Os Estados Unidos anunciaram no domingo, 5, a presença de um de seus submarinos com capacidade nuclear no Canal de Suez, no Egito, perto da ponte do Canal de Suez. A medida parece ser mais uma tomada pelo governo norte-americano para pressionar o Irã, em uma tentativa de dissuadir o país e seus aliados a não se envolverem no conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
O anúncio foi feito pelo Comando Central dos EUA no X (o antigo Twitter), declarando que a embarcação estava entrando em sua área de responsabilidade. O reconhecimento dos EUA de uma localização de submarinos da classe Ohio é rara, pois eles representam parte da chamada “tríade nuclear” de armas atômicas da América – que também inclui mísseis balísticos terrestres e bombas nucleares a bordo de bombardeiros estratégicos.
Vários submarinos da classe Ohio transportam mísseis de cruzeiro e a capacidade de serem mobilizados com forças de operações especiais, por isso não está claro se o submarino que opera agora no Oriente Médio transporta mísseis balísticos nucleares.
Esse tipo de submarino é conhecido pela capacidade de operar de forma silenciosa, atuando praticamente em sigilo total. Por isso, especialistas analisam que o anúncio feito pelos militares estadunidenses parece ser mais uma mensagem especialmente ao Irã, que tem dado sinais de um conflito expandido na região de Gaza.
Leia Também:
Os EUA já mobilizaram uma série de outros meios da Marinha na área, incluindo dois grupos de ataque de porta-aviões – o USS Dwight D. Eisenhower Carrier Strike Group e o USS Gerald R. Ford Carrier Strike Group – e um grupo anfíbio pronto./Com Associated Press.