Parte do chão de um templo antigo desabou em uma cidade no centro da Índia nesta quinta-feira, 30, deixando 13 pessoas mortas, segundo autoridades do país.
O piso do Templo Mahadev Jhulelal, que ficava sobre um poço utilizado em rituais religiosos cedeu, e 25 dos fiéis que estavam no templo no momento caíram. Onze pessoas morreram na hora, e duas, no hospital. O resto dos sobreviventes está hospitalizado.
O acidente ocorreu na cidade de Indore, no estado de Madhya Pradesh, onde acontece esta semana um festival hindu que reúne centenas de pessoas.
O policial Manish Kapooriya disse à AFP que as operações de resgate continuam enquanto os sobreviventes são encaminhados para o hospital.
No Twitter, Ahmed Khabeer, editor de um site de notícias indiano, publicou um vídeo do momento do resgate. Cerca de 10 policiais isolaram a área e puxam cordas em direção ao poço para alcançar as pessoas, enquanto outros devotos estão apreensivos com o resgate. Outras imagens mostram policiais descendo o poço com escadas.
Nas imagens é possível ver também que o poço é cercado nas paredes por uma escada de concreto, a qual, segundo a imprensa local, é usada em rituais religiosos. Quando os devotos caíram subitamente, podem ter batido a cabeça ou outras partes do corpo, aumentando a gravidade dos ferimentos.
O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu um tuíte informando que o trabalho de resgate e socorro está sendo liderado pelo Governo do Estado e disse estar extremamente triste pelo acidente. “As minhas orações estão com todos os afetados e as suas famílias”, publicou.
Leia mais notícias sobre a Ásia
Em toda a Índia os templos estão repletos de devotos por ocasião do Ram Navami, o aniversário da divindade hindu Lord Ram.