WASHINGTON - O governo americano foi avisado com antecedência por Israel sobre o ataque aéreo realizado nesta sexta-feira, 25, contra o Irã e disse que o bombardeio é um direito de defesa dos israelenses em virtude do ataque iraniano com mísseis balísticos contra Israel no dia 1º.
Segundo o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Sean Savett, os alvos dos ataques eram militares. Nas últimas semanas, a imprensa americana informou que a Casa Branca pediu que os israelenses evitassem ataques contra o programa nuclear iraniano.
O presidente Joe Biden também disse recentemente que um ataque contra instalações petrolíferas iranianas era improvável.
Uma fonte do governo americano disse ao jornal The New York Times que Israel havia alertado as autoridades do governo Biden antes dos ataques, mas se recusaram a dizer quanto aviso foi dado. Nos últimos dias, as autoridades da Casa Branca e do Pentágono consultaram Israel de perto sobre o escopo e o tipo de alvos que Israel lançaria contra o Irã.
No começo do mês, as autoridades americanas se incomodaram com o fato de Israel não ter avisado Washington com antecedência sobre o ataque que matou o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.
No começo do mês, as autoridades americanas se incomodaram com o fato de Israel não ter avisado WashiP
O ataque ocorre a poucos dias da eleição americana, marcada para o dia 5 de novembro, entre o republicano Donald Trump e a democrata Kamala Harris. /AP e NYT