A Arábia Saudita iniciou as escavações no terreno em Riade, capital do país, que receberá o que promete ser o maior prédio em formato de cubo do mundo, o The Mukaab. O projeto prevê que a edificação terá 400 metros de altura, 400 metros de largura e 400 metros comprimento, sendo inspirada na arquitetura Najdi moderna, um estilo nativo da Arábia Saudita.
O nome do edifício, The Mukaab, significa “cubo” em árabe. O cubo terá um total de 2 milhões de metros quadrados de área construída, o equivalente à metragem de 228 campos de futebol. A New Marabba Development Company, responsável pelo projeto, afirma que o espaço interno do enorme prédio em cubo poderá abrigar o equivalente a 20 torres do Empire State Building, que fica em Nova York. E ainda sobraria espaço, visto que o prédio dos EUA possui 381 metros de altura, 19 a menos do que terá o The Mukaab.
Até agora, foram escavados cinco milhões de metros cúbicos de material. A empresa está cadastrando fornecedores interessados em erguer a gigantesca estrutura.
O grande cubo terá 9 mil quartos de hotel, além de oferecer residências, espaços recreativos, comerciais e turísticos. A empresa afirma que será possível ter uma visão completa do entorno no topo do edifício. O edifício contará com uma torre em espiral no centro, onde ficarão os espaços de lazer, como teatros e cinemas, e hotel. Ele será coberto por uma espécie de cúpula que fará projeções. Os autores do projeto afirmam que ele “será o primeiro destino imersivo do mundo a oferecer uma experiência criada por tecnologia digital e virtual”.
O cubo envolverá toda essa enorme área. Além disso, serão construídos quatro edifícios em cada uma das pontas do quadrado, além de três níveis de subsolo. No topo, os visitantes poderão conferir um grande espaço verde, com direito a lagos e árvores. Veja detalhes no vídeo abaixo.
New Murabba
O The Mukaab é a “joia da coroa” de um grande projeto urbanístico em Riade lançado no início do ano passado pelo príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman. O empreendimento New Murabba promete ser um centro moderno com um conceito inédito em termos de sustentabilidade, com o objetivo de promover maior qualidade de vida aos moradores.
Leia Também:
O New Murabba envolverá uma área de 19 quilômetros quadrados que deverá acomodar 119 mil novas residências e oferecer 980 mil metros quadrados de espaço comercial, 1,4 milhão de metros quadrados de escritórios, 620 mil metros quadrados de atividades de lazer e 1,8 milhão de metros quadrados para instalações comunitárias, como museus e universidades. O projeto prevê 10 metros de área verde por morador, ciclovias e percursos que priorizarão os pedestres, além de um sistema de transporte específico. A ideia é que as instalações de trabalho e entretenimento possam ser percorridas em 15 minutos a pé. É nessa área que será construído o grande prédio em formato de cubo.
“New Murabba, com sua dedicação a alocar 25% de áreas verdes, práticas de eficiência energética e foco nos princípios da economia circular, exemplifica o compromisso de moldar o futuro de cidades sustentáveis e resilientes”, disse Michael Dyke, CEO da New Murabba Development Company, em recente apresentação do projeto na França. “Sistemas robustos de rastreamento do impacto ambiental, incluindo consumo de recursos, emissões de carbono e geração de resíduos, são uma parte muito importante disso e refletem os fortes controles do projeto em vigor”, afirmou.