Em março, dirigi com minha família de Roma até as montanhas do sudeste da Úmbria, para chegar à cidade de Norcia e ao mosteiro - agora uma abadia; foi promovida desde nossa visita - de São Bento na Montanha, uma comunidade de monges beneditinos situada acima de um amplo vale que estava apenas esverdeando com a primavera.
Os monges de Norcia não são obscuros, no que diz respeito a monges. Eles produzem cerveja, têm um álbum de cantos e foram citados no The New York Times em uma matéria sobre a recuperação da região após os terríveis terremotos de 2016. Eles também aparecem com destaque no caso de Rod Dreher de 2017 para a contenção e renovação cristã, “The Benedict Option” (A opção beneditina) - por razões compreensíveis, já que Norcia é o berço do monasticismo [forma de vida que se caracteriza pela dedicação à prática religiosa, em detrimento dos objetivos comuns da sociedade] ocidental, a casa de São Bento, o lugar onde a cristandade medieval provavelmente teve seu início.
E é um lugar peculiarmente ressonante para se visitar neste momento específico. O cristianismo na Europa, mesmo na Itália católica, está em declínio há gerações e agora, na esteira da descristianização, vem o despovoamento. A zona rural ao redor do mosteiro está se esvaziando, com vilas pitorescas e antigas cidades nas colinas desocupadas - um processo acelerado em Norcia pelo impacto do terremoto, mas parte de um fenômeno geral em uma Itália que está envelhecendo cada vez mais e tendo cada vez menos filhos.
No entanto, aqui se encontra uma abadia próspera com seus monges jovens, atraindo peregrinos enquanto seus beneditinos rezam o antigo latim da igreja romana. Não se trata da queda do Império Romano novamente, mas há uma estranha qualidade de rima, uma sensação semelhante de morte e renascimento.
Todo Natal eu tento escrever uma coluna sobre religião e, ao longo dos anos, ela sempre aborda temas de desafio, luta e declínio. Em um ensaio desta semana sobre a descoberta de Deus, meu colega David Brooks brinca que “entrar na igreja em 2013 foi como investir no mercado de ações em 1929″, e algo semelhante pode ser dito sobre se tornar colunista de um jornal católico há 15 anos: As instituições religiosas tradicionais têm sido alvo de escândalos e fraturas ao longo de meus anos neste jornal - sofrendo uma maré baixa no início do século XXI, se não um grande rugido de retirada.
Este Natal parece diferente. Há evidências estatísticas de que a última onda de secularização atingiu algum tipo de limite. Há evidências culturais sugestivas de que o liberalismo secular perdeu a fé em si mesmo, que muitas pessoas sentem falta não apenas da visão moral da religião, mas também de seus horizontes metafísicos, que os argumentos a favor da crença religiosa podem estar sendo ouvidos novamente.
A Notre-Dame de Paris foi reconstruída a partir de suas cinzas. Previ precipitadamente um renascimento religioso no início deste ano e, no mínimo, espero que as tendências religiosas no final da década de 2020 sejam diferentes das tendências da década de 2010.
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A Catedral de Notre-Dame de Paris reabriu suas portas para o mundo neste sábado, cinco anos e meio depois do incêndio, após uma espetacular reforma
Mas diferente provavelmente significa realmente diferente, não apenas um retorno ao que existia no passado. Os últimos bastiões dos tempos anteriores, as antigas instituições religiosas, provavelmente continuarão com problemas existenciais.
Por exemplo, a Polônia católica, um dos últimos centros de intensa religião nacional da Europa, parece estar seguindo o mesmo caminho de descristianização da Irlanda, Quebec e Itália. A linha principal do protestantismo americano não está prestes a se levantar de seu leito de enfermidade, nem o anglicanismo britânico, que está praticamente vencido. Da mesma forma, grupos como os Batistas do Sul e os Mórmons, que cresceram rapidamente há algumas décadas e hoje enfrentam dificuldades, não vão se recuperar automaticamente ou crescer novamente.
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Em vez disso, é provável que qualquer crescimento seja não denominacional, subcultural (pense nos católicos da missa em latim, nos convertidos à ortodoxia oriental ou nos protestantes de orientação comunitária), místico e sui generis, com florescimentos notáveis em lugares onde a fé tradicional raramente cresceu antes (como no setor de tecnologia, por exemplo).
Como parte de minha teoria mais ampla de apostar nos EUA do futuro, espero que qualquer vitalidade religiosa renovada se espalhe dos Estados Unidos para a cristandade mais antiga da Europa. (A abadia de Norcia é um estudo de caso: Seus beneditinos fundadores eram um grupo de americanos empreendedores cuja comunidade, desde então, também tem irmãos europeus).
E também espero um rigor que os antigos estabelecimentos religiosos em sua velhice claramente não tinham. Em nossa primeira noite em Norcia, levamos nossos filhos para a Compline, a parte noturna do ciclo monástico diário. As orações duraram cerca de 20 minutos; foi lindo, saímos para jantar e um dos monges sugeriu que eu acordasse e me juntasse a eles para o início do ciclo diário, Matinas, que eles estavam programados para rezar por volta das 2h30 da manhã.
Claro, posso me levantar, rezar por 20 minutos e depois voltar para a cama, pensei com confiança.
Então, programei meu despertador, levantei-me e fui para a capela de madrugada ...
... e quase duas horas de orações em latim depois, cambaleei de volta para a noite estrelada da Itália, grato a Deus pela experiência, mas também preocupado com o fato de que um verdadeiro reavivamento religioso talvez não seja inteiramente para mim.
Feliz Natal.