Ao longo deste período, me tornei amigo de muitos leitores, como o Mario Nusbaum, Gabriel Paciornik, Rossana Schenker, Ali Abdulhamid e Fabio Nogueira. Fizemos vários encontros em São Paulo. Também conheci alguns leitores no Líbano e em Israel. No blog, aprendi que nós jornalistas devemos nos aproximar dos leitores e da audiência.
Em 2012, comecei a comentar para o Globonews Em Pauta. Como entrava apenas uma vez por semana, consegui me manter como correspondente e blogueiro do Estadão. No ano seguinte, porém, entrando cada vez mais na TV, tive de deixar o posto de correspondente. Não dava mais conta. Mas continuei no blog. No ano passado, o jornal O Globo me chamou para escrever uma coluna. Ainda assim, segui aqui no blog. Agora, porém, passei a comentar cada vez mais para a Globonews e me tornei comentarista também da TV Globo. Para completar, estou escrevendo o livro sobre a Síria. Não tinha mais condições de me dedicar como eu queria ao blog. E decidi encerrar. Talvez volte no futuro em outro jornal ou site.
Mas vocês poderão me ver três vezes por semana no Globonews Em Pauta, no Jornal da Globo e no Jornal das Dez, todos os dias no Jornal das 18h e ainda no Globonews Internacional e no Estúdio I. Obviamente, tem a minha coluna no jornal O Globo todas as quintas sobre política internacional, com foco em Oriente Médio.
Ao longo destes dez anos, sempre deixei claro que um dia gostaria de viajar de Beirute a Tel Aviv e de Damasco a Jerusalém em um Oriente Médio pacífico. No mundo levantino, das antigas cidades cosmopolitas mediterrâneas. Infelizmente, a chance de eu conseguir fazer esta viagem hoje é menor do que uma década atrás. Mas espero que, em 2028, meus filhos Julia e Antonio possam ler estes textos em um mundo melhor. Curiosamente, escrevo este último post na semana seguinte que meu pai recebeu a cidadania libanesa. Fica como homenagem a ele, que tanto me ajudou a gostar daquela região onde nasceram meus avós Adib e Lorete, na pequena vila de Rachaya, aos pés do Monte Hermon, próximo da Tríplice Fronteira entre o Líbano, Síria e Israel.