Nesta quarta-feira, 29, o grupo terrorista Hamas libertou 16 pessoas mantidas como reféns na Faixa de Gaza, de acordo com as autoridades israelenses, elevando o número de pessoas liberadas para mais de 100. Como contrapartida, Israel deverá libertar 30 prisioneiros palestinos nas próximas horas.
Os dois lados mantêm conversas para prorrogar um cessar-fogo, que está programado para expirar na manhã de quinta-feira, 30, em Gaza. Nos últimos seis dias, 70 reféns do Hamas foram libertados em troca de 210 prisioneiros palesti nos em Israel.
Além dos libertados por meio de negociações mediadas por Catar e Egito, o Hamas, negociando com outros países, liberou outros 31 desde a última sexta-feira, incluindo quatro cidadãos tailandeses e dois cidadãos russo-israelenses. Quatro outros reféns foram soltos antes do cessar-fogo.
Até o momento, as trocas se concentraram em mulheres e crianças.
O Exército israelense informou hoje que mais de 140 reféns ainda permaneciam em Gaza. Muitos deles são soldados ou homens jovens em idade de serem convocados para o serviço militar. Autoridades do Hamas afirmaram que exigirão um preço mais alto para liberar pessoas dessas categorias.