Equipes de resgate já recuperaram os corpos de 157 pessoas que morreram em dois deslizamentos de terra na zona de Gofa, no sul da Etiópia. Os deslizamentos ocorreram entre a noite de domingo e a manhã de segunda-feira, 22, após fortes chuvas em uma área montanhosa. As informações são da BBC.
O administrador-chefe da zona de Gofa, Dagmawi Ayele, disse à BBC que entre os mortos estavam adultos e crianças e que 10 pessoas foram resgatadas com vida e já estavam recebendo tratamento no hospital. “As fortes chuvas causaram um deslizamento de terra no domingo e, enquanto policiais, professores e moradores de vilas próximas continuavam freneticamente com as operações de busca e resgate na segunda-feira, um segundo deslizamento de terra ocorreu, enterrando-os também na lama” disse Dagmawi.
Leia Também:
De acordo com a emissora britânica, a busca por sobreviventes continua intensamente, mas, segundo a autoridade local, o número de mortos ainda pode aumentar. Imagens mostram centenas de pessoas reunidas no local e outras cavando a terra em busca de pessoas soterradas, além de uma encosta parcialmente desabada e um grande pedaço de terra vermelha exposto.
Gofa faz parte do estado conhecido como Etiópia do Sul, localizado cerca de 320 km a sudoeste da capital, Adis Abeba, e que está entre as áreas do país que foram atingidas por fortes chuvas e inundações nos últimos meses, de acordo com o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da Organização das Nações Unidas (ONU). Mas casos de deslizamentos de terra e inundações são mais antigos. Em maio de 2016, pelo menos 50 pessoas morreram em inundações e deslizamentos de terra após chuvas pesadas no sul do país, destaca a BBC.