O exército israelense afirmou ter atingido na noite deste sábado, 20, alvos Houthis no oeste do Iêmen após um ataque fatal de drones pelo grupo rebelde em Tel-Aviv. Vários “alvos militares” foram atingidos na cidade portuária ocidental de Hodeidah, um reduto Houthi, disse o exército israelense, acrescentando que o ataque foi em resposta a “centenas de ataques” contra Israel nos últimos meses.
“Os Houthis nos atacaram mais de 200 vezes. A primeira vez que eles feriram um cidadão israelense, nós os atacamos. E faremos isso em qualquer lugar onde seja necessário”, disse o Ministro da Defesa israelense Yoav Gallant em uma declaração.
O Ministério da Saúde em Sanaa disse que 80 pessoas ficaram feridas em um balanço preliminar dos ataques em Hodeidah, a maioria delas com queimaduras graves.
Os ataques israelenses seriam os primeiros em solo iemenita desde que a guerra entre Israel e o Hamas começou em outubro, e ameaçam abrir uma nova frente na região enquanto Israel luta contra representantes do Irã.
O exército israelense disse que realizou os ataques sozinho e “nossos amigos foram atualizados”. Um oficial das Forças de Defesa de Israel não disse quantos locais foram alvos, mas disse a jornalistas locais que o porto é o principal ponto de entrada para armas iranianas. O oficial não confirmou se este foi o primeiro ataque de Israel ao Iêmen. /AP