Ondas de até quatro metros atingiram no sábado, 28, as costas do Peru e do Equador e causaram o fechamento da maioria dos portos peruanos no oceano Pacífico, a morte de uma pessoa na cidade equatoriana de Manta e danos a pescadores e moradores da região, relataram as autoridades.
Equador
No Equador, o corpo de bombeiros da cidade de Manta reportou uma morte na região de Barbasquillo. A Secretaria Nacional de Gestão de Riscos ordenou o fechamento preventivo das praias desta cidade, no sudoeste do Equador, informou em comunicado publicado no X.
O fenômeno afetou dezenas de embarcações de pesca artesanal e comércios próximos à costa peruana. Também fez com que os ribeirinhos fugissem das inundações de calçadões e praças, segundo imagens veiculadas na mídia e nas redes sociais peruanas.
“As ondas são muito fortes. Nós, pescadores, não podemos sair para o mar. O que vivemos desde ontem é algo impressionante”, disse à AFP Juan Oré, 60 anos, pescador artesanal do porto de Callao.
Leia Também:
Peru
No Peru, 91 portos, de um total de 121, foram fechados até 1º de janeiro de 2025, indicou o Centro de Operações de Emergência Nacional (Coen) em sua conta na rede X.
De acordo com o alerta emitido na sexta-feira por esta instituição, o fenômeno começou em 25 de dezembro e deverá afetar zonas do litoral norte, centro e sul do país./AFP.