página que se denomina como um “portal de notícias isentos da verdade” que compartilha “memes” e sátiras. No Instagram, esse contexto ficou perdido, e usuários nos comentários demonstraram que não entenderam que se trata de uma brincadeira.
Saiba mais: Uma postagem no Instagram afirma que Donald Trump disse que Jair Bolsonaro estava “prestes a ser preso no Brasil” e que não queria “envolvimento com corruptos”. Porém, não há registro de que o republicano tenha dito isso sobre o ex-presidente do Brasil. A “frase” de Trump foi compartilhada pela primeira vez no X, pelaa página “Mira do Repórter”, um perfil que se intitula como “mídia alternativa” e “portal de notícias isentos de verdade” que compartilha memes e sátiras.
No Instagram, a frase foi compartilhada por outra página, que não menciona que o conteúdo é satírico. Nos comentários, usuários acreditaram na história inventada: “Mais uma decepção para os bolsonaristas, até quando vão aguentar?”, escreveu um internauta. “Só o Bolsonaro mesmo para achar que eles são amigos e ainda sonhar em se candidatar inelegível”, publicou outro.
O candidato republicano à presidência dos EUA já citou Bolsonaro publicamente de maneira positiva. No ano passado, ele disse que o ex-presidente do Brasil é “um homem muito popular”. Ele declarou apoio a Bolsonaro nas eleições de 2022. Como mostrou o Estadão, nesta semana Bolsonaro gravou um vídeo em apoio a Trump. Na mensagem, divulgada neste domingo, 3, o brasileiro disse que o americano é “a certeza de um mundo melhor”. Bolsonaro se apresentou como alguém que está “inelegível sem ter cometido um crime sequer”.
Os americanos irão decidir nesta terça-feira, 5, o próximo presidente do país. A votação é entre Trump, e a atual vice-presidente americana, Kamala Harris. Durante a disputa acirrada, muitos conteúdos enganosos surgiram nas redes sociais. O Verifica já checou que um vídeo não prova que urnas eletrônicas nos EUA “trocam” votos em Trump para Kamala e que um post espalhava desinformação ao afirmar que primeira urna aberta nos EUA indicava vitória de Trump.