O Museu Pergamon em Berlim, localizado na Ilha dos Museus (um conjunto de cinco museus na capital alemã), fechará completamente para visitantes a partir da próxima segunda-feira, 23. O centro cultural, conhecido por abrigar uma impressionante coleção de antiguidades, passará por uma intensa renovação pode durar até 2037, segundo reportagem do The Times.
A grande reforma do edifício busca corrigir problemas sérios que permanecem afetando a continuidade da estrutura há décadas. O edifício, construído de 1910 a 1930, está em um estado cada vez mais degradado e sofreu danos durante a Segunda Guerra Mundial. Entre os pontos críticos estão canos vazando, problemas de umidade e falhas estruturais nos telhados de vidro.
A Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, que supervisiona as coleções estatais de arte e antiguidades de Berlim, afirmou que a ala sul está em uma “condição estrutural muito precária”. Partes do prédio podem desabar e danificar as exposições a menos que sejam extensivamente reconstruídas nos próximos 14 anos.
A Ala Norte do museu e a sala com o Altar de Pérgamo devem reabrir na primavera de 2027, segundo a instituição. A segunda fase da construção será focada na Ala Sul. Será construída uma quarta ala que se conecta os outros edifícios na Ilha dos Museus. A preparação deve começar no outono deste ano para uma obra com início em 2024. As seções do edifício em questão abrigam o Museu para Arte Islâmica, o Museu da Antiguidade do Oriente Próximo e a Sala Mileto, que pertence à Coleção de Antiguidades Clássicas.
Algumas coleções ficarão disponíveis
A instituição informa que a Coleção de Antiguidades Clássicas estará disponível para o público durante o fechamento do edifício. “Nos próximos anos, grandes esculturas e objetos importantes do Museu Pergamon continuarão em exibição no Pergamonmuseum Das Panorama, localizado diretamente em frente à Ilha dos Museus”, diz uma nota no seu site oficial.
Além disso, o museu planeja enviar alguns objetos excepcionais como embaixadores para outros museus em Berlim e ao redor do mundo. Por exemplo, uma cooperação com o Louvre está em preparação. A partir do inverno de 2023/24, a atual exposição permanente do Museu da Antiguidade do Oriente Próximo também estará disponível online. Enquanto o edifício estiver fechado, o Museu da Antiguidade do Oriente Próximo também pretende transferir seus objetos do nível principal para depósitos e locais intermediários para restaurá-los.
Durante o período de fechamento, o Museu para Arte Islâmica se mudará de seu espaço atual no andar superior da Ala Sul e será integrado à sua nova exposição permanente em ambos os andares da Ala Norte. As peças também serão restauradas, como a Fachada Mshatta, o Quarto Aleppo e a Cúpula Alhambra.