O vídeo de uma briga generalizada foi filmado durante a festa de réveillon de Salvador (BA) e não durante a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como alegam usuários no Instagram, Facebook e Twitter. “Só a posse do molusco pra nós proporcionar um momento ímpar como esse”, escreveu uma pessoa que compartilhou o vídeo da confusão no seu perfil do Facebook, no dia 2 de janeiro. Até esta sexta, 6, a publicação com a legenda enganosa obteve 324 mil visualizações.
O vídeo original foi publicado por páginas de notícias locais. As imagens mostram um grupo de pessoas brigando em meio ao público de um show de música. Durante a confusão, um homem cai no chão e outros três o chutam.
O Festival da Virada Salvador durou cinco dias (de 28 de dezembro a 1º de janeiro) e foi realizado na Arena Daniela Mercury, no bairro Boca do Rio, na capital baiana. O evento teve entre as apresentações a do cantor Thiago Aquino. É a voz dele que se ouve ao fundo do vídeo alvo desta checagem. Ele subiu ao palco na madrugada do dia 1º de janeiro de 2023.
O vídeo alvo desta checagem começa quando Aquino está cantando a seguinte estrofe da música “Ligação Covarde”: “Mas o ponto final eu usei ‘direitin’, quando tirei você da minha vida. A tua sorte é que eu...”. Na transmissão ao vivo do festival, feita pela prefeitura de Salvador, esse momento começa às 11:51:25.
As imagens a seguir mostram o mesmo momento do show. A primeira sob a perspectiva do vídeo alvo desta checagem. A segunda da transmissão ao vivo do show.
Veículos locais de comunicação noticiaram que o show do cantor teve briga generalizada e que pessoas ficaram feridas. A Agência AFP e o Boatos.org também classificaram como enganosas postagens que erroneamente atribuíram as cenas da “pancadaria” à posse de Lula.
A cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu em 1º de janeiro, em Brasília. Próximo das 14h20 daquele dia, o comboio de Lula deixou o hotel em direção à Esplanada dos Ministérios, conforme noticiou a cobertura minuto a minuto feita pelo Estadão.
Ao longo da tarde não houve ocorrências graves na posse do presidente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, somente uma pessoa foi detida após policiais a flagrarem com uma faca e fogos de artifício.
O Estadão Verifica entrou em contato com os perfis que disseminaram o vídeo fora de contexto. Nenhum deles respondeu até a publicação da matéria.