Como os EUA estão implementando um novo arsenal no Pacífico para combater a China


Com mísseis, submarinos e alianças, o governo Biden construiu uma presença na região para conter os objetivos expansionistas de Pequim

Por John Ismay, Edward Wong e Pablo Robles
Atualização:

Faz tempo que as autoridades americanas enxergam seu país como uma potência do Pacífico, com tropas e arsenais em um punhado de bases na região desde logo após a 2ª Guerra Mundial.

Mas o governo Biden diz que isso já não é suficiente para frustrar o que considera ser a maior ameaça à ilha democrática de Taiwan – uma invasão chinesa que poderia ter sucesso em questão de poucos dias.

Os Estados Unidos estão enviando os mais avançados mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão e estabeleceram um novo tipo de regimento dos fuzileiros navais em Okinawa, concebido para combater a partir de pequenas ilhas e destruir navios no mar.

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O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião trilateral no início deste mês com os líderes do Japão e das Filipinas na Casa Branca Foto: Yuri Gripas/The New York Times

O Pentágono obteve acesso a vários aeródromos e bases navais nas Filipinas, diminuindo a necessidade de porta-aviões que poderiam ser alvo de mísseis e submarinos de longo alcance da China em tempos de guerra.

O governo australiano hospeda fuzileiros navais dos EUA no norte do país, e um de três locais no leste será em breve o novo lar para avançados submarinos de ataque fabricados nos EUA. Os americanos também têm um novo acordo de segurança com Papua Nova Guiné.

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Xi Jinping, o líder da China, e outras autoridades em Pequim observaram os movimentos dos EUA com alarme. Descrevem isso como um cerco ao seu país e dizem que os EUA estão tentando restringir seu principal rival econômico e militar.

Nova estratégia

Desde o início do seu governo, o presidente Biden empreendeu uma estratégia para expandir o acesso militar americano às bases em países aliados em toda a região da Ásia-Pacífico e para implantar ali uma série de novos sistemas de armas. Ele também disse que os militares dos EUA defenderiam Taiwan contra uma invasão chinesa.

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Na quarta feira, Biden assinou um projeto de lei suplementar de ajuda militar e gastos de US$ 95 bilhões que o Congresso acabara de aprovar e que inclui US$ 8,1 bilhões para se contrapor à China na região. E o secretário de Estado, Antony J. Blinken, viajou esta semana para Xangai e Pequim para reuniões nas quais planejava abordar as ações agressivas da China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.

No início de abril, os líderes das Filipinas e do Japão reuniram-se com Biden na Casa Branca para a primeira cúpula deste tipo entre os três países. Anunciaram uma cooperação reforçada em matéria de defesa, incluindo treinos e exercícios navais, planejados em conjunto e com outros parceiros. No ano passado, o governo Biden forjou um novo pacto de defesa tríplice com Japão e Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, posa para foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping, em Woodside, Califórnia  Foto: Doug Mills/AP
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“Em 2023, tivemos o ano mais transformador para a postura das forças dos EUA na região do Indo-Pacífico em uma geração”, disse Ely Ratner, secretário adjunto de defesa para assuntos de segurança do Indo-Pacífico, em um comunicado após uma entrevista.

A principal mudança, disse ele, é a distribuição das forças americanas em unidades menores e mais móveis ao longo de um amplo arco da região, em vez de se concentrarem em grandes bases no nordeste da Ásia. Isto se destina em grande parte a se contrapor aos esforços da China para construir forças que possam atingir porta-aviões ou postos militares dos EUA em Okinawa ou Guam.

Estas forças terrestres, incluindo um regimento costeiro da Marinha dos EUA treinado e adaptado em Okinawa, terão agora a capacidade de atacar navios de guerra no mar.

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Pela primeira vez, os militares do Japão receberão até 400 dos seus próprios mísseis Tomahawk – cujas versões mais recentes podem atacar navios no mar, bem como alvos em terra, a mais de 1.850 quilômetros de distância.

O Pentágono também obteve direitos de acesso para as suas tropas em quatro bases adicionais nas Filipinas que poderiam eventualmente acolher aviões de guerra dos EUA e lançadores de mísseis móveis avançados, se Washington e Manila concordarem que armamento ofensivo pode ser colocado ali.

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Os EUA têm acordos bilaterais de defesa mútua com vários países aliados na região, de modo que um ataque às forças de um país poderia desencadear uma resposta de outro. Reforçar a presença de tropas dos EUA no solo dos países aliados fortalece essa noção de defesa mútua.

Além disso, os EUA continuam a enviar armas e treinadores de Boinas Verdes para Taiwan, uma ilha com independência de facto e o maior ponto de conflito entre os americanos e a China. Xi disse que seu país deve um dia assumir o controle de Taiwan, pela força, se necessário.

“Aprofundamos nossas alianças e parcerias no estrangeiro de formas que seriam impensáveis há apenas alguns anos”, disse Kurt Campbell, o novo vice-secretário de Estado, aos jornalistas no ano passado, quando era o principal responsável pelas políticas para a Ásia na Casa Branca.

Navio da Guarda Costeira das Filipinas realiza um treinamento naval ao lado de um navio americano no Mar do Sul da China, área marítima reivindicada por China e Filipinas  Foto: Ted Aljibe/AFP

O que dissuade a China?

O ministro dos assuntos estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse em uma entrevista em Taipei que as alianças reforçadas e a evolução das posturas das forças militares eram fundamentais para dissuadir a China.

“Estamos muito felizes por ver que muitos países desta região estão chegando à conclusão de que também têm de estar preparados para futuras expansões da RPC”, disse ele, referindo-se à República Popular da China.

Para alguns estrategistas militares chineses, os esforços dos EUA visam manter as forças navais da China atrás da “primeira cadeia de ilhas” – ilhas próximas da Ásia continental que vão de Okinawa, no Japão, a Taiwan e às Filipinas.

As forças militares dos EUA ao longo destas ilhas poderiam impedir que os navios de guerra chineses entrassem nas águas abertas do Pacífico mais a leste, caso um conflito eclodisse.

Os líderes do Exército de Libertação Popular da China também falam em estabelecer o domínio militar da “segunda cadeia de ilhas” – que fica mais longe no Pacífico e inclui Guam, Palau e Papua Ocidental.

Mas vários críticos conservadores das políticas do governo argumentam que os EUA deveriam manter armas importantes para seu próprio uso e que o país não está produzindo novos navios e sistemas de armas importantes com rapidez suficiente para dissuadir a China, que está aumentando rapidamente suas forças armadas.

Alguns comandantes americanos reconhecem que os EUA precisam acelerar a produção de navios, mas dizem que as capacidades de combate do Pentágono na região ainda superam as da China – e podem melhorar rapidamente com os compromissos políticos e orçamentais certos em Washington.

“Na verdade, aumentamos nossa capacidade de combate aqui no Pacífico nos anos mais recentes”, disse o almirante Samuel J. Paparo Jr., o novo comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Mas nossa trajetória ainda não se equipara à do nosso adversário. Nossos adversários estão construindo mais capacidade e construindo mais navios de guerra – por ano – do que nós.”

Paparo disse que os novos navios de guerra americanos ainda eram mais capazes do que os que a China está construindo, e que o “peso total do poder de fogo” dos militares dos EUA continua superando o do Exército de Libertação Popular, por enquanto.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um acordo de controle de armas da era da Guerra Fria entre Washington e Moscou, proibiu mísseis de cruzeiro ou balísticos baseados em terra com alcance entre 500 quilômetros e 5.500 quilômetros. Mas, depois de o governo Trump ter se retirado o pacto, os EUA conseguiram desenvolver e colocar em funcionamento um grande número de pequenos lançadores móveis para mísseis anteriormente proibidos em toda a Ásia.

Mesmo com a implantação de novos sistemas, os EUA continuariam a contar com suas forças históricas na região em caso de guerra: as suas bases em Guam, no Japão e na Coreia do Sul, e as tropas e armamentos nesses locais.

Guerra com a China não é desejável

Todos os funcionários do alto escalão do governo dos EUA entrevistados para esta reportagem dizem que a guerra com a China não é desejável nem inevitável – uma opinião expressa publicamente pelo Secretário da Defesa Lloyd J. Austin III. Mas também insistem que um reforço militar e o reforço de alianças, juntamente com diálogos diplomáticas com a China, são elementos importantes para dissuadir potenciais futuras agressões por parte de Pequim.

Chen Jining, chefe do Partido Comunista em Xangai, disse a Blinken na quinta feira que “a escolha da China e dos EUA entre a cooperação ou o confronto afeta o bem-estar de ambos os povos, de ambos os países, e também o futuro da humanidade”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, China  Foto: Mark Schiefelbein/AP

O novo esforço de dissuasão é duplo para as forças americanas: aumentar as atividades de patrulhamento no mar e as capacidades de suas forças em terra.

Para o patrulhamento, o Pentágono anunciou que os navios de guerra da Marinha dos EUA participarão em mais exercícios com os seus homólogos japoneses nas ilhas Ryukyu ocidentais, perto de Taiwan, e com navios filipinos no Mar da China Meridional, onde a guarda costeira chinesa assediou navios e instalações controladas pelas Filipinas.

Para as forças terrestres, unidades dos fuzileiros navais e do exército já no Pacífico colocaram recentemente em campo mísseis de médio e longo alcance acoplados a pequenos caminhões móveis que teriam sido proibidos pelo antigo tratado.

Esses caminhões podem ser rapidamente içados por aeronaves Osprey ou aviões de carga maiores para novos locais, ou podem simplesmente afastar-se para escapar de um contra-ataque chinês. Uma nova frota de embarcações do exército dos EUA enviada para a região também poderia ser usada para reposicionar tropas e lançadores de uma ilha para outra ilha.

Em uma entrevista no ano passado ao New York Times, o general David H. Berger, então principal general dos fuzileiros navais, disse que a força começou a analisar gargalos estratégicos entre ilhas por onde as forças chinesas provavelmente transitariam pelo Pacífico. Ele disse que os fuzileiros identificaram locais onde as forças de assalto da Marinha, como o novo regimento costeiro baseado em Okinawa, poderiam lançar ataques contra os navios de guerra de Pequim usando essas novas armas.

Navio da Guarda Costeira da China entra em atrito com uma embarcação das Filipinas em uma área disputada pelos países no Mar do Sul da China  Foto: Forças Armadas das Filipinas / AP

O Pentágono anunciou em fevereiro do ano passado um novo acordo de partilha de base militar com Manila, dando às forças dos EUA acesso a quatro locais nas Filipinas para uso em missões humanitárias, somando-se aos cinco locais anteriormente abertos ao Pentágono em 2014. A maioria deles são bases aéreas com pistas longas o suficiente para receber aviões de carga pesada.

Ao traçar as suas localizações em um mapa, vemos o valor estratégico dos locais caso os EUA sejam chamados a defender o seu mais antigo aliado do tratado na região, se as Filipinas eventualmente concordarem em permitir que os militares americanos coloquem ali tropas de combate e sistemas de mísseis móveis.

Uma dessas bases, no extremo norte da ilha de Luzon, daria aos caminhões lançadores de mísseis a capacidade de atacar navios chineses através do estreito que separa as Filipinas de Taiwan, enquanto outro local, cerca de 1.100 quilômetros a sudoeste, permitiria aos EUA atacar bases que a China construiu nas ilhas Spratly, ali perto.

Em 2023, os EUA fizeram um compromisso de US$ 100 milhões para “investimentos em infraestrutura” nas nove bases, com previsão de mais recursos este ano.

O Pentágono forjou laços militares mais estreitos com a Austrália e Papua Nova Guiné, ampliando o guarda-chuva dos EUA contra potenciais tentativas dos militares chineses de estabelecerem domínio ao longo da “segunda cadeia de ilhas”.

O governo Obama transferiu uma série de navios de combate costeiros para Singapura e enviou uma força rotativa de fuzileiros navais para Darwin, na costa norte da Austrália, dando ao Pentágono mais meios que pudessem responder conforme necessário na região.

No ano passado, o governo Biden ampliou enormemente o seu compromisso com a Austrália, um dos seus mais importantes aliados não pertencentes à Otan.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do primeiro-ministro da Austrália, Antony Albanese após uma reunião em San Diego, EUA  Foto: Leah Millis/Reuters

Um novo acordo multibilionário chamado AUKUS – sigla para Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – transferirá permanentemente alguns dos mais novos submarinos de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA para Canberra. A localização das novas bases para esses submarinos não foi anunciada, mas o primeiro grupo de marinheiros australianos que irá tripulá-los formou-se em energia nuclear nos EUA em Janeiro.

Estes submarinos furtivos, que podem disparar torpedos e mísseis Tomahawk, irão potencialmente aumentar o número de ameaças que Pequim enfrentaria no caso de uma guerra regional.

Ao norte da Austrália, um acordo em agosto deu às forças dos EUA mais acesso a Papua Nova Guiné para missões humanitárias e investiu dólares do contribuinte americano para modernizar as instalações militares naquele país.

Para o almirante Paparo, esta rede crescente de parcerias e acordos de segurança ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico é um resultado direto daquilo que ele chama de “pauta revanchista, revisionista e expansionista” da China na região, que ameaçou diretamente seus vizinhos.

“Acredito que os EUA e os nossos aliados e parceiros estão jogando com cartas melhores e que prevaleceríamos em qualquer conflito que surgisse no Pacífico Ocidental”, disse o almirante em uma entrevista.

“Não trocaria nossas cartas pelas cartas dos nossos possíveis adversários, mas nunca estamos satisfeitos com a força das cartas que temos na mão e sempre procuramos melhorá-las.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Faz tempo que as autoridades americanas enxergam seu país como uma potência do Pacífico, com tropas e arsenais em um punhado de bases na região desde logo após a 2ª Guerra Mundial.

Mas o governo Biden diz que isso já não é suficiente para frustrar o que considera ser a maior ameaça à ilha democrática de Taiwan – uma invasão chinesa que poderia ter sucesso em questão de poucos dias.

Os Estados Unidos estão enviando os mais avançados mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão e estabeleceram um novo tipo de regimento dos fuzileiros navais em Okinawa, concebido para combater a partir de pequenas ilhas e destruir navios no mar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião trilateral no início deste mês com os líderes do Japão e das Filipinas na Casa Branca Foto: Yuri Gripas/The New York Times

O Pentágono obteve acesso a vários aeródromos e bases navais nas Filipinas, diminuindo a necessidade de porta-aviões que poderiam ser alvo de mísseis e submarinos de longo alcance da China em tempos de guerra.

O governo australiano hospeda fuzileiros navais dos EUA no norte do país, e um de três locais no leste será em breve o novo lar para avançados submarinos de ataque fabricados nos EUA. Os americanos também têm um novo acordo de segurança com Papua Nova Guiné.

Xi Jinping, o líder da China, e outras autoridades em Pequim observaram os movimentos dos EUA com alarme. Descrevem isso como um cerco ao seu país e dizem que os EUA estão tentando restringir seu principal rival econômico e militar.

Nova estratégia

Desde o início do seu governo, o presidente Biden empreendeu uma estratégia para expandir o acesso militar americano às bases em países aliados em toda a região da Ásia-Pacífico e para implantar ali uma série de novos sistemas de armas. Ele também disse que os militares dos EUA defenderiam Taiwan contra uma invasão chinesa.

Na quarta feira, Biden assinou um projeto de lei suplementar de ajuda militar e gastos de US$ 95 bilhões que o Congresso acabara de aprovar e que inclui US$ 8,1 bilhões para se contrapor à China na região. E o secretário de Estado, Antony J. Blinken, viajou esta semana para Xangai e Pequim para reuniões nas quais planejava abordar as ações agressivas da China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.

No início de abril, os líderes das Filipinas e do Japão reuniram-se com Biden na Casa Branca para a primeira cúpula deste tipo entre os três países. Anunciaram uma cooperação reforçada em matéria de defesa, incluindo treinos e exercícios navais, planejados em conjunto e com outros parceiros. No ano passado, o governo Biden forjou um novo pacto de defesa tríplice com Japão e Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, posa para foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping, em Woodside, Califórnia  Foto: Doug Mills/AP

“Em 2023, tivemos o ano mais transformador para a postura das forças dos EUA na região do Indo-Pacífico em uma geração”, disse Ely Ratner, secretário adjunto de defesa para assuntos de segurança do Indo-Pacífico, em um comunicado após uma entrevista.

A principal mudança, disse ele, é a distribuição das forças americanas em unidades menores e mais móveis ao longo de um amplo arco da região, em vez de se concentrarem em grandes bases no nordeste da Ásia. Isto se destina em grande parte a se contrapor aos esforços da China para construir forças que possam atingir porta-aviões ou postos militares dos EUA em Okinawa ou Guam.

Estas forças terrestres, incluindo um regimento costeiro da Marinha dos EUA treinado e adaptado em Okinawa, terão agora a capacidade de atacar navios de guerra no mar.

Pela primeira vez, os militares do Japão receberão até 400 dos seus próprios mísseis Tomahawk – cujas versões mais recentes podem atacar navios no mar, bem como alvos em terra, a mais de 1.850 quilômetros de distância.

O Pentágono também obteve direitos de acesso para as suas tropas em quatro bases adicionais nas Filipinas que poderiam eventualmente acolher aviões de guerra dos EUA e lançadores de mísseis móveis avançados, se Washington e Manila concordarem que armamento ofensivo pode ser colocado ali.

Os EUA têm acordos bilaterais de defesa mútua com vários países aliados na região, de modo que um ataque às forças de um país poderia desencadear uma resposta de outro. Reforçar a presença de tropas dos EUA no solo dos países aliados fortalece essa noção de defesa mútua.

Além disso, os EUA continuam a enviar armas e treinadores de Boinas Verdes para Taiwan, uma ilha com independência de facto e o maior ponto de conflito entre os americanos e a China. Xi disse que seu país deve um dia assumir o controle de Taiwan, pela força, se necessário.

“Aprofundamos nossas alianças e parcerias no estrangeiro de formas que seriam impensáveis há apenas alguns anos”, disse Kurt Campbell, o novo vice-secretário de Estado, aos jornalistas no ano passado, quando era o principal responsável pelas políticas para a Ásia na Casa Branca.

Navio da Guarda Costeira das Filipinas realiza um treinamento naval ao lado de um navio americano no Mar do Sul da China, área marítima reivindicada por China e Filipinas  Foto: Ted Aljibe/AFP

O que dissuade a China?

O ministro dos assuntos estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse em uma entrevista em Taipei que as alianças reforçadas e a evolução das posturas das forças militares eram fundamentais para dissuadir a China.

“Estamos muito felizes por ver que muitos países desta região estão chegando à conclusão de que também têm de estar preparados para futuras expansões da RPC”, disse ele, referindo-se à República Popular da China.

Para alguns estrategistas militares chineses, os esforços dos EUA visam manter as forças navais da China atrás da “primeira cadeia de ilhas” – ilhas próximas da Ásia continental que vão de Okinawa, no Japão, a Taiwan e às Filipinas.

As forças militares dos EUA ao longo destas ilhas poderiam impedir que os navios de guerra chineses entrassem nas águas abertas do Pacífico mais a leste, caso um conflito eclodisse.

Os líderes do Exército de Libertação Popular da China também falam em estabelecer o domínio militar da “segunda cadeia de ilhas” – que fica mais longe no Pacífico e inclui Guam, Palau e Papua Ocidental.

Mas vários críticos conservadores das políticas do governo argumentam que os EUA deveriam manter armas importantes para seu próprio uso e que o país não está produzindo novos navios e sistemas de armas importantes com rapidez suficiente para dissuadir a China, que está aumentando rapidamente suas forças armadas.

Alguns comandantes americanos reconhecem que os EUA precisam acelerar a produção de navios, mas dizem que as capacidades de combate do Pentágono na região ainda superam as da China – e podem melhorar rapidamente com os compromissos políticos e orçamentais certos em Washington.

“Na verdade, aumentamos nossa capacidade de combate aqui no Pacífico nos anos mais recentes”, disse o almirante Samuel J. Paparo Jr., o novo comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Mas nossa trajetória ainda não se equipara à do nosso adversário. Nossos adversários estão construindo mais capacidade e construindo mais navios de guerra – por ano – do que nós.”

Paparo disse que os novos navios de guerra americanos ainda eram mais capazes do que os que a China está construindo, e que o “peso total do poder de fogo” dos militares dos EUA continua superando o do Exército de Libertação Popular, por enquanto.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um acordo de controle de armas da era da Guerra Fria entre Washington e Moscou, proibiu mísseis de cruzeiro ou balísticos baseados em terra com alcance entre 500 quilômetros e 5.500 quilômetros. Mas, depois de o governo Trump ter se retirado o pacto, os EUA conseguiram desenvolver e colocar em funcionamento um grande número de pequenos lançadores móveis para mísseis anteriormente proibidos em toda a Ásia.

Mesmo com a implantação de novos sistemas, os EUA continuariam a contar com suas forças históricas na região em caso de guerra: as suas bases em Guam, no Japão e na Coreia do Sul, e as tropas e armamentos nesses locais.

Guerra com a China não é desejável

Todos os funcionários do alto escalão do governo dos EUA entrevistados para esta reportagem dizem que a guerra com a China não é desejável nem inevitável – uma opinião expressa publicamente pelo Secretário da Defesa Lloyd J. Austin III. Mas também insistem que um reforço militar e o reforço de alianças, juntamente com diálogos diplomáticas com a China, são elementos importantes para dissuadir potenciais futuras agressões por parte de Pequim.

Chen Jining, chefe do Partido Comunista em Xangai, disse a Blinken na quinta feira que “a escolha da China e dos EUA entre a cooperação ou o confronto afeta o bem-estar de ambos os povos, de ambos os países, e também o futuro da humanidade”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, China  Foto: Mark Schiefelbein/AP

O novo esforço de dissuasão é duplo para as forças americanas: aumentar as atividades de patrulhamento no mar e as capacidades de suas forças em terra.

Para o patrulhamento, o Pentágono anunciou que os navios de guerra da Marinha dos EUA participarão em mais exercícios com os seus homólogos japoneses nas ilhas Ryukyu ocidentais, perto de Taiwan, e com navios filipinos no Mar da China Meridional, onde a guarda costeira chinesa assediou navios e instalações controladas pelas Filipinas.

Para as forças terrestres, unidades dos fuzileiros navais e do exército já no Pacífico colocaram recentemente em campo mísseis de médio e longo alcance acoplados a pequenos caminhões móveis que teriam sido proibidos pelo antigo tratado.

Esses caminhões podem ser rapidamente içados por aeronaves Osprey ou aviões de carga maiores para novos locais, ou podem simplesmente afastar-se para escapar de um contra-ataque chinês. Uma nova frota de embarcações do exército dos EUA enviada para a região também poderia ser usada para reposicionar tropas e lançadores de uma ilha para outra ilha.

Em uma entrevista no ano passado ao New York Times, o general David H. Berger, então principal general dos fuzileiros navais, disse que a força começou a analisar gargalos estratégicos entre ilhas por onde as forças chinesas provavelmente transitariam pelo Pacífico. Ele disse que os fuzileiros identificaram locais onde as forças de assalto da Marinha, como o novo regimento costeiro baseado em Okinawa, poderiam lançar ataques contra os navios de guerra de Pequim usando essas novas armas.

Navio da Guarda Costeira da China entra em atrito com uma embarcação das Filipinas em uma área disputada pelos países no Mar do Sul da China  Foto: Forças Armadas das Filipinas / AP

O Pentágono anunciou em fevereiro do ano passado um novo acordo de partilha de base militar com Manila, dando às forças dos EUA acesso a quatro locais nas Filipinas para uso em missões humanitárias, somando-se aos cinco locais anteriormente abertos ao Pentágono em 2014. A maioria deles são bases aéreas com pistas longas o suficiente para receber aviões de carga pesada.

Ao traçar as suas localizações em um mapa, vemos o valor estratégico dos locais caso os EUA sejam chamados a defender o seu mais antigo aliado do tratado na região, se as Filipinas eventualmente concordarem em permitir que os militares americanos coloquem ali tropas de combate e sistemas de mísseis móveis.

Uma dessas bases, no extremo norte da ilha de Luzon, daria aos caminhões lançadores de mísseis a capacidade de atacar navios chineses através do estreito que separa as Filipinas de Taiwan, enquanto outro local, cerca de 1.100 quilômetros a sudoeste, permitiria aos EUA atacar bases que a China construiu nas ilhas Spratly, ali perto.

Em 2023, os EUA fizeram um compromisso de US$ 100 milhões para “investimentos em infraestrutura” nas nove bases, com previsão de mais recursos este ano.

O Pentágono forjou laços militares mais estreitos com a Austrália e Papua Nova Guiné, ampliando o guarda-chuva dos EUA contra potenciais tentativas dos militares chineses de estabelecerem domínio ao longo da “segunda cadeia de ilhas”.

O governo Obama transferiu uma série de navios de combate costeiros para Singapura e enviou uma força rotativa de fuzileiros navais para Darwin, na costa norte da Austrália, dando ao Pentágono mais meios que pudessem responder conforme necessário na região.

No ano passado, o governo Biden ampliou enormemente o seu compromisso com a Austrália, um dos seus mais importantes aliados não pertencentes à Otan.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do primeiro-ministro da Austrália, Antony Albanese após uma reunião em San Diego, EUA  Foto: Leah Millis/Reuters

Um novo acordo multibilionário chamado AUKUS – sigla para Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – transferirá permanentemente alguns dos mais novos submarinos de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA para Canberra. A localização das novas bases para esses submarinos não foi anunciada, mas o primeiro grupo de marinheiros australianos que irá tripulá-los formou-se em energia nuclear nos EUA em Janeiro.

Estes submarinos furtivos, que podem disparar torpedos e mísseis Tomahawk, irão potencialmente aumentar o número de ameaças que Pequim enfrentaria no caso de uma guerra regional.

Ao norte da Austrália, um acordo em agosto deu às forças dos EUA mais acesso a Papua Nova Guiné para missões humanitárias e investiu dólares do contribuinte americano para modernizar as instalações militares naquele país.

Para o almirante Paparo, esta rede crescente de parcerias e acordos de segurança ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico é um resultado direto daquilo que ele chama de “pauta revanchista, revisionista e expansionista” da China na região, que ameaçou diretamente seus vizinhos.

“Acredito que os EUA e os nossos aliados e parceiros estão jogando com cartas melhores e que prevaleceríamos em qualquer conflito que surgisse no Pacífico Ocidental”, disse o almirante em uma entrevista.

“Não trocaria nossas cartas pelas cartas dos nossos possíveis adversários, mas nunca estamos satisfeitos com a força das cartas que temos na mão e sempre procuramos melhorá-las.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Faz tempo que as autoridades americanas enxergam seu país como uma potência do Pacífico, com tropas e arsenais em um punhado de bases na região desde logo após a 2ª Guerra Mundial.

Mas o governo Biden diz que isso já não é suficiente para frustrar o que considera ser a maior ameaça à ilha democrática de Taiwan – uma invasão chinesa que poderia ter sucesso em questão de poucos dias.

Os Estados Unidos estão enviando os mais avançados mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão e estabeleceram um novo tipo de regimento dos fuzileiros navais em Okinawa, concebido para combater a partir de pequenas ilhas e destruir navios no mar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião trilateral no início deste mês com os líderes do Japão e das Filipinas na Casa Branca Foto: Yuri Gripas/The New York Times

O Pentágono obteve acesso a vários aeródromos e bases navais nas Filipinas, diminuindo a necessidade de porta-aviões que poderiam ser alvo de mísseis e submarinos de longo alcance da China em tempos de guerra.

O governo australiano hospeda fuzileiros navais dos EUA no norte do país, e um de três locais no leste será em breve o novo lar para avançados submarinos de ataque fabricados nos EUA. Os americanos também têm um novo acordo de segurança com Papua Nova Guiné.

Xi Jinping, o líder da China, e outras autoridades em Pequim observaram os movimentos dos EUA com alarme. Descrevem isso como um cerco ao seu país e dizem que os EUA estão tentando restringir seu principal rival econômico e militar.

Nova estratégia

Desde o início do seu governo, o presidente Biden empreendeu uma estratégia para expandir o acesso militar americano às bases em países aliados em toda a região da Ásia-Pacífico e para implantar ali uma série de novos sistemas de armas. Ele também disse que os militares dos EUA defenderiam Taiwan contra uma invasão chinesa.

Na quarta feira, Biden assinou um projeto de lei suplementar de ajuda militar e gastos de US$ 95 bilhões que o Congresso acabara de aprovar e que inclui US$ 8,1 bilhões para se contrapor à China na região. E o secretário de Estado, Antony J. Blinken, viajou esta semana para Xangai e Pequim para reuniões nas quais planejava abordar as ações agressivas da China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.

No início de abril, os líderes das Filipinas e do Japão reuniram-se com Biden na Casa Branca para a primeira cúpula deste tipo entre os três países. Anunciaram uma cooperação reforçada em matéria de defesa, incluindo treinos e exercícios navais, planejados em conjunto e com outros parceiros. No ano passado, o governo Biden forjou um novo pacto de defesa tríplice com Japão e Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, posa para foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping, em Woodside, Califórnia  Foto: Doug Mills/AP

“Em 2023, tivemos o ano mais transformador para a postura das forças dos EUA na região do Indo-Pacífico em uma geração”, disse Ely Ratner, secretário adjunto de defesa para assuntos de segurança do Indo-Pacífico, em um comunicado após uma entrevista.

A principal mudança, disse ele, é a distribuição das forças americanas em unidades menores e mais móveis ao longo de um amplo arco da região, em vez de se concentrarem em grandes bases no nordeste da Ásia. Isto se destina em grande parte a se contrapor aos esforços da China para construir forças que possam atingir porta-aviões ou postos militares dos EUA em Okinawa ou Guam.

Estas forças terrestres, incluindo um regimento costeiro da Marinha dos EUA treinado e adaptado em Okinawa, terão agora a capacidade de atacar navios de guerra no mar.

Pela primeira vez, os militares do Japão receberão até 400 dos seus próprios mísseis Tomahawk – cujas versões mais recentes podem atacar navios no mar, bem como alvos em terra, a mais de 1.850 quilômetros de distância.

O Pentágono também obteve direitos de acesso para as suas tropas em quatro bases adicionais nas Filipinas que poderiam eventualmente acolher aviões de guerra dos EUA e lançadores de mísseis móveis avançados, se Washington e Manila concordarem que armamento ofensivo pode ser colocado ali.

Os EUA têm acordos bilaterais de defesa mútua com vários países aliados na região, de modo que um ataque às forças de um país poderia desencadear uma resposta de outro. Reforçar a presença de tropas dos EUA no solo dos países aliados fortalece essa noção de defesa mútua.

Além disso, os EUA continuam a enviar armas e treinadores de Boinas Verdes para Taiwan, uma ilha com independência de facto e o maior ponto de conflito entre os americanos e a China. Xi disse que seu país deve um dia assumir o controle de Taiwan, pela força, se necessário.

“Aprofundamos nossas alianças e parcerias no estrangeiro de formas que seriam impensáveis há apenas alguns anos”, disse Kurt Campbell, o novo vice-secretário de Estado, aos jornalistas no ano passado, quando era o principal responsável pelas políticas para a Ásia na Casa Branca.

Navio da Guarda Costeira das Filipinas realiza um treinamento naval ao lado de um navio americano no Mar do Sul da China, área marítima reivindicada por China e Filipinas  Foto: Ted Aljibe/AFP

O que dissuade a China?

O ministro dos assuntos estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse em uma entrevista em Taipei que as alianças reforçadas e a evolução das posturas das forças militares eram fundamentais para dissuadir a China.

“Estamos muito felizes por ver que muitos países desta região estão chegando à conclusão de que também têm de estar preparados para futuras expansões da RPC”, disse ele, referindo-se à República Popular da China.

Para alguns estrategistas militares chineses, os esforços dos EUA visam manter as forças navais da China atrás da “primeira cadeia de ilhas” – ilhas próximas da Ásia continental que vão de Okinawa, no Japão, a Taiwan e às Filipinas.

As forças militares dos EUA ao longo destas ilhas poderiam impedir que os navios de guerra chineses entrassem nas águas abertas do Pacífico mais a leste, caso um conflito eclodisse.

Os líderes do Exército de Libertação Popular da China também falam em estabelecer o domínio militar da “segunda cadeia de ilhas” – que fica mais longe no Pacífico e inclui Guam, Palau e Papua Ocidental.

Mas vários críticos conservadores das políticas do governo argumentam que os EUA deveriam manter armas importantes para seu próprio uso e que o país não está produzindo novos navios e sistemas de armas importantes com rapidez suficiente para dissuadir a China, que está aumentando rapidamente suas forças armadas.

Alguns comandantes americanos reconhecem que os EUA precisam acelerar a produção de navios, mas dizem que as capacidades de combate do Pentágono na região ainda superam as da China – e podem melhorar rapidamente com os compromissos políticos e orçamentais certos em Washington.

“Na verdade, aumentamos nossa capacidade de combate aqui no Pacífico nos anos mais recentes”, disse o almirante Samuel J. Paparo Jr., o novo comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Mas nossa trajetória ainda não se equipara à do nosso adversário. Nossos adversários estão construindo mais capacidade e construindo mais navios de guerra – por ano – do que nós.”

Paparo disse que os novos navios de guerra americanos ainda eram mais capazes do que os que a China está construindo, e que o “peso total do poder de fogo” dos militares dos EUA continua superando o do Exército de Libertação Popular, por enquanto.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um acordo de controle de armas da era da Guerra Fria entre Washington e Moscou, proibiu mísseis de cruzeiro ou balísticos baseados em terra com alcance entre 500 quilômetros e 5.500 quilômetros. Mas, depois de o governo Trump ter se retirado o pacto, os EUA conseguiram desenvolver e colocar em funcionamento um grande número de pequenos lançadores móveis para mísseis anteriormente proibidos em toda a Ásia.

Mesmo com a implantação de novos sistemas, os EUA continuariam a contar com suas forças históricas na região em caso de guerra: as suas bases em Guam, no Japão e na Coreia do Sul, e as tropas e armamentos nesses locais.

Guerra com a China não é desejável

Todos os funcionários do alto escalão do governo dos EUA entrevistados para esta reportagem dizem que a guerra com a China não é desejável nem inevitável – uma opinião expressa publicamente pelo Secretário da Defesa Lloyd J. Austin III. Mas também insistem que um reforço militar e o reforço de alianças, juntamente com diálogos diplomáticas com a China, são elementos importantes para dissuadir potenciais futuras agressões por parte de Pequim.

Chen Jining, chefe do Partido Comunista em Xangai, disse a Blinken na quinta feira que “a escolha da China e dos EUA entre a cooperação ou o confronto afeta o bem-estar de ambos os povos, de ambos os países, e também o futuro da humanidade”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, China  Foto: Mark Schiefelbein/AP

O novo esforço de dissuasão é duplo para as forças americanas: aumentar as atividades de patrulhamento no mar e as capacidades de suas forças em terra.

Para o patrulhamento, o Pentágono anunciou que os navios de guerra da Marinha dos EUA participarão em mais exercícios com os seus homólogos japoneses nas ilhas Ryukyu ocidentais, perto de Taiwan, e com navios filipinos no Mar da China Meridional, onde a guarda costeira chinesa assediou navios e instalações controladas pelas Filipinas.

Para as forças terrestres, unidades dos fuzileiros navais e do exército já no Pacífico colocaram recentemente em campo mísseis de médio e longo alcance acoplados a pequenos caminhões móveis que teriam sido proibidos pelo antigo tratado.

Esses caminhões podem ser rapidamente içados por aeronaves Osprey ou aviões de carga maiores para novos locais, ou podem simplesmente afastar-se para escapar de um contra-ataque chinês. Uma nova frota de embarcações do exército dos EUA enviada para a região também poderia ser usada para reposicionar tropas e lançadores de uma ilha para outra ilha.

Em uma entrevista no ano passado ao New York Times, o general David H. Berger, então principal general dos fuzileiros navais, disse que a força começou a analisar gargalos estratégicos entre ilhas por onde as forças chinesas provavelmente transitariam pelo Pacífico. Ele disse que os fuzileiros identificaram locais onde as forças de assalto da Marinha, como o novo regimento costeiro baseado em Okinawa, poderiam lançar ataques contra os navios de guerra de Pequim usando essas novas armas.

Navio da Guarda Costeira da China entra em atrito com uma embarcação das Filipinas em uma área disputada pelos países no Mar do Sul da China  Foto: Forças Armadas das Filipinas / AP

O Pentágono anunciou em fevereiro do ano passado um novo acordo de partilha de base militar com Manila, dando às forças dos EUA acesso a quatro locais nas Filipinas para uso em missões humanitárias, somando-se aos cinco locais anteriormente abertos ao Pentágono em 2014. A maioria deles são bases aéreas com pistas longas o suficiente para receber aviões de carga pesada.

Ao traçar as suas localizações em um mapa, vemos o valor estratégico dos locais caso os EUA sejam chamados a defender o seu mais antigo aliado do tratado na região, se as Filipinas eventualmente concordarem em permitir que os militares americanos coloquem ali tropas de combate e sistemas de mísseis móveis.

Uma dessas bases, no extremo norte da ilha de Luzon, daria aos caminhões lançadores de mísseis a capacidade de atacar navios chineses através do estreito que separa as Filipinas de Taiwan, enquanto outro local, cerca de 1.100 quilômetros a sudoeste, permitiria aos EUA atacar bases que a China construiu nas ilhas Spratly, ali perto.

Em 2023, os EUA fizeram um compromisso de US$ 100 milhões para “investimentos em infraestrutura” nas nove bases, com previsão de mais recursos este ano.

O Pentágono forjou laços militares mais estreitos com a Austrália e Papua Nova Guiné, ampliando o guarda-chuva dos EUA contra potenciais tentativas dos militares chineses de estabelecerem domínio ao longo da “segunda cadeia de ilhas”.

O governo Obama transferiu uma série de navios de combate costeiros para Singapura e enviou uma força rotativa de fuzileiros navais para Darwin, na costa norte da Austrália, dando ao Pentágono mais meios que pudessem responder conforme necessário na região.

No ano passado, o governo Biden ampliou enormemente o seu compromisso com a Austrália, um dos seus mais importantes aliados não pertencentes à Otan.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do primeiro-ministro da Austrália, Antony Albanese após uma reunião em San Diego, EUA  Foto: Leah Millis/Reuters

Um novo acordo multibilionário chamado AUKUS – sigla para Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – transferirá permanentemente alguns dos mais novos submarinos de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA para Canberra. A localização das novas bases para esses submarinos não foi anunciada, mas o primeiro grupo de marinheiros australianos que irá tripulá-los formou-se em energia nuclear nos EUA em Janeiro.

Estes submarinos furtivos, que podem disparar torpedos e mísseis Tomahawk, irão potencialmente aumentar o número de ameaças que Pequim enfrentaria no caso de uma guerra regional.

Ao norte da Austrália, um acordo em agosto deu às forças dos EUA mais acesso a Papua Nova Guiné para missões humanitárias e investiu dólares do contribuinte americano para modernizar as instalações militares naquele país.

Para o almirante Paparo, esta rede crescente de parcerias e acordos de segurança ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico é um resultado direto daquilo que ele chama de “pauta revanchista, revisionista e expansionista” da China na região, que ameaçou diretamente seus vizinhos.

“Acredito que os EUA e os nossos aliados e parceiros estão jogando com cartas melhores e que prevaleceríamos em qualquer conflito que surgisse no Pacífico Ocidental”, disse o almirante em uma entrevista.

“Não trocaria nossas cartas pelas cartas dos nossos possíveis adversários, mas nunca estamos satisfeitos com a força das cartas que temos na mão e sempre procuramos melhorá-las.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Faz tempo que as autoridades americanas enxergam seu país como uma potência do Pacífico, com tropas e arsenais em um punhado de bases na região desde logo após a 2ª Guerra Mundial.

Mas o governo Biden diz que isso já não é suficiente para frustrar o que considera ser a maior ameaça à ilha democrática de Taiwan – uma invasão chinesa que poderia ter sucesso em questão de poucos dias.

Os Estados Unidos estão enviando os mais avançados mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão e estabeleceram um novo tipo de regimento dos fuzileiros navais em Okinawa, concebido para combater a partir de pequenas ilhas e destruir navios no mar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião trilateral no início deste mês com os líderes do Japão e das Filipinas na Casa Branca Foto: Yuri Gripas/The New York Times

O Pentágono obteve acesso a vários aeródromos e bases navais nas Filipinas, diminuindo a necessidade de porta-aviões que poderiam ser alvo de mísseis e submarinos de longo alcance da China em tempos de guerra.

O governo australiano hospeda fuzileiros navais dos EUA no norte do país, e um de três locais no leste será em breve o novo lar para avançados submarinos de ataque fabricados nos EUA. Os americanos também têm um novo acordo de segurança com Papua Nova Guiné.

Xi Jinping, o líder da China, e outras autoridades em Pequim observaram os movimentos dos EUA com alarme. Descrevem isso como um cerco ao seu país e dizem que os EUA estão tentando restringir seu principal rival econômico e militar.

Nova estratégia

Desde o início do seu governo, o presidente Biden empreendeu uma estratégia para expandir o acesso militar americano às bases em países aliados em toda a região da Ásia-Pacífico e para implantar ali uma série de novos sistemas de armas. Ele também disse que os militares dos EUA defenderiam Taiwan contra uma invasão chinesa.

Na quarta feira, Biden assinou um projeto de lei suplementar de ajuda militar e gastos de US$ 95 bilhões que o Congresso acabara de aprovar e que inclui US$ 8,1 bilhões para se contrapor à China na região. E o secretário de Estado, Antony J. Blinken, viajou esta semana para Xangai e Pequim para reuniões nas quais planejava abordar as ações agressivas da China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.

No início de abril, os líderes das Filipinas e do Japão reuniram-se com Biden na Casa Branca para a primeira cúpula deste tipo entre os três países. Anunciaram uma cooperação reforçada em matéria de defesa, incluindo treinos e exercícios navais, planejados em conjunto e com outros parceiros. No ano passado, o governo Biden forjou um novo pacto de defesa tríplice com Japão e Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, posa para foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping, em Woodside, Califórnia  Foto: Doug Mills/AP

“Em 2023, tivemos o ano mais transformador para a postura das forças dos EUA na região do Indo-Pacífico em uma geração”, disse Ely Ratner, secretário adjunto de defesa para assuntos de segurança do Indo-Pacífico, em um comunicado após uma entrevista.

A principal mudança, disse ele, é a distribuição das forças americanas em unidades menores e mais móveis ao longo de um amplo arco da região, em vez de se concentrarem em grandes bases no nordeste da Ásia. Isto se destina em grande parte a se contrapor aos esforços da China para construir forças que possam atingir porta-aviões ou postos militares dos EUA em Okinawa ou Guam.

Estas forças terrestres, incluindo um regimento costeiro da Marinha dos EUA treinado e adaptado em Okinawa, terão agora a capacidade de atacar navios de guerra no mar.

Pela primeira vez, os militares do Japão receberão até 400 dos seus próprios mísseis Tomahawk – cujas versões mais recentes podem atacar navios no mar, bem como alvos em terra, a mais de 1.850 quilômetros de distância.

O Pentágono também obteve direitos de acesso para as suas tropas em quatro bases adicionais nas Filipinas que poderiam eventualmente acolher aviões de guerra dos EUA e lançadores de mísseis móveis avançados, se Washington e Manila concordarem que armamento ofensivo pode ser colocado ali.

Os EUA têm acordos bilaterais de defesa mútua com vários países aliados na região, de modo que um ataque às forças de um país poderia desencadear uma resposta de outro. Reforçar a presença de tropas dos EUA no solo dos países aliados fortalece essa noção de defesa mútua.

Além disso, os EUA continuam a enviar armas e treinadores de Boinas Verdes para Taiwan, uma ilha com independência de facto e o maior ponto de conflito entre os americanos e a China. Xi disse que seu país deve um dia assumir o controle de Taiwan, pela força, se necessário.

“Aprofundamos nossas alianças e parcerias no estrangeiro de formas que seriam impensáveis há apenas alguns anos”, disse Kurt Campbell, o novo vice-secretário de Estado, aos jornalistas no ano passado, quando era o principal responsável pelas políticas para a Ásia na Casa Branca.

Navio da Guarda Costeira das Filipinas realiza um treinamento naval ao lado de um navio americano no Mar do Sul da China, área marítima reivindicada por China e Filipinas  Foto: Ted Aljibe/AFP

O que dissuade a China?

O ministro dos assuntos estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse em uma entrevista em Taipei que as alianças reforçadas e a evolução das posturas das forças militares eram fundamentais para dissuadir a China.

“Estamos muito felizes por ver que muitos países desta região estão chegando à conclusão de que também têm de estar preparados para futuras expansões da RPC”, disse ele, referindo-se à República Popular da China.

Para alguns estrategistas militares chineses, os esforços dos EUA visam manter as forças navais da China atrás da “primeira cadeia de ilhas” – ilhas próximas da Ásia continental que vão de Okinawa, no Japão, a Taiwan e às Filipinas.

As forças militares dos EUA ao longo destas ilhas poderiam impedir que os navios de guerra chineses entrassem nas águas abertas do Pacífico mais a leste, caso um conflito eclodisse.

Os líderes do Exército de Libertação Popular da China também falam em estabelecer o domínio militar da “segunda cadeia de ilhas” – que fica mais longe no Pacífico e inclui Guam, Palau e Papua Ocidental.

Mas vários críticos conservadores das políticas do governo argumentam que os EUA deveriam manter armas importantes para seu próprio uso e que o país não está produzindo novos navios e sistemas de armas importantes com rapidez suficiente para dissuadir a China, que está aumentando rapidamente suas forças armadas.

Alguns comandantes americanos reconhecem que os EUA precisam acelerar a produção de navios, mas dizem que as capacidades de combate do Pentágono na região ainda superam as da China – e podem melhorar rapidamente com os compromissos políticos e orçamentais certos em Washington.

“Na verdade, aumentamos nossa capacidade de combate aqui no Pacífico nos anos mais recentes”, disse o almirante Samuel J. Paparo Jr., o novo comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Mas nossa trajetória ainda não se equipara à do nosso adversário. Nossos adversários estão construindo mais capacidade e construindo mais navios de guerra – por ano – do que nós.”

Paparo disse que os novos navios de guerra americanos ainda eram mais capazes do que os que a China está construindo, e que o “peso total do poder de fogo” dos militares dos EUA continua superando o do Exército de Libertação Popular, por enquanto.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um acordo de controle de armas da era da Guerra Fria entre Washington e Moscou, proibiu mísseis de cruzeiro ou balísticos baseados em terra com alcance entre 500 quilômetros e 5.500 quilômetros. Mas, depois de o governo Trump ter se retirado o pacto, os EUA conseguiram desenvolver e colocar em funcionamento um grande número de pequenos lançadores móveis para mísseis anteriormente proibidos em toda a Ásia.

Mesmo com a implantação de novos sistemas, os EUA continuariam a contar com suas forças históricas na região em caso de guerra: as suas bases em Guam, no Japão e na Coreia do Sul, e as tropas e armamentos nesses locais.

Guerra com a China não é desejável

Todos os funcionários do alto escalão do governo dos EUA entrevistados para esta reportagem dizem que a guerra com a China não é desejável nem inevitável – uma opinião expressa publicamente pelo Secretário da Defesa Lloyd J. Austin III. Mas também insistem que um reforço militar e o reforço de alianças, juntamente com diálogos diplomáticas com a China, são elementos importantes para dissuadir potenciais futuras agressões por parte de Pequim.

Chen Jining, chefe do Partido Comunista em Xangai, disse a Blinken na quinta feira que “a escolha da China e dos EUA entre a cooperação ou o confronto afeta o bem-estar de ambos os povos, de ambos os países, e também o futuro da humanidade”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, China  Foto: Mark Schiefelbein/AP

O novo esforço de dissuasão é duplo para as forças americanas: aumentar as atividades de patrulhamento no mar e as capacidades de suas forças em terra.

Para o patrulhamento, o Pentágono anunciou que os navios de guerra da Marinha dos EUA participarão em mais exercícios com os seus homólogos japoneses nas ilhas Ryukyu ocidentais, perto de Taiwan, e com navios filipinos no Mar da China Meridional, onde a guarda costeira chinesa assediou navios e instalações controladas pelas Filipinas.

Para as forças terrestres, unidades dos fuzileiros navais e do exército já no Pacífico colocaram recentemente em campo mísseis de médio e longo alcance acoplados a pequenos caminhões móveis que teriam sido proibidos pelo antigo tratado.

Esses caminhões podem ser rapidamente içados por aeronaves Osprey ou aviões de carga maiores para novos locais, ou podem simplesmente afastar-se para escapar de um contra-ataque chinês. Uma nova frota de embarcações do exército dos EUA enviada para a região também poderia ser usada para reposicionar tropas e lançadores de uma ilha para outra ilha.

Em uma entrevista no ano passado ao New York Times, o general David H. Berger, então principal general dos fuzileiros navais, disse que a força começou a analisar gargalos estratégicos entre ilhas por onde as forças chinesas provavelmente transitariam pelo Pacífico. Ele disse que os fuzileiros identificaram locais onde as forças de assalto da Marinha, como o novo regimento costeiro baseado em Okinawa, poderiam lançar ataques contra os navios de guerra de Pequim usando essas novas armas.

Navio da Guarda Costeira da China entra em atrito com uma embarcação das Filipinas em uma área disputada pelos países no Mar do Sul da China  Foto: Forças Armadas das Filipinas / AP

O Pentágono anunciou em fevereiro do ano passado um novo acordo de partilha de base militar com Manila, dando às forças dos EUA acesso a quatro locais nas Filipinas para uso em missões humanitárias, somando-se aos cinco locais anteriormente abertos ao Pentágono em 2014. A maioria deles são bases aéreas com pistas longas o suficiente para receber aviões de carga pesada.

Ao traçar as suas localizações em um mapa, vemos o valor estratégico dos locais caso os EUA sejam chamados a defender o seu mais antigo aliado do tratado na região, se as Filipinas eventualmente concordarem em permitir que os militares americanos coloquem ali tropas de combate e sistemas de mísseis móveis.

Uma dessas bases, no extremo norte da ilha de Luzon, daria aos caminhões lançadores de mísseis a capacidade de atacar navios chineses através do estreito que separa as Filipinas de Taiwan, enquanto outro local, cerca de 1.100 quilômetros a sudoeste, permitiria aos EUA atacar bases que a China construiu nas ilhas Spratly, ali perto.

Em 2023, os EUA fizeram um compromisso de US$ 100 milhões para “investimentos em infraestrutura” nas nove bases, com previsão de mais recursos este ano.

O Pentágono forjou laços militares mais estreitos com a Austrália e Papua Nova Guiné, ampliando o guarda-chuva dos EUA contra potenciais tentativas dos militares chineses de estabelecerem domínio ao longo da “segunda cadeia de ilhas”.

O governo Obama transferiu uma série de navios de combate costeiros para Singapura e enviou uma força rotativa de fuzileiros navais para Darwin, na costa norte da Austrália, dando ao Pentágono mais meios que pudessem responder conforme necessário na região.

No ano passado, o governo Biden ampliou enormemente o seu compromisso com a Austrália, um dos seus mais importantes aliados não pertencentes à Otan.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do primeiro-ministro da Austrália, Antony Albanese após uma reunião em San Diego, EUA  Foto: Leah Millis/Reuters

Um novo acordo multibilionário chamado AUKUS – sigla para Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – transferirá permanentemente alguns dos mais novos submarinos de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA para Canberra. A localização das novas bases para esses submarinos não foi anunciada, mas o primeiro grupo de marinheiros australianos que irá tripulá-los formou-se em energia nuclear nos EUA em Janeiro.

Estes submarinos furtivos, que podem disparar torpedos e mísseis Tomahawk, irão potencialmente aumentar o número de ameaças que Pequim enfrentaria no caso de uma guerra regional.

Ao norte da Austrália, um acordo em agosto deu às forças dos EUA mais acesso a Papua Nova Guiné para missões humanitárias e investiu dólares do contribuinte americano para modernizar as instalações militares naquele país.

Para o almirante Paparo, esta rede crescente de parcerias e acordos de segurança ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico é um resultado direto daquilo que ele chama de “pauta revanchista, revisionista e expansionista” da China na região, que ameaçou diretamente seus vizinhos.

“Acredito que os EUA e os nossos aliados e parceiros estão jogando com cartas melhores e que prevaleceríamos em qualquer conflito que surgisse no Pacífico Ocidental”, disse o almirante em uma entrevista.

“Não trocaria nossas cartas pelas cartas dos nossos possíveis adversários, mas nunca estamos satisfeitos com a força das cartas que temos na mão e sempre procuramos melhorá-las.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

Faz tempo que as autoridades americanas enxergam seu país como uma potência do Pacífico, com tropas e arsenais em um punhado de bases na região desde logo após a 2ª Guerra Mundial.

Mas o governo Biden diz que isso já não é suficiente para frustrar o que considera ser a maior ameaça à ilha democrática de Taiwan – uma invasão chinesa que poderia ter sucesso em questão de poucos dias.

Os Estados Unidos estão enviando os mais avançados mísseis de cruzeiro Tomahawk para o Japão e estabeleceram um novo tipo de regimento dos fuzileiros navais em Okinawa, concebido para combater a partir de pequenas ilhas e destruir navios no mar.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, realizou uma reunião trilateral no início deste mês com os líderes do Japão e das Filipinas na Casa Branca Foto: Yuri Gripas/The New York Times

O Pentágono obteve acesso a vários aeródromos e bases navais nas Filipinas, diminuindo a necessidade de porta-aviões que poderiam ser alvo de mísseis e submarinos de longo alcance da China em tempos de guerra.

O governo australiano hospeda fuzileiros navais dos EUA no norte do país, e um de três locais no leste será em breve o novo lar para avançados submarinos de ataque fabricados nos EUA. Os americanos também têm um novo acordo de segurança com Papua Nova Guiné.

Xi Jinping, o líder da China, e outras autoridades em Pequim observaram os movimentos dos EUA com alarme. Descrevem isso como um cerco ao seu país e dizem que os EUA estão tentando restringir seu principal rival econômico e militar.

Nova estratégia

Desde o início do seu governo, o presidente Biden empreendeu uma estratégia para expandir o acesso militar americano às bases em países aliados em toda a região da Ásia-Pacífico e para implantar ali uma série de novos sistemas de armas. Ele também disse que os militares dos EUA defenderiam Taiwan contra uma invasão chinesa.

Na quarta feira, Biden assinou um projeto de lei suplementar de ajuda militar e gastos de US$ 95 bilhões que o Congresso acabara de aprovar e que inclui US$ 8,1 bilhões para se contrapor à China na região. E o secretário de Estado, Antony J. Blinken, viajou esta semana para Xangai e Pequim para reuniões nas quais planejava abordar as ações agressivas da China em torno de Taiwan e do Mar do Sul da China.

No início de abril, os líderes das Filipinas e do Japão reuniram-se com Biden na Casa Branca para a primeira cúpula deste tipo entre os três países. Anunciaram uma cooperação reforçada em matéria de defesa, incluindo treinos e exercícios navais, planejados em conjunto e com outros parceiros. No ano passado, o governo Biden forjou um novo pacto de defesa tríplice com Japão e Coreia do Sul.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, posa para foto ao lado do presidente da China, Xi Jinping, em Woodside, Califórnia  Foto: Doug Mills/AP

“Em 2023, tivemos o ano mais transformador para a postura das forças dos EUA na região do Indo-Pacífico em uma geração”, disse Ely Ratner, secretário adjunto de defesa para assuntos de segurança do Indo-Pacífico, em um comunicado após uma entrevista.

A principal mudança, disse ele, é a distribuição das forças americanas em unidades menores e mais móveis ao longo de um amplo arco da região, em vez de se concentrarem em grandes bases no nordeste da Ásia. Isto se destina em grande parte a se contrapor aos esforços da China para construir forças que possam atingir porta-aviões ou postos militares dos EUA em Okinawa ou Guam.

Estas forças terrestres, incluindo um regimento costeiro da Marinha dos EUA treinado e adaptado em Okinawa, terão agora a capacidade de atacar navios de guerra no mar.

Pela primeira vez, os militares do Japão receberão até 400 dos seus próprios mísseis Tomahawk – cujas versões mais recentes podem atacar navios no mar, bem como alvos em terra, a mais de 1.850 quilômetros de distância.

O Pentágono também obteve direitos de acesso para as suas tropas em quatro bases adicionais nas Filipinas que poderiam eventualmente acolher aviões de guerra dos EUA e lançadores de mísseis móveis avançados, se Washington e Manila concordarem que armamento ofensivo pode ser colocado ali.

Os EUA têm acordos bilaterais de defesa mútua com vários países aliados na região, de modo que um ataque às forças de um país poderia desencadear uma resposta de outro. Reforçar a presença de tropas dos EUA no solo dos países aliados fortalece essa noção de defesa mútua.

Além disso, os EUA continuam a enviar armas e treinadores de Boinas Verdes para Taiwan, uma ilha com independência de facto e o maior ponto de conflito entre os americanos e a China. Xi disse que seu país deve um dia assumir o controle de Taiwan, pela força, se necessário.

“Aprofundamos nossas alianças e parcerias no estrangeiro de formas que seriam impensáveis há apenas alguns anos”, disse Kurt Campbell, o novo vice-secretário de Estado, aos jornalistas no ano passado, quando era o principal responsável pelas políticas para a Ásia na Casa Branca.

Navio da Guarda Costeira das Filipinas realiza um treinamento naval ao lado de um navio americano no Mar do Sul da China, área marítima reivindicada por China e Filipinas  Foto: Ted Aljibe/AFP

O que dissuade a China?

O ministro dos assuntos estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse em uma entrevista em Taipei que as alianças reforçadas e a evolução das posturas das forças militares eram fundamentais para dissuadir a China.

“Estamos muito felizes por ver que muitos países desta região estão chegando à conclusão de que também têm de estar preparados para futuras expansões da RPC”, disse ele, referindo-se à República Popular da China.

Para alguns estrategistas militares chineses, os esforços dos EUA visam manter as forças navais da China atrás da “primeira cadeia de ilhas” – ilhas próximas da Ásia continental que vão de Okinawa, no Japão, a Taiwan e às Filipinas.

As forças militares dos EUA ao longo destas ilhas poderiam impedir que os navios de guerra chineses entrassem nas águas abertas do Pacífico mais a leste, caso um conflito eclodisse.

Os líderes do Exército de Libertação Popular da China também falam em estabelecer o domínio militar da “segunda cadeia de ilhas” – que fica mais longe no Pacífico e inclui Guam, Palau e Papua Ocidental.

Mas vários críticos conservadores das políticas do governo argumentam que os EUA deveriam manter armas importantes para seu próprio uso e que o país não está produzindo novos navios e sistemas de armas importantes com rapidez suficiente para dissuadir a China, que está aumentando rapidamente suas forças armadas.

Alguns comandantes americanos reconhecem que os EUA precisam acelerar a produção de navios, mas dizem que as capacidades de combate do Pentágono na região ainda superam as da China – e podem melhorar rapidamente com os compromissos políticos e orçamentais certos em Washington.

“Na verdade, aumentamos nossa capacidade de combate aqui no Pacífico nos anos mais recentes”, disse o almirante Samuel J. Paparo Jr., o novo comandante do Comando Indo-Pacífico dos EUA. Mas nossa trajetória ainda não se equipara à do nosso adversário. Nossos adversários estão construindo mais capacidade e construindo mais navios de guerra – por ano – do que nós.”

Paparo disse que os novos navios de guerra americanos ainda eram mais capazes do que os que a China está construindo, e que o “peso total do poder de fogo” dos militares dos EUA continua superando o do Exército de Libertação Popular, por enquanto.

O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário, um acordo de controle de armas da era da Guerra Fria entre Washington e Moscou, proibiu mísseis de cruzeiro ou balísticos baseados em terra com alcance entre 500 quilômetros e 5.500 quilômetros. Mas, depois de o governo Trump ter se retirado o pacto, os EUA conseguiram desenvolver e colocar em funcionamento um grande número de pequenos lançadores móveis para mísseis anteriormente proibidos em toda a Ásia.

Mesmo com a implantação de novos sistemas, os EUA continuariam a contar com suas forças históricas na região em caso de guerra: as suas bases em Guam, no Japão e na Coreia do Sul, e as tropas e armamentos nesses locais.

Guerra com a China não é desejável

Todos os funcionários do alto escalão do governo dos EUA entrevistados para esta reportagem dizem que a guerra com a China não é desejável nem inevitável – uma opinião expressa publicamente pelo Secretário da Defesa Lloyd J. Austin III. Mas também insistem que um reforço militar e o reforço de alianças, juntamente com diálogos diplomáticas com a China, são elementos importantes para dissuadir potenciais futuras agressões por parte de Pequim.

Chen Jining, chefe do Partido Comunista em Xangai, disse a Blinken na quinta feira que “a escolha da China e dos EUA entre a cooperação ou o confronto afeta o bem-estar de ambos os povos, de ambos os países, e também o futuro da humanidade”.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, participa de uma reunião com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim, China  Foto: Mark Schiefelbein/AP

O novo esforço de dissuasão é duplo para as forças americanas: aumentar as atividades de patrulhamento no mar e as capacidades de suas forças em terra.

Para o patrulhamento, o Pentágono anunciou que os navios de guerra da Marinha dos EUA participarão em mais exercícios com os seus homólogos japoneses nas ilhas Ryukyu ocidentais, perto de Taiwan, e com navios filipinos no Mar da China Meridional, onde a guarda costeira chinesa assediou navios e instalações controladas pelas Filipinas.

Para as forças terrestres, unidades dos fuzileiros navais e do exército já no Pacífico colocaram recentemente em campo mísseis de médio e longo alcance acoplados a pequenos caminhões móveis que teriam sido proibidos pelo antigo tratado.

Esses caminhões podem ser rapidamente içados por aeronaves Osprey ou aviões de carga maiores para novos locais, ou podem simplesmente afastar-se para escapar de um contra-ataque chinês. Uma nova frota de embarcações do exército dos EUA enviada para a região também poderia ser usada para reposicionar tropas e lançadores de uma ilha para outra ilha.

Em uma entrevista no ano passado ao New York Times, o general David H. Berger, então principal general dos fuzileiros navais, disse que a força começou a analisar gargalos estratégicos entre ilhas por onde as forças chinesas provavelmente transitariam pelo Pacífico. Ele disse que os fuzileiros identificaram locais onde as forças de assalto da Marinha, como o novo regimento costeiro baseado em Okinawa, poderiam lançar ataques contra os navios de guerra de Pequim usando essas novas armas.

Navio da Guarda Costeira da China entra em atrito com uma embarcação das Filipinas em uma área disputada pelos países no Mar do Sul da China  Foto: Forças Armadas das Filipinas / AP

O Pentágono anunciou em fevereiro do ano passado um novo acordo de partilha de base militar com Manila, dando às forças dos EUA acesso a quatro locais nas Filipinas para uso em missões humanitárias, somando-se aos cinco locais anteriormente abertos ao Pentágono em 2014. A maioria deles são bases aéreas com pistas longas o suficiente para receber aviões de carga pesada.

Ao traçar as suas localizações em um mapa, vemos o valor estratégico dos locais caso os EUA sejam chamados a defender o seu mais antigo aliado do tratado na região, se as Filipinas eventualmente concordarem em permitir que os militares americanos coloquem ali tropas de combate e sistemas de mísseis móveis.

Uma dessas bases, no extremo norte da ilha de Luzon, daria aos caminhões lançadores de mísseis a capacidade de atacar navios chineses através do estreito que separa as Filipinas de Taiwan, enquanto outro local, cerca de 1.100 quilômetros a sudoeste, permitiria aos EUA atacar bases que a China construiu nas ilhas Spratly, ali perto.

Em 2023, os EUA fizeram um compromisso de US$ 100 milhões para “investimentos em infraestrutura” nas nove bases, com previsão de mais recursos este ano.

O Pentágono forjou laços militares mais estreitos com a Austrália e Papua Nova Guiné, ampliando o guarda-chuva dos EUA contra potenciais tentativas dos militares chineses de estabelecerem domínio ao longo da “segunda cadeia de ilhas”.

O governo Obama transferiu uma série de navios de combate costeiros para Singapura e enviou uma força rotativa de fuzileiros navais para Darwin, na costa norte da Austrália, dando ao Pentágono mais meios que pudessem responder conforme necessário na região.

No ano passado, o governo Biden ampliou enormemente o seu compromisso com a Austrália, um dos seus mais importantes aliados não pertencentes à Otan.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, participa de uma coletiva de imprensa ao lado do primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, e do primeiro-ministro da Austrália, Antony Albanese após uma reunião em San Diego, EUA  Foto: Leah Millis/Reuters

Um novo acordo multibilionário chamado AUKUS – sigla para Austrália, Reino Unido e Estados Unidos – transferirá permanentemente alguns dos mais novos submarinos de ataque da classe Virginia da Marinha dos EUA para Canberra. A localização das novas bases para esses submarinos não foi anunciada, mas o primeiro grupo de marinheiros australianos que irá tripulá-los formou-se em energia nuclear nos EUA em Janeiro.

Estes submarinos furtivos, que podem disparar torpedos e mísseis Tomahawk, irão potencialmente aumentar o número de ameaças que Pequim enfrentaria no caso de uma guerra regional.

Ao norte da Austrália, um acordo em agosto deu às forças dos EUA mais acesso a Papua Nova Guiné para missões humanitárias e investiu dólares do contribuinte americano para modernizar as instalações militares naquele país.

Para o almirante Paparo, esta rede crescente de parcerias e acordos de segurança ao longo de milhares de quilômetros do Pacífico é um resultado direto daquilo que ele chama de “pauta revanchista, revisionista e expansionista” da China na região, que ameaçou diretamente seus vizinhos.

“Acredito que os EUA e os nossos aliados e parceiros estão jogando com cartas melhores e que prevaleceríamos em qualquer conflito que surgisse no Pacífico Ocidental”, disse o almirante em uma entrevista.

“Não trocaria nossas cartas pelas cartas dos nossos possíveis adversários, mas nunca estamos satisfeitos com a força das cartas que temos na mão e sempre procuramos melhorá-las.” / TRADUÇÃO DE AUGUSTO CALIL

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