LONDRES - A coroação de Charles III consagra um homem cuja vida foi uma longa espera, cheia de crises e paixões. Ele se tornou príncipe herdeiro aos 3 anos, rei aos 73 após a morte de Elizabeth II e será coroado neste sábado, 6, aos 74 anos.
Charles era um dos integrantes mais impopulares da realeza britânica até sua ascensão ao trono. Após a morte da ex-mulher Diana, em um acidente de trânsito em Paris em 1997, Charles precisou de uma grande campanha de Relações Públicas para superar o elevado índice de impopularidade, principalmente em razão do caso extraconjugal que manteve com Camilla.
Relembre algumas das principais datas que marcaram a sua vida e os escândalos em que esteve envolvido:
14 de novembro de 1948:
Charles Philip Arthur George de Edimburgo, filho mais velho da princesa Elizabeth e segundo na sucessão ao trono britânico, nasce no Palácio de Buckingham.
1º de julho de 1969:
É nomeado príncipe de Gales em uma cerimônia televisionada no Castelo de Caernarfon.
Mais sobre Charles III
Três coroas, orbes, cetros: como será a coroação do rei Charles III? Entenda no vídeo da TV Estadão
Como Charles III vai liderar a Igreja Anglicana num Reino Unido mais diverso e menos religioso
Aumento do custo de vida e escândalos abalam popularidade de Charles III às vésperas da coroação
Polarização política contamina significado da coroação de Charles; leia análise
Ternos, pijamas passados e frutas frescas: as exigências de Charles para o dia-a-dia
1971-1976:
Após um breve caso com Camilla Shard, o príncipe ingressa na Marinha Real. Camilla se casa com Andrew Parker Bowles em julho de 1973.
1977:
Charles conhece lady Diana Spencer, então com 16 anos, enquanto namorava sua irmã mais velha, Sarah Spencer.
29 de julho de 1981:
Os dois se casam em uma cerimônia realizada na Catedral de São Paulo em Londres, assistida por cerca de 750 milhões de telespectadores em todo o mundo. Diana torna-se princesa de Gales.
21 de junho de 1982:
Nasce o príncipe William.
15 de setembro de 1984:
Nasce o príncipe Harry.
9 de dezembro de 1992:
Charles se separa oficialmente de Diana, o divórcio seria pronunciado em 28 de agosto de 1996.
1995:
Diana dá uma entrevista histórica para o jornalista Martin Bashir, no programa Panorama da BBC, em que chocou os britânicos e o mundo ao expor o motivo da separação real. “Éramos três nesse casamento, então estava um pouco lotado”, disse ela, confirmando a infidelidade de Charles com Camilla. Na mesma conversa, Diana admitiu o próprio caso com o oficial de cavalaria James Hewitt.
31 de agosto de 1997:
Diana morre em um acidente de carro em Paris enquanto era perseguida por paparazzi. Charles insiste que ela seja enterrada com honras reais.
9 de abril de 2005:
Casa-se com a mulher por quem se apaixonou há anos e com quem teve um caso extraconjugal escandaloso, Camilla Parker Bowles, na prefeitura de Windsor.
29 de abril de 2011:
Seu filho William se casa com Kate Middleton, agora conhecida como Catherine, princesa de Gales.
2015:
O jornal The Guardian publica memorandos mostrando o envolvimento de Charles em uma série de questões políticas, com acesso a documentos confidenciais que, em alguns casos, não haviam sido vistos nem por integrantes do governo. Na época, um parlamentar chegou a chamar o futuro rei de “o lobista mais bem informado” do Reino Unido.
Novembro de 2017:
A série de documentos Paradise Papers listou o nome de Charles junto a de outros magnatas e poderosos que tinham fortunas escondidas em paraísos fiscais. À época, Charles negou envolvimento com uma empresa off-shore em Bermuda que teria o beneficiado por meio de negócios estrangeiros e de uma política de mudanças climáticas que ele defendeu em 2007.
19 de maio de 2018:
Meghan Markle, sem a presença do pai, caminha até o altar para se casar com seu filho Harry.
7 de março de 2020:
Harry critica o pai em entrevista à televisão dos Estados Unidos, para onde se mudou com Meghan após deixar a monarquia no início de 2020. O príncipe acusa Charles de ter sido sufocado pela tradição.
9 de abril de 2021:
Charles perde o pai, o príncipe Philip, que morre com quase cem anos.
2022:
Ainda príncipe, Charles III esteve envolvido em uma série de escândalos financeiros. O jornal Sunday Times noticiou doações entregues por um xeque do Catar no total de mais de 3 milhões de euros, destinados ao Fundo de Caridade de Charles, entre os anos de 2011 e 2015. O então príncipe confirmou ter aceito as três doações, de um milhão de euros cada, em encontros com o príncipe Hamad bin Jassim Al Thani, primeiro-ministro do Catar entre os anos de 2007 e 2013.
Ao menos uma doação foi entregue a Charles pessoalmente, em uma mala de dinheiro. O príncipe, no entanto, negou qualquer irregularidade e disse que os recursos foram depositados imediatamente na conta do Fundo de Caridade.
8 de setembro de 2022:
Sua mãe, a rainha Elizabeth II, morre cercada por sua família no castelo escocês de Balmoral. Seu herdeiro torna-se automaticamente rei sob o nome de Charles III.
10 de setembro de 2022:
É oficialmente proclamado monarca em uma cerimônia tradicional, mas sóbria, no Palácio de St James, em Londres, abrindo um novo capítulo na monarquia britânica.
6 de dezembro de 2023:
Um jovem joga um ovo no rei sem acertar, durante uma visita nos arredores de Londres. É o início de um movimento de protesto que verá mais ovos jogados na direção do monarca e manifestantes com faixas que dizem “Não é meu rei”.
11 de janeiro de 2023:
Publicação do livro de memórias do príncipe Harry, intitulado “O Que Sobra” no Brasil, no qual critica a atitude de membros da família real, incluindo o rei, a quem acusa de brincar com o fato de que poderia não ser seu pai verdadeiro.
6 de maio de 2023:
Charles será coroado, junto com sua esposa Camilla, diante de cerca de 2.000 convidados na Abadia de Westminster, em Londres, durante uma cerimônia simplificada e modernizada. / AFP e EFE