A filha mais velha do rei norueguês Harald, a princesa Märtha Louise, de 52 anos, se casou neste sábado, 31, com Durek Verrett, um autodeclarado xamã americano. Em 2022, a princesa abriu mão dos direitos da realeza para viver o relacionamento com Verret.
Após três dias de festividades, a cerimônia de casamento aconteceu em uma tenda branca montada na cidade de Geiranger, uma das principais atrações turísticas da Noruega. Segundo informações da imprensa, artistas noruegueses e americanos se apresentaram no evento, com um coral gospel e um cantor representando o povo indígena Sámi da Noruega.
O evento foi marcado por críticas da comunidade e da mídia local, em meio ao declínio do apoio à realeza norueguesa, que sofre com escândalos de indisciplina de alguns membros e acusações de violência doméstica. O casal, que frequentemente ataca a imprensa enquanto se promove nas redes sociais, vendeu os direitos das fotos do casamento para a revista britânica de celebridades Hello! e os direitos da sua história para a Netflix. A mídia norueguesa alega que o acordo vai contra as práticas locais.
Participaram da festa o pai da noiva, o Rei Harald, de 87 anos, a princesa herdeira Victoria e seu marido, o príncipe Daniel, que representam a realeza sueca com seu irmão, o príncipe Carl Philip, e sua esposa, a princesa Sofia. Nenhum outro membro da realeza europeia compareceu ao casamento.
Leia Também:
O casal atrai as manchetes dos tabloides não só pela história de amor, mas, também, pelas suas crenças alternativas. Apesar de ter renunciado, Märtha Louise manteve o título de princesa e já afirmou que pode falar com anjos. Já Verrett, que afirma ser um xamã de sexta geração da Califórnia, diz se comunicar com uma ampla gama de espíritos e ter um medalhão que ajuda a afastar feitiços e curar doenças.
Eles ficaram noivos em 2022. Após o casamento, Verrett não terá nenhum título real ou deveres oficiais. Em um acordo de 2019, Märtha Louise e Verrett concordaram em não usar sua conexão com a casa real ou seu título para fins comerciais.
No entanto, no início deste ano, Märtha Louise rotulou garrafas de gim com seu título e lançou a marca a tempo para o casamento, desafiando a diretriz do Rei Harald de que ela não deveria lucrar com sua posição real. O rótulo acabou sendo alterado.
Märtha Louise tem três filhos de seu casamento anterior com o escritor Ari Behn, de quem se divorciou em 2017 após 14 anos de casamento.