Pelo menos 11 pessoas morreram após um incêndio atingir parte de um pequeno prédio de cinco andares no movimentado bairro de Chinatown, em Manila, capital das Filipinas, nesta sexta-feira, 2. Uma investigação está em andamento para determinar a causa do incêndio, afirmou a polícia local. As informações são da ABC News.
Segundo a emissora, cerca de 14 caminhões de bombeiros trabalharam por mais de duas horas para controlar o incêndio em uma das Chinatowns mais antigas do mundo, localizada em uma área densamente povoada da capital. O investigador Roderick Andres disse que o fogo começou em um restaurante no térreo e que vários de seus funcionários estavam entre os mortos. A maioria, ele acrescentou, foi encontrada no segundo e no terceiro andar. Até o momento, ninguém mais foi dado como desaparecido.
A prefeita de Manila, Honey Lacuna, ofereceu condolências às famílias das vítimas e ordenou inspeções para garantir que os prédios antigos cumpram os regulamentos e padrões de segurança.
A negligência na aplicação das normas de segurança causou incêndios mortais nas Filipinas no passado, como o incêndio em uma boate em 1996, na cidade de Quezon, na região da capital, que matou 162 pessoas. A maioria eram estudantes comemorando o fim do ano letivo, aponta a ABC News. Cerca de 400 pessoas estavam aglomeradas na discoteca Ozone quando o incêndio começou, mas muitas não conseguiram escapar porque a saída de emergência estava bloqueada por um novo prédio ao lado.