O furacão Milton voltou a ser classificado como uma tempestade de categoria 5, a categoria máxima da escala, no fim de tarde desta terça-feira, 8, enquanto avança em direção à costa da Flórida. A tempestade está prevista para atingir a costa na noite de quarta-feira, 9, afetando uma zona densamente povoada que inclui Tampa, Sarasota e Fort Myers.
Milton, que estava na categoria máxima na tarde de segunda-feira, havia enfraquecido anteriormente para uma tempestade de categoria 4, mas suas velocidades de vento aumentaram mais uma vez.
A tempestade, localizada a cerca de 775 quilômetros de Tampa por volta das 17h (18h no horário de Brasília), tem velocidades de vento sustentadas de 270 km/h, disse Centro Nacional de Furacões dos EUA.
Algumas condições climáticas perto da costa podem fazer com que o furacão enfraqueça conforme se aproxima da Flórida, disseram meteorologistas, mas permanece a previsão de que seja um furacão extremamente devastador quando encostar na costa.
Ao anunciar a escalada do furacão Milton, o Centro Nacional de Furacões dos EUA também estendeu alertas de tempestade e furacão nas costas leste da Flórida e da Geórgia.
A Disney anunciou que seus parques temáticos e outras propriedades na Flórida começariam a fechar em fases na quarta-feira, e provavelmente permaneceriam fechados até quinta-feira, 10.
Já a Universal Orlando anunciou que o Universal Studios Florida, Islands of Adventure e Universal CityWalk permanecerão abertos até as 14h de quarta-feira, se o tempo permitir, e depois ficarão fechados até quinta-feira.
Leia Também:
A Universal também cancelou o Halloween Horror Nights programado para ambos os dias. Os parques temáticos se juntam ao Aeroporto Internacional de Orlando, que disse que encerraria as operações na quarta-feira de manhã. O aeroporto é o sétimo mais movimentado do país e o mais movimentado da Flórida.
A área de Orlando é o destino mais visitado nos Estados Unidos devido ao Disney World, Universal Orlando Resort e outros parques temáticos, atraindo 74 milhões de turistas somente no ano passado. Outubro também está entre os períodos mais movimentados para parques temáticos por causa das celebrações relacionadas ao Halloween, que se tornaram grandes geradoras de dinheiro nas últimas duas décadas.
À medida que os moradores cumprem os avisos para deixarem suas casas na Flórida, postos de gasolina relatam falta de combustível para encher os tanques e diversos hotéis estão registando lotação em suas acomodações./AP e NYT.