Ao menos 12 pessoas morreram e outras 5 ficaram feridas após uma explosão em uma fábrica de munições na província de Balikesir, no noroeste da Turquia, nesta terça-feira, 24. Segundo as autoridades locais, a fábrica produz munições e explosivos para uso civil.
A explosão ocorreu às 8h25, horário local (02h25 no horário de Brasília) em uma parte da fábrica onde eram produzidas as cápsulas, segundo informou o governador de Balikesir, Ismail Ustaoglu, que disse ainda que o setor desabou devido à força da explosão.
A fábrica está localizada a um quilômetro da localidade mais próxima, no norte da cidade de Balikesir, segundo imagens de satélite consultadas pela AFP. O Ministério Público abriu uma investigação sobre o incidente.
O ministro do Interior, Ali Yerlikaya, afirmou que desconhecia de momento as razões da explosão. As autoridades descartaram um ato de sabotagem e a fiscalização abriu uma investigação sobre o incidente.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse estar “profundamente entristecido pela morte de 12 irmãos” em uma publicação na rede social X. O mandatário disse ter dado instruções para que “a investigação necessária comece imediatamente em todos os aspectos”.
Saiba mais
O país se tornou um grande exportador de material de defesa, especialmente drones, e Erdogan é um dos principais defensores desta indústria./com AFP