A pouco mais de duas semanas para o dia da eleição presidencial nos Estados Unidos, o ex-presidente Barack Obama discursou para uma multidão de 7 mil pessoas no Arizona na sexta-feira, 18, um Estado decisivo para a definição de quem será o vencedor. O comício na cidade de Tucson foi a primeira parada de Obama em um roteiro de seis dias e cinco Estados.
Obama assumiu um tom distinto que poucos conseguiriam, apoiando-se na sua experiência, credibilidade e popularidade e usando um tom mais direto em relação ao ex-presidente americano Donald Trump.
“Você ficaria preocupado se seu avô estivesse agindo assim”, disse Obama sobre a bizarra aparição de Trump em um comício na Pensilvânia na semana passada. Trump ficou 39 minutos dançando e ouvindo música. “Tucson, não precisamos ver como é um Donald Trump mais velho e maluco, sem grades de proteção.”
O discurso deu continuidade à tática de Obama de criticar Trump onde ele é mais sensível, um aparente esforço para irritar o candidato republicano.
Questionamentos
O democrata criticou o republicano. “Quando ele não está reclamando, ele está tentando vender coisas para vocês”, disse Obama, sorrindo enquanto a multidão ria. “Este é o meu favorito: ele tem a Bíblia Trump – quer que você compre a palavra de Deus, edição Donald Trump.”
Obama apontou que as Bíblias vendidas por Trump haviam sido produzidas na China.
“Então ele é o ‘senhor Durão’ sobre a China, exceto quando ele consegue ganhar algum dinheiro vendendo suas Bíblias da edição Trump”, disse Obama. “Você não pode inventar essas coisas.”
Saiba mais
A disputa no Arizona se acirrou significativamente desde que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, desistiu da corrida presidencial em julho, e a média das pesquisas do The Washington Post agora mostra Trump mantendo uma vantagem numérica mínima no Estado. Biden venceu o Arizona em 2020 e, em 2022, uma lista de democratas prevaleceu nas disputas pelos principais cargos do estado.
Obama é o mais recente democrata de destaque a visitar o Arizona. Kamala Harris passou pelo Arizona duas vezes no mês passado, assim como seu companheiro de chapa, Tim Walz. O ex-presidente Bill Clinton também deve visitar o Estado.
Depois do Arizona, Obama irá para Las Vegas neste sábado. O ex-presidente também vai passar por Michigan, Wisconsin e Geórgia nos próximos dias./com W.Post