O que estão compartilhando: vídeo mostra uma mulher idosa sentada em uma cadeira ao lado do seu cachorro de estimação, enquanto a água alaga sua casa. A legenda diz “SOS Rio Grande do Sul”.
O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é enganoso. O vídeo foi gravado durante outro episódio de enchente, que ocorreu no bairro Laguna Seca, em Corrientes, na Argentina. A gravação é de março deste ano e mostra Floriana Rodas, de 85 anos, que cuidava dos seus cachorros em meio ao desastre climático na cidade. O episódio também teve repercussão nos jornais e sites argentinos.
Saiba mais: O vídeo da idosa argentina circulou fora de contexto em diferentes redes sociais. A cantora Luisa Sonza chegou a compartilhar o conteúdo, com cobranças ao governo federal. Depois de ser alertada por seus seguidores, a artista gaúcha apagou a publicação.
Saiba mais sobre a enchente no Rio Grande do Sul
Desde o dia 27 de abril, fortes chuvas atingem o Rio Grande do Sul. De acordo com dados oficiais do governo estadual, mais de 850 mil pessoas foram afetadas pela crise climática, que atingiu 345 dos 497 municípios gaúchos. Até a manhã desta segunda-feira, 6, o balanço era de 83 óbitos.
A intensidade da chuva elevou em nível recorde o lago Guaíba, que banha os principais municípios do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro e Viamão. Segundo o Centro Integrado de Coordenação de Serviços, a medida da água chegou a 5,31 metros. As proporções de alerta são 2,5 metros.
Em razão dos impactos causados pela enchente, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, o principal no RS, comunicou que os voos estão suspensos por tempo indeterminado.