LONDRES - O autor do ataque suicida do dia 22 em Manchester, Salman Abedi, provavelmente comprou os principais componentes da bomba e realizou a maior parte das ações sozinho, afirmou a polícia, que continua investigando a explosão.
Policiais da cidade prenderam 16 pessoas desde o atentado a um show da cantora pop americana Ariana Grande, que matou 22 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, e feriu mais de 100.
"Nossos inquéritos mostram que o próprio Abedi fez a maior parte das compras dos componentes centrais e o que está se tornando aparente é que muitos de seus movimentos e ações foram realizados sozinhos durante os quatro dias desde que ele aterrissou no país até quando cometeu esse terrível ataque", disse Russ Jackson, chefe de uma unidade antiterrorismo.
Seu navegador não suporta esse video.
Enquanto dá sequência às investigações, a polícia do Reino Unido divulgou duas fotos de Salman Abedi, tiradas na segunda-feira passada, dia em que provocou o atentado em Manchester. Uma meia-maratona foi realizada na cidade neste domingo.
A polícia tem investigado as últimas ações de Abedi ao analisar seus telefonemas e assistir seus movimentos em circuitos fechados de televisão. "Nós também temos um bom entendimento dos prováveis componentes da bomba e de onde vieram", disse Jackson.
Autoridades ainda tentam determinar se Abedi fazia parte de uma rede maior, o que ainda não foi descartado. / REUTERS