O que estão compartilhando: vídeo que mostra um homem comprando água em um chafariz eletrônico. Na gravação, ele alega que no Nordeste a população precisa comprar água porque o abastecimento foi cortado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. O vídeo foi gravado na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, e não comprova que há desabastecimento de água na região Nordeste, nem mesmo no município. De acordo com a prefeitura de Currais Novos, a compra de água para consumo em chafarizes eletrônicos ou em supermercados é prática comum dos moradores da região, e não tem relação com um suposto corte no abastecimento.
Ao Verifica, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informou que o abastecimento em Currais Novos ocorre de forma contínua, com interrupções somente para retirada de eventuais vazamentos na rede. Segundo a companhia, não há falta de água para distribuir ao município.
Saiba mais: No vídeo verificado aqui, o homem que compra água do chafariz eletrônico pretende mostrar que na região Nordeste não há água para consumo nas torneiras e por isso é necessário comprar. Segundo ele, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a água chegava na região, mas o abastecimento foi cortado no governo Lula. Nas redes sociais, usuários compartilham o vídeo com a alegação de que as imagens mostram a realidade do Nordeste atual.
Na gravação, o homem não menciona em qual Estado ou cidade o vídeo foi feito. A partir de buscas por elementos que aparecem nas imagens, como o nome de um estabelecimento que aparece no início da filmagem, o Verifica identificou um comércio que fica na cidade de Currais Novos, no Rio Grande do Norte. No vídeo, o nome do comércio aparece escrito em uma placa junto com um número de telefone celular. A partir de uma publicação no X, que compartilha o vídeo sem as legendas com fundo vermelho, é possível ver o nome do estabelecimento e o número de telefone com mais nitidez.
A reportagem entrou em contato com o dono do estabelecimento, que confirmou a localização e disse não conhecer as pessoas que aparecem no vídeo. De acordo com o comerciante, a venda de água em chafariz eletrônico é comum na região, pois os moradores costumam usar a água que recebem nas torneiras para outras finalidades.
Segundo a companhia de águas e esgotos do Estado, o abastecimento de água para a cidade de Currais Novos é realizado por captação de água do Açude Dourado e complementado com água do Açude Gargalheiras. Em nota, a Caern informou que o município não depende da transposição do Rio São Francisco para se manter abastecido e que a compra de água mineral para beber é costume no Estado e em outros locais do Nordeste.
Ao Verifica, a prefeitura do município explicou que a população de Currais Novos vive em uma área com escassez de água, por esse motivo, a distribuição ocorre em dias alternados. Por telefone, a servidora que respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem informou que embora a distribuição aconteça em dias alternados, não há desabastecimento para a população, pois é habitual que os moradores tenham caixa d’água para armazenamento. Tanto a Caern quanto a prefeitura negaram que esteja faltando água para distribuição na cidade.