Impulsionados pela onda de calor, os incêndios florestais castigam países da bacia do Mediterrâneo. Os países da região sofrem pra controlar o fogo e mais de 40 pessoas já morreram nos últimos dias, vítimas do fenômeno que piora a cada ano.
Casas foram destruídas e reservas florestais estão ameaçadas durante a terceira onda consecutiva de temperaturas extremas.
Argélia
A maior parte das vítimas está concentrada na Argélia, onde 34 pessoas morreram em três dias. Grande parte dos incêndios já foi contida, mas 11 focos ainda persistem nas regiões norte e leste do país. Vídeos divulgados nas redes sociais mostra o trabalho dos bombeiros para conter as chamas que consomem as florestas.
As imagens dos últimos dias mostram ainda carros carbonizados e moradores tentando recuperar o que sobrou no meio dos destroços.
Grécia
A Grécia luta contra os incêndios que se espalharam pelo país há 10 dias e subiu para cinco o número de mortos. Entre as vítimas, estão os pilotos do avião que caiu enquanto jogava água para conter o fogo que consumia o sul da ilha de Eubeia. O primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, lamentou a tragédia que atinge o país e alertou que o combate aos incêndios vai continuar “difícil”.
- Itália -
O sul da Itália é atingido por uma onda de calor, que é combustível para os incêndios florestais, que mataram pelo menos três idosos na região da Sicília, duramente atingida pelo fogo. Alguns focos estavam concentrados perto do aeroporto da capital Palermo e governador da região, Renato Schifani, indicou que pediria um estado de emergência fosse decretado na ilha mediterrânea.
Croácia
Um incêndio florestal atingiu a famosa cidade murada de Dubrovnik, a cidade medieval que é um dos destinos turísticos mais conhecidos da Croácia. Aviões lançando água e mais de 100 bombeiros conseguiram controlar o fogo antes de atingir as casas. Mas isso não é sinal de que a região está fora de perigo: “devemos ter cuidado porque o vento começou a aumentar e o fogo pode crescer novamente”, disse o comandante da unidade de combate a incêndio Stjepan Simovic.
Turquia
Na costa da Turquia, os bombeiros tentam há três dias conter o fogo que assola a floresta. Pelo menos 10 aviões, 22 helicópteros e centenas de bombeiros foram mobilizados. Outro contingente foi mobilizado para combater o incêndio que atingiu um distrito de Istambul, onde as temperaturas chegaram a 43°C.
Portugal
Em Portugal, mais de 500 bombeiros continuaram a combater um incêndio perto de Lisboa. O fogo forçou a retirada de 90 pessoas de suas casas até ser controlado nesta quarta-feira com a ajuda de temperaturas um pouco mais baixas. Apesar da trégua, o calor continua e os bombeiros estão de prontidão na área para evitar que novos focos se espalhem.
Albânia
Há vários dias, as altas temperaturas e o vento impulsionam diferentes focos de incêndios se espalharam, destruindo olivais e a florestas de pinheiros na Albânia.
Espanha
Na Espanha, por sua vez, as faíscas de uma roçadeira começou o incêndio que atingiu a ilha de Gran Canaria. Os trabalhadores que estavam limpando a terra quando o fogo começou tentaram conter as chamas, mas foi em vão. Serviços de emergência foram acionados e mobilizaram helicópteros para conter o incêndio que queimou cerca de 300 hectares.
Os incêndios também são uma preocupação de outros países como França, onde os bombeiro combateram o fogo que atingia a ilha de Córsega na noite de terça-feira, 26, e seguem em alerta. /AFP e AP